Thursday, January 22, 2009

Academia FIG - um sucesso

Terminou no dia 19 de Janeiro a primeira Academia FIG de Ginástica Acrobática.

Segundo o responsável do programa das Academias FIG, tratou-se de um enorme sucesso, tanto pelo número de participantes bem como pelas condições apresentadas pela FPTDA; sendo lançado o desafio de o nível 2 ser novamente organizado no nosso país.
Foi a 56º Academia FIG, mas a primeira na especialidade de Ginástica Acrobática, uma acção decorreu nas instalações do Ginásio Clube Português, entre os dias 12 e 19 de Janeiro, em regime de internato (09H00 – 19H00).
Todos os candidatos tiveram que prestar provas, que constam de um exame teórico, a análise de um elemento individual e a análise de uma figura de par.
A transmissão dos conhecimentos esteve a cargo de formadores das Academias FIG (Hardy Fink, Kieth Russel, Toshko Pavlov), de “experts” de Ginástica Acrobática e membros da Comissão Técnica da FIG (Irina Nikitina, Karl Wharton) e de uma convidada especial na área da criatividade (Debra Brown), que coreografou 8 shows do Cirque du Soleil, fez alguns apontamentos cinematográficos e já obteve a conquista de um Emmy.
Estiveram presentes 18 treinadores de 9 países – África do Sul, Áustria, Espanha, Estados Unidos, Estónia, Inglaterra, Irlanda, Porto Rico, e Portugal. Os portugueses presentes foram Ana Cardoso, António Ferreira, Cátia Messias, Raquel Leitão, Raul Correia, Temo Dias e Vanda Videira.
A participação e todo desenvolvimento revela o excelente arranque deste programa ao nível da FIG e que por certo levará a novo entendimento da modalidade, tanto mais que os membros da FIG presentes puderam observar as incidências e especificidades da Ginástica Acrobática, podendo desta forma “influenciar” a Comissão Executiva da FIG, no sentido de adaptar os regulamentos ao que é o seu (dos experts) entendimento do desenvolvimento do desporto em geral e da ginástica em particular.

A melhor classificação da academia foi obtida pela treinadora Ana Cardoso, seguida de um treinador da Estónia e uma treinadora da Irlanda.

De realçar que todos os portugueses presentes tiveram boas prestações, e de um modo geral foi considerada uma das academias nível 1 onde se verificaram as notas mais elevadas.

A FPTDA parabeniza todos os treinadores participantes e agradece a todos os ginastas que se dispuseram a estar presentes e desta forma colaboraram para o sucesso da acção.

in FPTDA

No comments: