Wednesday, November 26, 2008

1º Seminário de Treinadores - A Nutrição em Competição



Decorrerá no próximo dia 14 de Dezembro, no Auditório da FGP, um Seminário para Treinadores intitulado a Nutrição em Competição, Ferramento do Treino.

Para mais informações contactem: Filipe Jesus (218141145) ou vão a www.gympor.com

Friday, November 21, 2008

Escolher o Poster do MIAC 2009!

Numa iniciativa inédita, os organizadores do MIAC'09 decidiram ter maior interacção com os fãs da modalidade e proporcionaram um concurso online (com bons prémios para o vencedor) para a escolha do Poster Oficial da próxima edição do MIAC'09.
O concurso foi aberto a todos os que quiseram enviar as suas propostas. Depois de validados, os 5 candidatos têm sido alvo dos escrutínios dos internautas e qualquer um pode votar para escolher aquele que será o Cartaz Oficial do MIAC'09.

Vão a www.acroteam.org, vejam os cartazes em formato grande - partir desta página principal - e depois votem em http://www.acroteam.org/portal/vote/

Assim, todos poderão ter uma palavra a dizer na escolha da próxima imagem oficial desta prova.
A votação termina a 30 de Novembro!

Manual 2009 - Versão Final

Aqui fica a versão final do Manual FPTDA 2009.
Importantes alterações nos quadros competitivos da Ginástica Acrobática com a inclusão de uma nova categoria, a mudança de nomenclatura de AA para Elite, algumas alterações aos regulamentos de algumas provas e o calendário oficial.
Obviamente, também disponível em www.fptda.com.

Friday, November 14, 2008

I Open da Maia de Ginástica Acrobática

Vai realizar-se no próximo dia 13 de Dezembro (Sábado), pelas 15:00, no Complexo Municipal de Ginástica da Maia, o I Open da Maia de Ginástica Acrobática.
A competição é aberta a todos os clubes que queiram participar. O custo de inscrição é de 7 euros (por ginasta).
Dada a proximidade com o novo ano civil - nova época desportiva - a organização regulamentou os escalões de competição mediante a nova estrutura em vigor a partir de 2009 (Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores). Não haverá distinção entre Elite e Juniores e Seniores (ex-B) - prova Open.

As inscrições poderão ser enviadas para:

acm@acroteam.org

Calendário de Provas 2009

Quando apenas faltam publicar os locais das provas nacionais, podemos ver - pelo Calendário à esquerda - que não faltarão competições internacionais em 2009 para os ginastas e treinadores participarem. Sei que irão haver mais, mas ainda não sei as datas em concreto - como é o caso do French Open. Não será, por isso, por falta de oportunidades, que os nossos ginastas nacionais participarão em eventos internacionais para ganharem outras vivências, experiências e maturidade competitiva.
E a variedade de países e tipos de provas é quase ao gosto de cada um: Ucrânia, Hungria, Bélgica, Suiça (2), França, Alemanha, PORTUGAL e Estados Unidos da América.

Para além disso, a realização de mais um Campo de Treinos da UEG e os Campeonatos da Europa realizados em Portugal, farão, certamente, de 2009, um grande ano para a Acrobática Nacional.

Wednesday, November 12, 2008

Já faltava um video destes para a Acrobática

Felizmente, aparentemente, ninguém se magoa.

Friday, November 7, 2008

Sunday, November 2, 2008

PÓDIO DE PRATA NO TEST EVENT DOS WORLD GAMES!!


João Maia e Tiago Figueiredo classicaram-se no 2º lugar do pódio no Test Event dos World Games 2009 e continuam com grande classe nos palcos da Ginástica Acrobática Mundial.


Foi uma prova que pôs à prova a resistência de todos os ginastas de Acrobática pois tiveram de realizar as Preliminares (Equilíbrio e Dinâmico) com pouco mais de 40 minutos de intervalo - os portugueses, ainda para mais, foram os últimos a fazer o Equilíbrio e os primeiros a entrar para o Dinâmico; 90 minutos depois foram as Finais (e a ajudar, a habituação a um fuso horário tão diferente nem sempre é fácil...).
Curiosamente, esta foi, também a classificação parcial nos dois exercícios:
- o Equilíbrio apresentou muitas falhas e, apesar de ter sido um exercício sem quedas, esteve muito abaixo do que os ginastas conseguem fazer - e tão bem o mostraram nos Mundiais de Galsgow à menos de um mês;
- o Dinâmico foi de alto nível e, com 28,150 pontos, arrebatou o primeiro lugar. Contudo, no somatório dos exercícios das preliminares, a vantagem alcançada no Dinâmico não chegou para nivelar as perdas do Equilíbrio e, por isso, os ginastas classificaram-se em 3º lugar para a Final.

O Combinado esteve, de novo, em alto nível e, com 28,057, os portugueses conquistaram o 2º lugar da geral, logo atrás do Par da Ucrânia (28,256) e à frente do Russo.

Foi uma classificação espectacular para os ginastras lusos e a melhor de toda a delegação portuguesa neste Test Event.

No fundo tudo se resume a isto: o hino ficou a escassas duas décimas!!

Facto curioso: o par português teve as notas mais altas de Dificuldade (de toda a prova) nos exercícios de Equilíbrio e de Combinado.

No DMT, André Lico e Ana Simões, conquistaram um importante 3º lugar para Portugal, depois de séries muito consistentes e de muito bom nível.
No Trampolim Sincronizado, Ana Rente / Nicole Pacheco classificaram-se em 4º e Amadeu Neves / Samuel Castela ficaram em 5º.

A todos os ginastas, juízes, treinadores e apoiantes da Selecção, os nossos Parabéns. Daqui a nove meses, Taiwan espera, de novo, por estes ginastas.






Saturday, November 1, 2008

Curso de Treinadores de Grau 1 - Coimbra

Teve início hoje, dia 1 de Novembro, na cidade de Coimbra, mais um Curso de Treinadores de Ginástica Acrobática da FPTDA. Será um Curso de Grau 1 e conta com mais de 30 formandos.

Segue em anexo um mapa de localização do Estádio Universitário de Coimbra, com a especificação dos locais onde irão ser leccionadas as aulas teóricas (mini-auditório) e práticas (pavilhão 2).

O AcroNews congratula-se por ver tanta gente interessada em aumentar o seu grau de formação e conhecimento na modalidade e deseja Boa Sorte a Todos.

World Games 2009 - Test Event - Site da FIG

Retirado hoje do site da FIG:

Acrobatic Gymnastics is showing off its full range of disciplines this weekend. On Sunday, we’ll see Men’s Pairs and Women’s Groups. Due to an injury of Ekaterina Aleshina (RUS), the Russian Group was forced to withdraw from the competition, which makes the Ukrainians the only Group in the event. Among the favourites in the Men’s Pairs event count Joao Maia and Tiago Figueiredo from Portugal, who will be challenged by the Russian and Ukrainian Pairs. Best result of the season 2008 for Artem Yatsentyy and Ilya Kuznetsov (RUS) was a 3rd rank at the World Cup in Publier - Amphion (FRA) in May. 
MAIA Joao and FIGUEIREDO Tiago (POR)
Though still very young, Maia (21) and Figueiredo (17) have earned a good deal of success over the course of their sporting careers. They won a Silver at the World Cup Final 2007 in Puurs (BEL) which makes them especially proud since all the big names where there. In 2006, this Portuguese ACRO Pair even won the Flanders International Acro Cup also in Puurs. More recently at the 21st World Championships in Glasgow (GBR) Maia and Figueiredo ranked 5th, having left their strong Chinese rivals in the dust, with only the Russian and Ukrainian Pairs ahead of them.

These two young acrobats from Porto have been practicing together since 2005 and they’ve consistently improved their performance ever since. As the only acrobats in Portugal competing at the Senior A level, it’s a challenge for them to practice with juniors or seniors of a lower level. There is an upside, though: as the only Portuguese ACRO Pair, Maia and Figueiredo are already qualified for the World Games 2009, so we’re sure to see them again in Kaohsiung next year.