Friday, November 27, 2009

Atletas e regresso às aulas

O site http://sportsgirlsplay.com colocou vários artigos sobre este tema.
Um deles, muito interessante, traz 8 tópicos importantes para Pais e Treinadores sobre a forma como lidar com a pressão inicial do "fatídico" mês de Outubro. Aqui fica uma tradução muito sucinta:

Pais:
- Assegurem-se que o vosso filho vai cedo para a cama (por "cedo" entende-se a não cedência aos flexíveis e permissivos horários de Verão)
- Alimentem-nos bem e equilibradamente (bom pequeno-almoço e lanche leve antes do treino)
- Falem com os Professores deles (expliquem-lhes o desporto e as suas particularidades - a Ginástica é muito diferente do Andebol no que respeita a necessidades de treino e esforço físico)
- Sejam progressivos nas actividades em que os inscrevem (não os coloquem logo na música, natação, ballett e ginástica - para os mais pequeninos; sejam progressivos e vão acompanhando o ritmo deles).

Treinadores:
- Tenham consciência e atenção à transição que eles atravessam (o "dolce fare niente" do Verão em que só têm treinos para toda aquela rotina stressante do dia-a-dia de acordar-aulas-treino-casa-dormir-acordar-aulas-...)
- Tirem uns minutinhos para irem falando com eles durante os treinos. Perguntem como estão a correr as coisas depois desta grande mudança de hábitos.
- Lembrem-lhes que "A Escola está primeiro". SEMPRE.
- Reconheçam os sinais de fadiga e ajustem a intensidade dos treinos.

Esta tradução um pouco bruta não dispensa a consulta e a leitura do artigo. Mesmo sabendo que estes tempos já lá vão pois estamos em inícios de Dezembro, lembre-mo-nos disto em 2010.

No comments: