Monday, October 5, 2009

JOÃO MAIA E TIAGO FIGUEIREDO EM 3º LUGAR!!!

Foi uma tarde de emoções muito fortes no Pavilhão dos Desportos de Vila do Conde.

Depois do dia 3 de Outubro, em que, pela primeira vez na história da Ginástica de Portugal um Par consegue duas Medalhas de Prata nos Campeonatos da Europa, todos esperavam algo de extraordinário da dupla portuguesa (ou seja, algo AINDA mais extraordinário, como se fosse quase uma obrigação ou um desígnio). Todo o Pavilhão, lotado, esperava com enorme ansiedade pela Final do All-Around, com a apresentação do exercício Combinado do Par Português. Quem mais de perto tem acompanhado esta modalidade sabia ainda que este seria mesmo o ÚLTIMO exercício que estes dois ginastas iriam apresentar. E este facto trouxe ainda maior carga emocional a este momento.

Quando o nome de PORTUGAL e de "Tiago Figueiredo e João Maia" e ecuou nas colunas do Pavilhão, o ruído foi ensurdecedor. Bandeiras verde-rubras agitavam-se, palmas, gritos, assobios, público de pé, uma loucura. Era, de facto, muita a fé depositada e, consequentemente era também muita a pressão sobre os ginastas.
Quem esteve em Vila do Conde sabia o que poderia contar com o exercício de Combinado. Sabia que era o mais difícil (235 pontos são difíceis de alcançar), talvez, porém o mais bonito, mas também o mais extenuante. E logo no Final de um Campeonato de 4 dias e 5 exercícios... Mas em relação ao Combinado, quem esteve em Vila do Conde conhecia a música, os maillots, a coreografia e alguns até conheceriam grande parte das posições - na realidade, há 3 meses, com este mesmo exercício e neste mesmo Pavilhão, a dupla maiata sagrou-se vencedora da Taça FPTDA (coincidências do destino). Tanta espectativa, ansiedade, emoção, desejo e fé colocavam bem elevada a fasquia.

No dia anterior - tratam-se de ginastas Seniores e experientes - disse-lhes que se depois do exercício vissem aparecer a classificação de 1º, o pódio não lhes fugiria. Mas também era importante que soubessem que não precisavam de conseguir absolutamente nada. Todas as barreiras de sucesso haviam já sido quebradas no dia anterior, por isso, "felizes mas concentrados" era assim que deveriam encarar o "último esquema". Esta possibilidade de alcançar o pódio residia no facto de o Par da Ucrânia fazer antes de Portugal e serem os mais directos adversários às medalhas - a Grã-Bretanha estava a 0,3 pontos e a Rússia a 0,9 pontos (e num só exercício, estas diferenças são realmente difíceis de bater). Mas eles entraram determinados a tentá-lo!!

Não tenho muitas palavras que possam descrever o exercício de Combinado mais perfeito que este par já fez:
- Foi tanta a alma que colocaram no praticável, foi tanta a segurança das posições, foi tanta a certeza do que fazer em cada momento, foi tanto o apoio daquela multidão de Portugueses e estrangeiros, foram tantos os arrepios e as lágrimas derramadas durante o exercício que, quem assitiu ao vivo e vibrou durante aqueles 2'30'', dificilmente se esquecerá.

Os 28,455 pontos e o nº1 que apareceram no ecrãn diziam tudo. Disse aos ginastas que não haveria nenhum Combinado melhor neste dia. Tive essa certeza. E não houve. Venceram o Combinado, encurtaram a distância para os Britânicos para 0,12 pontos e agarraram de tal forma a Medalha de Bronze que a ovação no Pavilhão fez estremecer o chão. Há tanto tempo não se via bater palmas de pé! Gritou-se por "PORTUGAL, PORTUGAL, PORTUGAL".

Quem não se emocionou levante o braço. E tenho a certeza que se escrevesse "Quem não chorou, levante o braço", deixaria poucos braços no ar.

Dizer que foi Lindo é pouco. Dizer que foi Merecido é pouco. Dizer que foi Justo é pouco. Dizer que Custou Muito, também é pouco. Mas dizer que foi MUITO BOM, é muito pouco.

