Thursday, May 1, 2008

Entrevistas Nacionais (I)

O Acronews inicia hoje uma série de entrevistas que se pretendem sirvam de "teaser" para os Campeonatos Nacionais de Ginástica Acrobática que terão lugar durante este mês de Maio.
O desafio foi lançado aos treinadores dos clubes com mais P/G apurados para os Nacionais.
As perguntas foram as mesmas para todos e o principal objectivo foi dar a conhecer o que de melhor se faz no nosso país e de que forma os clubes com mais sucesso (neste caso medido apenas tendo como indicador o número de P/G apurados para os Nacionais) se encontram estruturados.
Antecipadamente, o Acronews agradece a todos a disponibilidade e abertura para participar nesta iniciativa.
As respostas foram enviadas por escrito e encontram-se reproduzidas tal como foram recebidas.

Assim, com base na lista publicada no último post, começamos pelo Gimnofaro Ginásio Clube (15 P/G apurados para os Camp. Nacionais) por intermédio de um dos treinadores no activo com mais vasto currículo enquanto ginasta ao serviço do seu País e que fazemos votos possa continuar a dar o seu importante contributo a Portugal agora empossado nestas novas funções - Telmo Dias.


Acronews - Quantos ginastas tem o Gimnofaro Ginásio Clube, actualmente, na(s) classe(s) de Ginástica Acrobática?
Telmo Dias - O GGC tem cerca de 50 atletas, pelo menos os que já fizeram competição este ano, nem que seja nos iniciados.
Na classe de formação tem muito, mas muito mais, contando com a escola de ginastica, creches, jardins de infancia, ATL, e pré-competição(formação) deve ter cerca de 200 inscritos.

Acronews - De que escalões são esses ginastas? E quantos ginastas de cada escalão?
TD - Na presente época o GGC tem muitos ginastas no escalão junior, cerca de 28 ginastas. Nos juvenis acentua-se a grande quebra em relação ao ano passado, temos aproximadamente 11ginastas. Nos séniores temos cerca de 11ginastas.

Acronews - Quantos treinadores tem o GGC na(s) classe(s) de Ginástica Acrobática?
TD - Na área da competição o GGC tem dois treinadores - Telmo Dias e Ana Hilário. Na formação tem outros dois treinadores Carla Domingos e Paulo Brito.

Acronews - Quantas classes tem o GGC para a Ginástica Acrobática?
TD - O GGC tem a classe de formação (pré-competição), trampolins e Acrobática, mais as aulas dos ATL's, creches, Jardins de Infância e na escola de ginástica.

Acronews - Há um esforço ou objectivo do vosso clube em formar os vários P/G respeitando as idades internacionais?
TD - Nós temos sempre esse cuidado. Em especial se temos objectivos mais aliciantes para esses ginastas. No máximo podemos formar um par grupo um ano antes das idades internacionais (mas com idade para "A"), de forma a poderem treinar e evoluir numa época, sem pressa e sem pressão.

Acronews - O que mudaria, de forma geral, para que a Ginástica Acrobática continuasse a crescer e a melhorar no nosso País?
TD - Tinha alguns aspectos a considerar neste ponto. No ano passado apresentei uma proposta à FPTDA sobre alguns pontos que acho que deveria ser melhorado.
Com o passar do ano verifiquei que estava errado em alguns pontos, mas ainda mais certo noutros. Só dois exemplos:
- Os juvenis deveriam abrir em duas categoria (Iniciados - actual regulamento Juvenil e Juvenis - EQ+DN actual regulamento da FIG). com esta separação, os ginastas com mais aptidão podem preparar para as provas internacionais durante toda a época, e os outros ginastas terão a sua oportunidade de treinar e participar nas provas nacionais.
- Os apuramentos para os nacionais também poderá ser melhorado. Na minha opinião as notas estão correctas, mas deveria existir uma segunda tentativa de apuramento à Qualificativa (ir a outros distritais tentar assim a Quota minima do distrito a que pertence, não modificando os resultados dos distritais a que participou ou nos que vais participar).
Outros pontos poderiam ser ainda discutidos.

Telmo Dias

No comments: