Monday, March 9, 2009

MIAC'09 - FINAIS


Foi, sem dúvida, uma enorme festa de Ginástica o que se viveu nos últimos 3 dias no Complexo Municipal de Ginástica da Maia.
Quer para os participantes como para as 1200 pessoas que compraram ingressos nestes três dias de competição!

Mas passemos aos resultados das Finais pois para o rescaldo da prova ainda temos algum tempo:

Age Group

Pares Femininos
Sem surpresa, as ginastas belgas de TK Werchter Princen/Gilson que se haviam classificado em 1º lugar nas Preliminares venceram a competição - apesar de se ter verificado um empate entre estas e as segundas classificadas de King Edmund (UK) Pascal/King com a nota de 27,450. Depois de dois dos critérios de desempate não terem servido para seriar as ginastas, o 3º critério (melhor Ranking das Preliminares) arrumou com as dúvidas. Em 3º ficou o par Evelien/Yara de Ambitious Pro Gymnastics (Bélgica) e a sua incrível claque de apoio.

Pares Mistos
O desfecho desta prova foi diferente das Preliminares. Os portugueses do GDSCascais Melo/Cruz suplantaram os espanhóis do Flic Flac de Vigo Amaral/Durán. O sistema das Finais que iniciam do zero tem destas coisas - a diferença entre estes pares era superior a um ponto nas Preliminares favorável aos ginastas galegos e acabou por ser, nas Finais, o score inverso a prevalecer, vencendo os lusos por mais de um ponto de diferença. Em 3º classificou-se o par Pound/Jones dos Monarchs (UK).

Pares Masculinos
Sem grande história, esta prova teve apenas um participante - que mostrou elevadíssimo nível (cronometrei o volante durante 24'' em pino a um braço nas maosotas na zona de aquecimento - estamos a falar de um jovem de 10 anos). Os 28,100 pontos do exercício da Final mostram o excelente nível dos ginastas de King Edmund (UK) May/Underdown.

Trios
A mais disputada prova da competição ditou o segundo grupo português a subir ao lugar mais alto do pódio - desta vez, o Ouro ficou em casa. Tal como nas Preliminares, as ginastas do ACMaia Pinto/Barros/Ferro classificaram-se em primeiro lugar nesta edição do MIAC'09 com 27,950 pontos e um exercício de Dinâmico de altíssimo nível técnico. Imediatamente atrás estiveram as ginastas de King Edmund (UK) Fineman/Minty/Howard e em 3º, dos EUAmérica, o trio Meyer/Prestipino/Meyer.


Juniores

Pares Femininos
As ginastas de Harriers (UK) Bateman/Thomas venceram as ginastas do GCVilacondense Barros/Ribeiro, invertendo a ordem alcançada nas Preliminares (onde as portuguesas se encontravam à frente por 0,15). A infelicidade bateu à porta das ginastas nortenhas e o Ouro mudou de mãos.

Pares Mistos
Uma das melhores provas do MIAC'09 e uma das melhores de todas as edições.
Os belgas Pauwels/Hermans esmagaram a concorrência com mais de um ponto de diferença (28,350 - a segunda nota mais alta da prova). Em segundo ficou o par dos EUAmérica Kanavel/Smith (27,050) e em terceiro (com a mesma pontuação do segundo) ficaram os portugueses Costa/Mendes que voltaram às grandes competições internacionais depois do título de Vice-Campeões do Mundo e apenas 45 dias depois da grave lesão da volante.

Trios
Mais uma belíssima competição, com emoção até ao Final. As portuguesas Oliveira/Martins/Mendes, do GCVilacondense mantiveram o mesmo ranking das Preliminares e venceram, destacadas, esta edição do MIAC. Em segundo ficaram as belgas de TK Werchter, Jacobs/Fetaerts/Meerbeek e em 3º, mais um trio português, do ACMaia, Medeiros/Pereira/Gomes.

Seniores - competição com Prize Money

Pares Femininos
Excelente o nível do par vencedor, de King Edmund (UK), Thorne/Grehan com a mais elevada nota de dificuldade de toda a prova - 238 pontos!! (para um par feminino - sobretudo tendo a base apenas 17 anos - é impressionante). Em segundo veio o par de TK Werchter (Bélgica) Vermuyten/Guns.

Pares Mistos
Roque/Palha (GDPCimpor) mantiveram a supremacia que demonstraram em toda a prova e venceram os adversários Ferreira/Pereira do ACMaia. Por pouco que o prémio de maior dificuldade não ficou para os vencedores dos Pares Mistos.

Pares Masculinos
Sem adversários, o par masculino português Maia/Figueiredo, do ACMaia, obteve a nota mais alta de toda a prova nesta Final - 28,371 pontos!! - e uma das maiores da sua carreira. De facto, com um exercício Combinado de elevado nível, espalhou a sua classe no MIAC e deixou uma pitada do que pode vir a ser esta época competitiva para os ginastas lusos.

Trios
Na mais concorrida especialidade dos Seniores, as ginastas do ACMaia Martins/Barbosa/Luz que haviam obtido o melhor Ranking das Preliminares não foram felizes e não conseguiram manter o 1º lugar. Este ficou para as belgas de Ambitious Pro Gymnastics Kim/Sanne/Katleen com 26,890. De qualquer das formas, a prova das portuguesas - que alcançaram o segundo posto - foi muito regular e, acima de tudo de muito bom nível (tinham deixado as segundas das preliminares a mais 1,5 pontos - as belgas que acabaram por vencer a Final). Em 3º ficou mais trio português, desta feita do GCVilacondense, com as ginastas Silva/Carneiro/Santos.

Depois foi a festa e, como é normal, foi de arromba!!

1 comment:

Anonymous said...

Parabens ao par misto do GDSCascais Pedro Melo e Beatriz Cruz pela optima participaçao e pelo lugar alcançado. Estiveram os dois muito bem!