Estas Medalhas são de muitas pessoas. São de Portugal (claro, e primeiro que tudo), são dos Ginastas que as conquistaram com tantos, tantos sacrifícios e tanto, tanto mérito, são da FPTDA que sempre os apoiou em todos os momentos (bons ou maus, nunca faltou), são do ACMaia (o seu clube, a sua casa, o local que os viu crescer, melhorar e os ensinou a vencer), são das famílias (pois sem elas não haveria NADA), são dos amigos de quem se prescinde e que compreendem, são dos treinadores que só não dão mais de si porque não conseguem, são dos directores que estão sempre onde é preciso, são dos companheiros de equipa que vivem lado a lado o dia-a-dia de trabalho árduo, são dos juízes que trabalham em prol de todo este sucesso e são, finalmente e muito especialmente, de todo aquele público que enlouqueceu de felicidade nos dias 3 e 4 de Outubro em Vila Conde.

Muito Obrigado.


Do site da UEG, retirei isto:
"8 Men’s Pair compete. Immense applause for the Pair Tiago Figueiredo and Joao Maia. Supported by their public, the two gymnasts from Porto realise a great routine rewarded with a score of 28.455 which can’t be beaten – the hall explodes! They can go home with a third medal, a bronze one. For their combined routine, the Russians get 28.406 and the British 28.262"


Rebentem o AcroNews de mensagens pois vou deixá-lo aberto a Comentários!

16 comments:

Claudia AACo said...

Sem duvida Lourenço este foi dos momentos mais emocionantes na ginástica acrobática... Todo o publico vibrou e eu também, e como tu dizes "levante o braço quem não deitou uma lagrimazita"... eu não levanto, foi mesmo muito emocionante todos aqueles 2.30m de esquema,toda a vossa emoção no final, todo o publico de pe, a nossa bandeira por todas as bancadas... SEM PALAVRAS!!!

Parabéns por todo o caminho do par ate aqui, e pelo excelente europeu!

Parabéns também ao treinador,pelos anos de dedicação..xD

Vai deixar saudades este par...

Unknown said...

Não ha muita coisa a dizer..disseste tudo!
Foi sem duvida um fim de semana de emoções muito fortes! Parabéns a ti Lourenço, ao João e ao Tiago por este caminho brilhante que percorreram.

Deixo também os parabéns a todos os atletas portugueses que estiveram no europeu! Representaram muito bem o nosso pais. :)

Anonymous said...

olá a todos!

O que se viveu durante o Europeu, é muito difícil de traduzir por escrito...
Quero tentar arranjar palavras adequadas e que descrevam o que lá se passou, mas não consigo... Só quem lá esteve, sabe a EMOÇÃO que foi! É mesmo como disseste Lourenço, dizer que foi LINDO, não chega! Nunca pensei ficar tão nervosa, tão ansiosa e sentir o meu coração bater como bateu durante todos os 2 minutos e meio sempre que eles entravam!

O percurso que o João e Tiago fizeram, foi espectacular! Tiveram uma carreira de ginastica muito bonita.. Claro que nem sempre foi tudo bom, mas para quê relembrar os momentos menos bons, quando todos os outros se sobrepõem?

Este par vai mesmo deixar saudades...nunca um pavilhão gritou tanto por duas pessoas, eles fizeram história! Deixaram uma marca no coração de todos! E terminaram a sua LINDA CARREIRA de uma forma magnífica! Foram abençoados sem lesões e felizes até ao fim!

Os 3ºs melhores do MUNDO!!!!!!!!!

Agora falando um pouco como namorada do João.Sinto-me MUITO orgulhosa por tudo o que alcançaste! Por todo o teu esforço, quando as coisas não eram fáceis! Mais recentemente,quando tiveste de fazer 4 exames, noitadas seguidas para conseguir estudar tudo e mesmo assim sempre bem disposto, com fé que tudo iria correr bem, sempre com um sorriso e com a calma que te caracteriza! Aproveito também para te pedir desculpa pelos devaneios que por vezes também tive, para mim também n foi nada fácil.. Mas aqui estás tu! Com uma Carreira terminada da qual te podes orgulhar imenso!
Sou uma sortuda por te ter, es um sortudo por me teres a mim hahahaha e quero que saibas que mesmo que nao tivessem ficado em 3º, para mim ja eras UM CAMPEÃO À MT MT TEMPO! Tu sabes tudo o que fizeste, as coisas que abdicaste, que abdicamos, para conseguires tudo isto!!!

A todos os que estiveram sempre perto, à familia, aos treinadores, ao Lourenço e à Tânia, aos atletas, ao Clube, aos amigos e a todos os que de certa forma constribuíram para que este par chegasse onde chegou, um beijo especial!
Ninguém consegue nada sozinho e a história "destes dois" reflecte o Amor, a dedicação, a Amizade,o respeito e a Fé de muitos...

Um beijo Grande, um abraço de até sempre e um beijo especial para o meu mais que tudo.


Dayana Cunha

Rita Martins (GCV) said...

Parabéns por esta VOSSA enorme vitória e obrigada pelo grande momento de acrobática, do qual ontem fomos testemunhas.
Assim como ficará para sempre marcado na história deste desporto, ficará também para sempre marcado na memória de muita gente.
Se houve alguém que não vibrou ontem naquele pavilhão, eu não fui.

(Parabéns Lourenço também, pela maneira como descreveu o ambiente da tarde de ontem neste post, algo que não é tarefa fácil, mas que ilustra na perfeição)

Será que mais alguém será capaz de utilizar o "Tango dos Assassinos"? Eu tenho as minhas dúvidas :)

(sempre que se ouvir este tango, associar-se-á a este par)

Mais uma vez Parabéns

TatianaValente said...

Este par arrasou sem dúvida alguma, eles UNS DOS GRANDES ORGULHOS DE PORTUGAL!!
Parabens para eles e para todos os outros pares que particeparam nos jogos europeus por idades e no campeonatos da europa :DD

Inês said...

Muitos muitos parabéns a todos os que participaram e especialmente para este grande par que merece todos os aplausos do mundo.
Continuem a espalhar a beleza extraordinária deste desporto que é a ginástica acrobática.
Fantástico, mais uma vez muitos parabéns!

Anonymous said...

nada consegue transmitir o que aconteceu naquele pavilhão de vila do conde quando se ouviu o nome de portugal nos pares masculinos, o recinto foi completamente abaixo posso garantir a qem nao esteve la' foram momentos lindos :)
ja' no sabado o joao e o tiago nos tinham dado momentos de outro mundo, nunca desejei tanto qe os outros pares caissem para qe estes dois brilhantes ginastas, cuja prestação nao poderia ser igualada, pudessem subir ao podio no lugar qe mereciam , o 1º ;)
enquanto eles realizavam os esqemas nas finais arrepios percorriam o meu corpo e palmas era a unica coisa qe as minhas mãos conseguiam fazer, enquanto os meus olhos se enxiam de agua pois me tinham dito qe seria a ultima prova deles... "ACABARAM EM GRANDE" como so' eles sabem fazer :D o espectaculo qe se viu das bancadas foi de outro mundo muitos parabens :')

acho qe eles mereciam ser galardoados pelo estado levaram o nome da nossa naçao aos mais altos lugares do podio ...
apesar de qe acho qe qqer ovaçao a estes dois grandes portugueses nao chegara' para demonstrar o amor a modalidade qe se via atraves deles no praticavel!
muitos parabens!!
estou muito orgulhosa!!!
obrigado :P

Anonymous said...

Ao fim de tantos anos neste mundo da Ginástica Acrobática acho que nunca tinha vivido momentos tão emocionantes, foi LINDO... aquilo que senti é mesmo indescritível. O João e o Tiago encheram aquele pavilhão como mais ninguém! Deixaram a sua marca na história e orgulharam o nosso país. E quando subiram ao pódio, as palmas incessantes, os sorrisos, as lágrimas e já a saudade mostraram que o seu esforço e dedicação não ficaram indiferentes a ninguém. PARABÉNS Amigos!

Parabéns também ao Lourenço, um treinador sem igual, incansável e que sempre acredita que é possível chegar mais longe e subir mais alto.

Parabéns à Tânia, ao ACM, à Dayana ;) , às famílias e aos amigos que sempre acompanharam e apoiaram este par.

Foi realmente uma carreira inesquecível com um final em GRANDE, como eles mereciam!

Boa sorte a todos para a nova etapa que agora começa.

Grande abraço e obrigada *
Sara Marques =')

ACosta said...

A notícia do Lourenço descreve bem o que se passou na sessão mais emocionante de acrobática a que assisti até hoje. Essa emoção é ainda mais forte para aqueles que, em Dezembro de 2004, se juntaram no arranque do Acro Clube da Maia, contra quase tudo e quase todos. Em cinco anos progrediu-se tanto, mas ainda há muito caminho pela frente.

Sem dúvida que o João Maia e o Tiago Figueiredo são os dois maiores expoentes do ACM até agora e esse feito deve-se à sua ambição e trabalho, muito bem treinados por uma equipa liderada pelo incansável Lourenço França. Pelas medalhas obtidas no CE 2009 eles ficarão na história da acrobática.

Mas o fim de par/grupo não tem de ser um momento triste, bem pelo contrário. A enorme experiência e sabedoria acumulada por estes (ex)ginastas será certamente usada pelo Acro Clube da Maia para continuar a evoluir e atingir resultados gímnicos ainda melhores nos próximos anos. Recursos humanos (ginastas, treinadores, dirigentes e apoiantes) não faltam, assim como ambição e vontade de trabalhar...

Parabéns ao João, ao Tiago e ao Lourenço, este momento de glória é deles!

Unknown said...

Podia deixar um texto enorme mas não me sinto capaz para o fazer porque aquilo que vi é realmente indescritível! O que senti foi indescritível!

Parabéns ao par, aos treinadores e ao clube pelas medalhas que conseguiram nesta prova mas, principalmente, por todos os resultados que conquistaram em todo o vosso percurso!

A única coisa que realmente posso dizer é: PARABÉNS!

Anonymous said...

Foi de facto um grande exercício que o Joao e o Tiago realizaram, o que se reflectiu na grande euforia que o publico sentiu! Muitos parabéns a todos os que contribuiram para o sucesso desta dupla, principalmente aos atletas e treinadores. Que espectáculo de acrobatica foram aqueles 2.30.
Portugal nao poderia estar melhor representado.
Este par deixa os praticáveis, mas vai deixar mta saudades a quem os tem acompanhado nas provas ao longo dos anos...
PORTUGAL!!

Sofia Goulart

ana said...

Muitos Parabéns!
Sem dúvida que foi emocionante... para eles e todo o público q até a respiração conteve durante os 2.30minutos de exercício.

Foi recompensado todo o vosso esforço e dedicação e de todos os que vos rodearam ao longo desta longa e vitoriosa carreira! Portugal precisa de pessoas assim, porque afinal somos pequenos mas também agitamos pavilhoes :D

Beijinhos para todos e que continuem a contribuir para uma Ginástica Acrobática de qualidade...da forma que for!

Ana Rita Bastos

Anonymous said...

São estas pequenas/grandes coisas que unem os clubes na hora da verdade...

João Maia said...

Olá a todos!!

Em primeiro queria agradecer o comentário da minha namorada que merece tanto as medalhas como nós!(Tanto por me aturar que já é uma tarefa épica como por ter de ficar sozinha tantas vezes em que viajamos milhares e milhares e milhares de quilómetros!!)

Pessoal,

Obrigado a todos que lá estiveram!
Vocês foram metade dos esquemas!!Sem vocês estes resultados não eram possíveis.Como disse para a televisão, nós só nos limitamos a fazer umas coreografias e posições, o público, vocês todos, amigos, estiveram tanto no praticável éu e o Tiago!!Seguraram as posições!

Fiquei mesmo feliz por termos podido corresponder naqueles vários 2.30m a todas as vossas espectativas e sonhos e não termos cedido À pressão (que confesso era MUITO grande!!)

A todos que nos acompanharam de perto no clube como treinadores,pais, coreografa....esses já sabem que estas medalhas são deles!!!

OBRIGADO E ATÉ À PRÓXIMA!!

Tamara said...

eu não apenas vi agora o vídeo e é indescritivel, até mesmo sabendo que nem era em directo gritei e arrepiei-me. sem duvida nenhuma, para mim, e acho que para todos, o melhor par masculino de Portugal!
os meus parabéns a todos que fizeram deles um par tão espetacular!

Bruno Mão de Ferro said...

muitos bons mesmo ainda não tinha visto o europeu é incrível a consistência das suas apresentações e nota-se melhorias ainda ao fim destes anos cheguei a pensar que já tinham atingido o seu auge mas ainda bem k me enganei...