Sunday, November 29, 2009

Ultrapassar o "Eu Desisto" - parte II

Um Pai que já passou por isto enviou a tradução resumida do artigo referido no post anterior. Muito obrigado. Aqui fica para que todos possamos melhorar.

----------

Uma das situações mais difíceis para pais e treinadores lidarem é quando uma criança/jovem diz “Quero Desistir!”, sobretudo quando o desejo de “desistir” é súbito. Nestes casos o que é que se deve fazer?

DICAS PARA PAIS SOBRE COMO ULTRAPASSAR O "Quero Desistir!"

  1. Analise o estado de saúde da criança/jovem. Será que está doente ou em vias de ficar doente? A criança/jovem está a lidar com uma lesão?
  1. Houve recentemente mudanças ou problemas na escola ou em casa?
  1. Pare de perguntar "Como foi o treino?" Segundo os especialistas, trata-se de um hábito que os pais DEVEM quebrar! Em vez disso, deixe que seja a criança/jovem a iniciar a conversa sobre o treino.
  1. Converse com a criança/jovem longe do local dos treinos. Ela está interessada naquilo que os seus colegas fazem nos treinos? Será que ela ainda se considera parte da equipa? Será que está a dar pistas quanto à possível causa do problema?
  1. Converse com o treinador da criança/jovem. Na posse de informações adequadas, os treinadores podem ajudar a reestabelecer a confiança da criança/jovem, envolvê-la na equipa e fazer com que a motivação/ambição voltem.
  1. Dê um passo de cada vez. Tente estabelecer metas intermédias e motive construtivamente a criança/jovem para alcançá-las.
  1. Remova os factores de stress desnecessários. Se a criança/jovem não está pronta para competir não a encoraje a tal. Motive-a antes a encorajar os colegas, os quais irão mais tarde fazer o mesmo por ela. Se for preciso reduzir temporariamente a duração dos treinos, faça-o.
  1. Relembre a criança/jovem do seu compromisso. Os desportos em equipa implicam geralmente um compromisso, sobretudo com os colegas de equipa. Ao dizer à criança/jovem que deve terminar a temporada e só então sair, dá-lhe tempo para se ligar de novo ao desporto e decidir se é mesmo isso que ela quer fazer, o que também incentiva uma ética de trabalho positiva (“é importante terminar o que se começa”).
  1. Associe coisas interessantes e engraçadas aos treinos.
  1. Seja positivo! Lembre-se que se trata de uma criança/jovem em primeiro lugar e só depois é que vem o atleta. O desporto, por si só, não define o sucesso ou o valor de uma pessoa e isso também se aplica à criança/jovem. Mantenha-se atento a todos os sinais, mas procure ver também com algum distanciamento...

No comments: