Wednesday, June 4, 2008

Campeonatos Nacionais BB - Análise Geral

Definitivamente, os Campeonatos Nacionais BB têm de deixar de ser vistos como o "parente pobre" dos Nacionais de Acrobática. Simplesmente é o Campeonato Nacional Open Age - como se designa em muitos países. É o Campeonato Nacional de todos os que praticam a modalidade mas ainda não têm idade (dentro dos limites) para ingressar noutros escalões. Ninguém pode encarar esta prova com menosprezo ou depreciativamente - o trabalho dos ginastas e as suas prestações de alto nível nesta prova não permitem esse tipo de análise leviana.

E é pena que na bancada do Pavilhão de Faro se tenham ouvido manistações negativas quanto a estes Nacionais - sobretudo quanto à qualidade. Ainda para mais quando foi nesta prova que apareceram as notas mais altas do ano (mais altas do que nos Nacionais AA) e foi a prova onde mais ginastas passaram, precisamente, ao escalão AA.

Contudo, verifica-se que a componente Artística é frequentemente negligenciada e as notas reflectem, precisamente, essa lacuna. É preciso mais trabalho nessa área e um maior comprometimento dos treinadores e dos agentes responsáveis pois, quer queiramos, quer não, a nota Artística reflecte 1/3 da nota final - o que é muito para que não se lhe dê a devida importância.

Mas nem tudo foram só rosas: registou-se, contudo, negativamente, a ausência de um Júri Superior - coisa que aconteceu pela primeira vez este ano (o que fez com que os ginastas não se apresentassem para o público mas para os respectivos painéis) bem como a ausência sentida de painéis de Júri completos. Foi também muito comentada a ausência do placard de notas projectado na parede.

Quanto à vertente competitiva, há a registar, muito positivamente, as competições de Pares Mistos e Trios Juniores, pela competitividade e qualidade demonstradas por muitos dos grupos em Competição. No escalão Sénior, o destaque vai também para os Pares Mistos e para os Trios, com os respectivos vencedores a não deixarem margem de dúvidas sobre a qualidade dos seus exercícios.

O domínio avassaldor do GimnofaroGC é também marcará a história destes Nacionais. A jogar em casa, demonstraram enorme capacidade organizativa e mobilizadora e deram um claro sinal de que é possível trabalhar com qualidade e ao mesmo tempo com muitos grupos de ginastas. Muitos Parabéns à organização, aos treinadores e aos ginastas.

No comments: