Saturday, August 22, 2009

World Cup e Volkov Cup - Finais

João Maia e Tiago Figueiredo do ACMaia voltaram a fazer uma das suas melhores exibições de sempre e apresentaram na Final da Taça do Mundo um Combinado com 28,550 pontos o que os deixou no 4º lugar, ultrapassando o Par da China que nas Preliminares havia ficado classificado à sua frente.
João Maia e Tiago Figueiredo ficaram a escassas décimas do pódio nesta Taça do Mundo - pódio esse que teria sido uma realidade se, como acontece nas restantes provas FIG e mesmo na Volkov Cup para os Júniores, apenas um P/G por país tivesse ido à Final. Mas desta vez foi assim e a classificação foi a seguinte: Rússia / Rússia / China / Portugal / ...

Foi um fecho em beleza para a prova em que os ginastas do ACM alcançaram a sua melhor pontuação de sempre - 85,664 pontos.
A pouco mais de 1 mês dos Europeus de Vila do Conde, surgem bons indicadores do grupo português mais credenciado de sempre. Acima de tudo, se é que havia algo a provar (talvez aos próprios ginastas que são sempre quem mais sofre quando algo não corre como esperado ou de acordo com aquilo que tanto se treinou), ficou bem patente que os World Games foram um infortúnio. Que acontece aos melhores.

(restantes classificações: Trio - 1º Rússia / Par Masculino - 1º Rússia / Par Misto - 1º Bélgica / Par Feminino - 1º Bielorrússia / Quadra - 1º China)

Com este resultado o Par Masculino Português atinge, o pódio do Ranking Mundial da modalidade com 3º lugar imediatamente precedido pelos dois Pares Russos! - obrigado pela correcção.

Nos Juniores as boas-novas são especialmente MUITO BOAS:
O Par Misto Filipe Norton / Mariana Amorim do SportCP ficou em 2º lugar, subindo ao pódio nesta credenciada prova russa - uma classificação fantástica para Portugal e para os jovens ginastas nortenhos - os Mistos Juniores em Portugal estão em boa forma (em Julho João Costa / Íris Mendes do ACMaia vencem nos EUAmérica e agora Filipe Norton / Mariana Amorim ficam em 2º na difícil prova da Rússia) - UAU!! O Trio Sofia Costa / Vera Costa / Sofia Rolão do GCPortuguês ficou em 4º (entre 12 concorrentes - como sempre a prova mais disputada) e na mesma posição ficou o Par Masculino David Varela / João Assunção do GimnofaroGC. Em 10º ficou o Trio Katia Barbosa / Catarina Magalhães / Rosa Silva do ACMaia.

Frente à sempre poderosa armada de leste, esta Selecção Júnior deixa belíssimos indicadores para os Campeonatos da Europa.

Muitos Parabéns a Todos! Bom regresso.

2 comments:

Anonymous said...

Nao retiranto o valor nem o mérito do par masculino do ÃCM, apenas saliento que a quadra masculina Vitor Silva, Ségio Mateus, João Oliveira e Pedro Emídio ja estiveram em 1º lugar do ranking mundial de quadras masculinas em 2002.

LFranca said...

Muito Obrigado pelo reparo. A correcção já está feita no post original. Não fazia ideia deste resultado excepcional - em 2002 as notícias não corriam tão depressa como agora. PF comente mais vezes mas não precisa de ser Anónimo. Obrigado.