Sunday, April 6, 2008

French Cup 2008 - Resultados e Análise

Conforme noticiado, decorreu no fim de semana (4-5 de Abril) o French Cup - Taça de França (prova nacional e internacional de Trampolins, Tumbling e Ginástica Acrobática) na cidade de Paris (Levallois).
Portugal esteve representado com a sua Selecção Nacional Júnior e Sénior e através do Acro Clube da Maia (Juvenis e Sénior).

Resultados Finais:

Juvenis
Stephanie Medeiros / Ana Catarina Pereira / Ana Rita Pereira (ACMaia) - 1º class.
João Costa / Íris Mendes (ACMaia) - 1º class.
Rita Pinto / Rita Figueiredo (ACMaia) - 4º class.

Muito boa prestação dos ginastas maiatos. Depois de vencerem as respectivas categorias no Torneio Primavera, afirmando-se como uma das mais fortes equipas nacionais de Juvenis, alcançam nesta prova internacional um brilhante resultado para as cores de Portugal. Destaque especial para os vencedores, Stephanie Medeiros / Ana Catarina Pereira / Ana Rita Pereira e João Costa / Íris Mendes que conseguiram "arrasar" a concorrência em ambos os exercícios (o regulamento da prova implicava a realização de um Equilíbrio e um Dinâmico mas não obrigava a realização do mortal - no entanto todos os ginastas da Maia o realizaram... e foram dos poucos que o fizeram. Mesmo assim, venceram). Realce ainda para o Par Feminino Rita Pinto / Rita Figueiredo que, apesar do 4º lugar, apenas não alcançou as ginastas russas no pódio por 0,3 (mercê de uma falta de tempo no Equilíbrio - é sempre nestas provas que vemos como um segundinho pode fazer tanta diferença...)


Juniores
Ana Vicente / Raquel Martins (Sel. Nac.) - 3º class.
David Varela / João Assunção (Sel. Nac.) - 1º class.
Sara Galvão / Sofia Costa / Sofia Rolão (Sel. Nac.) - W3 – 3º class.
Kátia Barbosa / Catarina Magalhães / Rosa Silva (Sel. Nac.) - 5º class.
Ana Serra / Vera Costa / Heloise da Silveira (Sel. Nac.) - 6º class.

Uma das melhores prestações nacionais de sempre neste escalão. Nenhum ginasta teve qualquer falha e todos realizaram brilhantes exercícios. Destaque óbvio para o resultado do Par Masculino David Varela / João Assunção que suplantaram o par da Bielorrússia com notas de grande categoria. Destaque ainda para o pódio do Par Feminino Ana Vicente / Raquel Martins e para a competição de trios (a mais concorrida, como sempre, com 14 grupos) onde todos os trios lusos se classificaram na primeira metade da tabela, com realce para o 3º lugar das ginastas Sara Galvão / Sofia Costa / Sofia Rolão.


Seniores
João Maia / Tiago Figueiredo (Sel. Nac.) - 2º class.
Ana Martins / Inês Luz (ACMaia) - 5º class.

O par masculino não teve um bom começo de prova pois logo no primeiro exercício teve uma queda (Dinâmico) que os arredou quase por completo de qualquer luta pelo primeiro lugar. Apesar de tudo, com dois bons exercícios de Equilíbrio e Combinado, alcançaram a segunda posição obtendo sempre pontuações acima dos 28 pontos.
O par feminino realizou uma belíssima competição, numa categoria onde o nível foi o mais elevado de toda a prova - Campeã do Mundo presente (Bielorrússia), Rússia, Grã-Bretanha, França... Adversárias de peso que não intimidaram as portuguesas que apresentaram exercícios de bom nível e com notas cada vez mais perto dos 28 pontos.

Organizacionalmente, a competição teve algumas lacunas técnicas. Apesar da complexidade que é, certamente, organizar uma prova com as 3 modalidades e tantos participantes, nada justifica:
- que o "speaker" fale durante os exercícios;
- que a música esteja - constantemente - a ser alterada no seu volume (a título de exemplo, basta referir que o Par Misto Sénior da Lituânia parou, por sua própria decisão, o exercício Combinado e voltou ao início porque não conseguia ouvir a música);
- ou ainda que os ginastas tenham de ficar 25 minutos à espera de entrar sem qualquer contacto (visual ou auditivo) entre a zona de aquecimento e a de prova.

Aspectos a rectificar, com certeza, para a edição do próximo ano.

No comments: