Monday, May 5, 2008

Entrevistas Nacionais (III)

Com esta entrevista fechamos o ciclo iniciado a 1 de Maio com o Gimnofaro. Passamos pelo Acro Clube da Maia e terminamos agora com o Grupo Dramática e Sportivo de Cascais (9 P/G apurados). São estes os três clubes com mais Pares / Grupos apurados para os Campeonatos Nacionais de Ginástica Acrobática.
Foi nosso objectivo tantar dar a conhecer, um pouco mais, a forma como estão estruturados alguns dos clubes (no que respeita à Ginástica Acrobática) que, segundo este indicador, apresentam maior sucesso no nosso País.
Desta vez, Cristina Branco, treinadora do GDSCascais, dará as respostas às questões colocadas pelo Acronews.

Acronews - Quantos ginastas tem o GDS Cascais, actualmente, na(s) classe(s) de Ginástica Acrobática?
Cristina Branco - O GDSCascais tem 7 classes de ginástica, apesar de não serem todas de Acrobática, são todas formativas e servem de base para a Acrobática em si. No total somos cerca de 200 ginastas, sendo que nas classes de Pré-Competição e Competição somos cerca de 100

Acronews - De que escalões são esses ginastas? E quantos ginastas de cada escalão?
CB - Temos ginastas em competição dos 6 aos 23 anos, repartidos pelos escalões de iniciados, juvenis, juniores e seniores (não temos AA's).
Niveis e Iniciados - cerca de 55
Juvenis - 35 (+ ou -)
Juniores e Seniores - 8
Este ano tivemos muito poucos ginastas juniores e seniores, demonstrando uma diminuição de número comparativamente com o ano passado, contudo no escalão Juvenil crescemos muito e será este escalão que no próximo ano aumentará significativamente o número de pares/grupos juniores em competição pelo GDSCascais.

Acronews - Quantos treinadores tem o GDSC na(s) classe(s) de Ginástica Acrobática?
CB - O GDSC tem neste momento três treinadoras e quatro monitoras.

Acronews - Quantas classes tem o GDSC para a Ginástica Acrobática?
CB - O GDSC neste momento tem duas classes infantis (com cerca de 35 crianças até aos 8 anos); duas classes formativas (dos 8 aos 15 anos) com cerca de 70 ginastas; uma classe de pré-competição (níveis e iniciados) com cerca de 40 ginastas; duas classes de competição (com cerca de 50 ginastas).
Dado que a única modalidade gímnica de competição no GDSC é a Acrobática, todos estes ginastas ( caso continuem e tenham qualidade ) serão possiveis ginastas de competição.

Acronews - Há um esforço ou objectivo do vosso clube em formar os vários P/G respeitando as idades internacionais?
CB - O GDSCascais é um clube relativamente "novo" nestas andanças, e com a experiência (e erros também) vamos tendo uma prespectiva diferente, adaptando os objectivos.
Como referi atrás este foi um ano de aposta nos Juvenis, contudo essa será sem dúvida uma preocupação que teremos em conta aquando do planeamento do ano que vem, e na formação dos pares/grupos.

Acronews - O que mudaria, de forma geral, para que a Ginástica Acrobática continuasse a crescer e a melhorar no nosso País?
CB - Creio que seria importante que houvessem mais provas (falo sobretudo a nivel distrital), e reformular se o escalão de juvenis, tornando os mais aptos para participação nas provas internacionais.
Seria importante apostar se na formação continua de juizes e treinadores, partilhando mais informação que levaria a uma evolução técnica mais homogénea da modalidade.

Cristina Branco

1 comment:

Acompanhante de afectos said...

Muito bem dito cris!

de novo parabéns pelo blog, que está muito actualizado e recheado de pequenas preciosidades