Saturday, May 1, 2010

Swidnica Spring Tournament - Polónia

A participação portuguesa no Swidnica Spring Tournament 2010 (Swidnica, Polónia) tem sido, até ao momento, uma das melhores deste ano.

A competição iniciou-se bem cedo (8.30 – 7.30 para nós portugueses, o que, depois de uma despertar “violento” às 4.00 da manhã do dia da partida exige a máxima concentração dos ginastas em prova) e terminou perto das 21.00.

Nos Juniores o Par Masculino Tiago Rodrigues / Ivo Gabadinho (GimnofaroGC) abriu a competição um dos seus melhores exercícios de Dinâmico do ano – seguro e amplo que lhes valeu 26,950. À tarde o Equilíbrio voltou a ser de boa qualidade, conseguindo os ginastas a nota de 27,200 o que os deixa na 3ª posição.

O Trio Maria Rolão / Maria Ganito / Leonor Oliveira (GCPortuguês) conseguiu, também, um bom exercício de Equilíbrio dominando por completo toda a prova (28,450). Também o Dinâmico foi bastante bom e mas a pontuação não foi consentânea com a prestação das ginastas (27.050). O 2º lugar destas Preliminares não justo para a prestação das ginastas.

Para terminar os Juniores, o Par Misto Filipe Norton / Mariana Amorim (ACMaia) voltou a estar bastante bem somando 27,450 no seu exercício de Dinâmico – apenas a 0,2 do 1º - mas os seus colegas João Costa / Íris Mendes (também do ACMaia) tiveram uma falha inesperada num dos elementos (duplo mortal à retaguarda) que os deixou com 26,450. No Equilíbrio as sortes inverteram-se e o Par Misto Filipe Norton / Mariana Amorim teve uma falha logo no início (apesar de tudo um bom exercício) o que não lhes permitiu ir além dos 26,300 – 4ª posição provisória -, enquanto que João Costa / Íris Mendes redimiram-se do erro do Dinâmico arrecadando 27,400 – 3ª posição para as Finais (com a mesma nota do 2º mas depois de um sistema de desempate "à moda antiga" - moeda ao ar!! Acreditam nisto!?). Os Pares Mistos portugueses estão separados por apenas 0,1!

Nos Juniores, nomeadamente nos Mistos e Masculinos, competem 2 e 3 adversários Ucranianos (respectivamente) o que, se eleva o nível da competição também valoriza a prestação dos ginastas lusos que se encontram bastante bem posicionados até ao momento. Acresce a este facto um outro, já tradicional nestas provas organizadas pelos países de leste: não há penalização diferenças de alturas – vivam os gigantes e os anões... Curiosamente, ambos os pares classificados em 1º lugar nestas duas especialidades têm 0,5 de penalização em (quase) qualquer parte do Mundo.

Nos Seniores, o Par Misto Gonçalo Roque / Sofia Rolão fez o seu melhor Dinâmico deste ano e conseguiu 28,450 pontos, destacando-se por quase 1 ponto dos seus adversários. O Equilíbrio voltou a ser muito bom o que lhes valeu uma nota superior a 28 pontos (infelizmente não sabemos com exactidão a nota pois tivemos de sair do pavilhão antes dos resultados finais).

Amanhã é dias de Finais. Finais essas que se disputarão com a realização do exercício Combinado mas que não serão “a partir do zero”. Ou seja, a classificação final será obtida pelo somatório das notas dos 3 exercícios.

No comments: