Monday, June 2, 2008

Já chateia!!!

Domingo, 1 de Junho - Dia Mundial da Criança

Hoje quem importa não são as Crianças, mas sim a Selecção Nacional de Futebol (e não apenas a "Selecção Nacional" - como se não houvesse outras! - como os jornalistas não se cansam de chamar a este grupo de atletas e treinadores). Este grupo que partiu hoje para a Suiça - pouco importa se no mesmo dia se decidiu se haveria alguma modalidade colectiva de Portugal a representar o país nos JO de Pequim - infelizmente o Voleibol não conseguiu o apuramento.

3 helicópteros no ar captaram o momento (único e do maior impacto televisivo) em que os atletas entravam no autocarro e se dirigiram a uma recepção com o Presidente da República (em Outubro, antes dos Mundiais - e não apenas Europeus - de Acrobática, é provável que haja recepção semelhante...). Só vejo uma hipótese para tamanha histeria jornalística - estão à espera que acabe o gasóleo ao autocarro - como no anúncio - e a malta que está a ver a caravana passar teria de empurrar - a crise toca a todos. Ou isso ou estão à espera que haja um acidente aéreo com os helicópteros da RTP, SIC e TVI.
Não se fala de Futebol. Se jogam bem ou mal. Ou porque é que só ganharam por 2-0 à Geórgia. Importa o que almoçam, o que jantam, quando almoçam e quando jantam. "As camas deste hotel já estão feitas." - ouvi ontem isto na televisão! Um repórter saltitante e visivelmente excitado (não sei de que canal) foi afastado com violência pelos seguranças enquanto perguntava aos jogadores se se sentiam prontos para o Euro... Pouco faltará e teremos os jornalistas a saber como é que o Petit ou o Quaresma estão de intestinos... "Ah, aqueles bróculos cozinhados pelo Chef Hélio estavam pouco cozidos e fico um bocadinho preso... e depois o Bolo da Madeira que ele fez especialmente para o Cristiano também não ajudou." - E o Euro ainda nem começou!!!

Já na Suiça, espera aos atletas um hotel de 5 estrelas, completamente reservado para eles - acho que planeiam dormir uma noite em cada quarto, só para não deixar as habitações fechadas por causa ddo cheirinho a mofo. Taipais negros impedem os olhares indiscretos para dentro do hotel; perímetro de segurança no lago impede os barcos de se acercarem; polícia e mais polícia; cozinheiros para os "minino";...
Que é isto? Só podem andar a gozar com as outras modalidades mas sobretudo com todos os outros portugueses. (Em tempos de crise, daí-lhes futebol que eles esquecem-se logo do resto).

Pelos nossos emigrantes, por tudo o que passam em busca de uma vida melhor (e porque os suiços nem sempre são muito amistosos com as diferentes comunidades emigrantes que lá vivem) só espero que estes atletas possam fazer uma boa competição de forma a alegrar a vida de quem, estando no estrangeiro, tanto faz pelo seu país.
Pelos nossos jornalistas desportivos e pela sanha e histerismo que colocam sobre estes atletas, só espero que percam todos os jogos por mais de 5 golos.
Por mim, só espero que tragam a Taça! Acho que depois de tanta conversa e história à volta desta Selecção de Futebol já podemos exigir qualquer coisa dos rapazes. Que ganhem e tragam a Taça (se a juntar a isso - a 30 de Junho - eles próprios tivessem de empurrar o seu autocarro, era sem dúvida, um dia feliz).

No comments: