Wednesday, May 7, 2008

EXEMPLOS (I)

Fugindo um pouco da Ginástica Acrobática, e enquanto aguardamos mais novidades dos Nacionais, não resisto em seguir a deixa do gymnasticscoaching.ccom (um dos melhores sites da especialidade) e fazer uma das milhares escolhas para os 3 melhores desportistas de sempre. Consensual não será certamente, mas para os meus critérios é uma das hipóteses. É sempre difícil escolher, entre milhares de pessoas, 3 que se destaquem. As escolhas são imensas e “cada cabeça, cada sentença”, já se sabe. Não será um Selecção de Ginástica ou de Ginastas pois, como paixão que é, teria o meu julgamento toldado pelos sentimentos e não seria totalmente imparcial
Mas em vésperas da prova mais importante do ano para tantas crianças e jovens, julgo ser este um óptimo momento para apresentar três EXEMPLOS de Força de Vontade, de capacidade de sacrifício, de lutar pelos objectivos contra todas as expectativas e, apesar disso, conseguir ser o melhor entre os melhores.
Em comum entre os três desportistas, apenas o número 6. Um foi seis vezes Campeão da mais exigente prova de Resistência do Mundo; outro foi seis vezes Campeão da Competição mais renhida que há para um desporto colectivo; outro foi também Campeão, mas foi seis vezes operado ao joelho.

Michael Jordan
Para muitos considerado o melhor desportista de todos os tempos, provou com o seu esforço, que isto de ser o MELHOR é muito mais transpiração do que inspiração.
6 vezes Campeão da NBA e um atleta por excelência, detentor de uma “will to win” – vontade de vencer – impressionante. O importante era marcar e vencer. Sofria falta durante o lançamento? Não há problema porque enquanto tivesse a bola nas mãos e antes de cair ao chão ele lançava ao cesto – reparem no vídeo que muitos dos cestos “impossíveis” são feitos em falta – com os adversários “pendurados” nele. Mas ele lançava. Lançava sempre. Hoje vemos muitos jogadores a sofrer falta e a cair agarrados à bola. Jordan, não. Com a bola nas mãos não marcava... então, lançava! - vejam o cesto aos 2'50''... Impressionante.
O grande atleta Magic Johnson disse uma vez: "There's Michael Jordan and then there is the rest of us."



Michael Jordan, foi um miúdo igual a tantos outros, que não conseguiu, sequer, ser seleccionado para a equipa de Basquetebol do liceu da primeira vez em que tentou (imaginam isto possível?). Mas não desistiu. Continuou a treinar mais. Sozinho; ao frio e à chuva. Falam que nunca andava sem uma bola de Basquetebol na mão enquanto fez o liceu. E no segundo ano, conseguiu. Mesmo assim diziam que era “baixinho” e que “não iria longe”, mas “trabalhava muito”. E isso também devia ser premiado. E foi! Tornou-se o Melhor e o mais bem pago desportista de todos os tempos. Por isso deixo também um dos meus anúncios preferidos da NIKE. Há muitos, mas este, chamado “Failure” é deveras bom. Diz-nos Michael Jordan, nesse anúncio, que falhou milhares de vezes, perdeu centenas de jogos, mas tudo para aprender a ganhar. Boa lição.



Não faltam vídeos no Youtube para quem quiser ficar maravilhado com este atleta.

No comments: