Monday, March 23, 2009

Prova Qualificativa - Resultados, Análise e Apurados CN

Decorreu no passado fim de semana (21 e 22 de Março), no belíssimo Pav. do Dramático de Cascais, a primeira edição da Prova Qualificativa de Iniciados e Juvenis. Os mais de 200 ginastas destes escalões deram o seu melhor na tentativa de alcançar o almejado apuramento aos Campeonatos Nacionais e proporcionaram momentos emocionantes dignos de filmes de suspense, com todo o público à espera das notas com visível ansiedade e desmutiplicando-se em contas para aferir dos respectivos apuramentos. Ou seja, o desporto no que ele tem de melhor!

Nos Iniciados, e começando nos Pares Femininos, a vitória sorriu às ginastas do ACMaia, Beatriz Duarte/Beatriz Augusto que, por escassos 0,09 pontos sobrepuseram-se às ginastas Nicole Pavão/Rita Fernandes da AGISamoraCorreia. Em 3º ficaram Madalena Velez/Joana Melo do clube da casa (GDSCascais).
Nos Masculinos, o GCTomar com Guilherme Ferreira/Manuel Dias venceu com quase 1,5 pontos de vantagem sobre Francisco Gomes/Alexandre Pina do AGCCoimbra.
Nos Mistos, Rafael Paulino/Madeleine Bayon do GCPortuguês, com mais 2,26 pontos que Pedro Calheiros/Filipa Jenhke da AACoimbra, sagraram-se os vencedores da prova. Em 3º ficaram Mladen Atasanov/Daniela Carmo do GDCEnxerim.
Nos Trios, o GCPortuguês venceu com Carolina Malato/Marta Vilar/Marta Barata. A apenas 0,07 ficou o trio do ACMaia das ginastas Ana Paiva/Andreia Paiva/Daniela Silva e em 3º, Madalena Fernandes/Rita Vasconcelos/Fabiana Ramos do GCPortuguês completaram o pódio de uma prova que contou com 37 TRIOS - 111 ginastas!!! - , e onde as 10ª classificadas ficaram separadas das primeiras por apenas 0,87.
Por fim, de saudar a Quadra do GDCEnxerim, constituída pelos ginastas Mladen Atasanov/Boncho Atasanov/Cláudio Nunes/Bruno Simões que venceu a prova.

No Quadro de Medalhas, em 1º ficou o GCPortuguês, em 2º o ACMaia e em 3º o GDCEnxerim.

Esta prova de Iniciados, a primeira prova Nacional deste escalão, mostrou que as assimetrias que se evidenciavam no ano passado estão bem menores tendo o nível geral registado uma forte melhoria. Espera-se que haja verdadeira competição para a obtenção dos títulos de Campeões Nacionais das várias especialidades.

No escalão de Juvenis, apenas 3 especialidades estiveram a concurso. Relembramos que este escalão corresponde integralmente ao escalão FIG 11-16 anos pelo que todos estes ginastas têm de realizar dois exercícios e têm de cumprir os mesmos requisitos.
Nos Pares Femininos, Margarida Fernandes/Mariana Afonso do LouletanoDC venceu com uma margem confortável sobre as adversárias do GCTomar, Vanessa Mendes/Maria Rosa. Em 3º lugar ficaram as ginastas da AACoimbra, Inês Martins/Mª Laura Santos.
Nos Pares Mistos, o LouletanoDC voltou a ser vencedor, através dos ginastas Fábio Viegas/Micaela Faquinéu, deixando em 2º lugar o Par da AGISamoraCorreia, Filipe Pinheiro/Inês Santos.
Nos Trios, as ginastas do ACMaia Raquel Barros/Rita Pinto/Teresa Ferro venceram a prova, suplantando as adversárias do GCPortuguês Mariana Fernandes/Sara Casal/Maria Barosa. No 3º posto ficaram as ginastas do GCVilacondense Joana Figueiredo/Jéssica Santos/Francisca Marques.

No Quadro de Medalhas, em 1º ficou o LouletanoDC, em 2º o ACMaia e em 3º o GCPortuguês, o GCTomar e a AGISamoraCorreia.

Todos os resultados podem ser vistos aqui.

A lista dos ginastas apurados para os Campeonatos Nacionais pode ser obtida aqui.

Para todos os ginastas espera-os um intervalo de aproximadamente 2 meses nas provas nacionais. A próxima será para os Juvenis a 16 de Maio em Lisboa - Campeonatos Nacionais - e no fim de semana seguinte, para os Iniciados, também os Nacionais, mas desta feita na cidade de Tomar.
Será um período importante de treino e onde os ginastas poderão melhorar as suas prestações, corrigindo os erros desta prova por forma a garantir a melhor qualidade possível na prova mais importante do ano.
Será ainda um período fértil em competições internacionais - ver o calendário ao lado (Bélgica, Alemanha, Ucrânia, França, Suíça, Polónia, Bulgária) - que, para quem puder servirá para ganhar experiência e contacto competitivo com outras realidades e, quem sabe, outros níveis de prática.

No comments: