Showing posts with label Nacional. Show all posts
Showing posts with label Nacional. Show all posts

Monday, May 5, 2008

Entrevistas Nacionais (III)

Com esta entrevista fechamos o ciclo iniciado a 1 de Maio com o Gimnofaro. Passamos pelo Acro Clube da Maia e terminamos agora com o Grupo Dramática e Sportivo de Cascais (9 P/G apurados). São estes os três clubes com mais Pares / Grupos apurados para os Campeonatos Nacionais de Ginástica Acrobática.
Foi nosso objectivo tantar dar a conhecer, um pouco mais, a forma como estão estruturados alguns dos clubes (no que respeita à Ginástica Acrobática) que, segundo este indicador, apresentam maior sucesso no nosso País.
Desta vez, Cristina Branco, treinadora do GDSCascais, dará as respostas às questões colocadas pelo Acronews.

Acronews - Quantos ginastas tem o GDS Cascais, actualmente, na(s) classe(s) de Ginástica Acrobática?
Cristina Branco - O GDSCascais tem 7 classes de ginástica, apesar de não serem todas de Acrobática, são todas formativas e servem de base para a Acrobática em si. No total somos cerca de 200 ginastas, sendo que nas classes de Pré-Competição e Competição somos cerca de 100

Acronews - De que escalões são esses ginastas? E quantos ginastas de cada escalão?
CB - Temos ginastas em competição dos 6 aos 23 anos, repartidos pelos escalões de iniciados, juvenis, juniores e seniores (não temos AA's).
Niveis e Iniciados - cerca de 55
Juvenis - 35 (+ ou -)
Juniores e Seniores - 8
Este ano tivemos muito poucos ginastas juniores e seniores, demonstrando uma diminuição de número comparativamente com o ano passado, contudo no escalão Juvenil crescemos muito e será este escalão que no próximo ano aumentará significativamente o número de pares/grupos juniores em competição pelo GDSCascais.

Acronews - Quantos treinadores tem o GDSC na(s) classe(s) de Ginástica Acrobática?
CB - O GDSC tem neste momento três treinadoras e quatro monitoras.

Acronews - Quantas classes tem o GDSC para a Ginástica Acrobática?
CB - O GDSC neste momento tem duas classes infantis (com cerca de 35 crianças até aos 8 anos); duas classes formativas (dos 8 aos 15 anos) com cerca de 70 ginastas; uma classe de pré-competição (níveis e iniciados) com cerca de 40 ginastas; duas classes de competição (com cerca de 50 ginastas).
Dado que a única modalidade gímnica de competição no GDSC é a Acrobática, todos estes ginastas ( caso continuem e tenham qualidade ) serão possiveis ginastas de competição.

Acronews - Há um esforço ou objectivo do vosso clube em formar os vários P/G respeitando as idades internacionais?
CB - O GDSCascais é um clube relativamente "novo" nestas andanças, e com a experiência (e erros também) vamos tendo uma prespectiva diferente, adaptando os objectivos.
Como referi atrás este foi um ano de aposta nos Juvenis, contudo essa será sem dúvida uma preocupação que teremos em conta aquando do planeamento do ano que vem, e na formação dos pares/grupos.

Acronews - O que mudaria, de forma geral, para que a Ginástica Acrobática continuasse a crescer e a melhorar no nosso País?
CB - Creio que seria importante que houvessem mais provas (falo sobretudo a nivel distrital), e reformular se o escalão de juvenis, tornando os mais aptos para participação nas provas internacionais.
Seria importante apostar se na formação continua de juizes e treinadores, partilhando mais informação que levaria a uma evolução técnica mais homogénea da modalidade.

Cristina Branco

Wednesday, April 23, 2008

Prova Qualificativa - Análise (parte II)

Os próximos Campeonatos Nacionais de GA, a disputar na cidade da Maia, entre 17 e 18 de Maio terão 55 P/G apenas no escalão de Juvenis - 140 ginastas (27 Trios e 28 das outras 4 especialidades). São bons números para a Ginástica Acrobática. O ideal seria esbater a desproporção entre Trios e tudo o resto, mas enquanto que esse trabalho não é ainda uma realidade (a nível mundial), julgo ser este número de ginastas algo a manter para qualquer Campeonato Nacional - fica com aproximadamente 6-7 passagens e traz muitas pessoas ao espectáculo da Ginástica. Mais ainda, para todos estes jovens é um momento importante porque nesta prova podem ver os melhores ginastas Nacionais a competir ao seu lado, dado que é feita em simultâneo com o escalão A.

E o futuro?
Será este o modelo da massificação que devemos seguir com vista aos melhores resultados desportivos internacionais? Sem dúvida que sim. Mas com... nuances... pequenas alterações capazes de continuar a impulsionar a criação de uma boa base de ginastas de onde sobressaem (cada vez mais) os melhores.
A ideia deixada no post anterior sobre a criação de Juvenis A, há muito anda a pairar. Parece ter coisas boas e outras menos boas.

Para começar voltamos a ter um (negativo) sistema de 6 categorias nacionais (como aconteceu há muitos anos atrás), mas por outro lado são categorias complementares pois alcançam-se quer por requisitos de idade quer por mérito (e este último faz toda a diferença). E por isso mesmo são categorias fechadas entre si e são vistas como o objectivo a atingir - e a Ginástica precisa de constantes objectivos para que consiga ter os ginastas cada vez mais envolvidos e motivados. Os Juvenis quererão chegar a AA, tal como acontece com Juniores e Seniores. Seria o ponto alto de cada escalão e elevar-se-ia imediatamente a qualidade dentro de cada categoria.

Juvenis A com os regulamentos FIG e Juvenis com o actual regulamento. Pensando na perspectiva do ginasta é uma daquelas "win-win situation" - todos ganham. O enorme fosso que se regista entre os cinco primeiros de cada classificação para os restantes (que muitas vezes desmotiva os que ainda não lá chegaram) deixaria de se registar e colocaria sobre os AA a situação competitiva tal como acontece no panorama internacional. Outra vantagem é a de existirem mais 13 Campeões Nacionais todos os anos (contando com as 5 especialidades) e - não sejamos ingénuos - para as colectividades, treinadores, pais e ginastas, são, também, esses títulos que fomentam e desenvolvem a prática da modalidade.

Sunday, April 20, 2008

Prova Qualificativa - dia 20

A manhã chuvosa de Domingo acolheu a terceira e última parte da Prova Qualificativa de Ginástica Acrobática na cidade da Maia.

Foi a vez dos Pares Femininos e Trios Juniores, Pares Masculinos e Mistos do escalão Sénior, realizarem os seus dois exercícios.

Mais uma vez muito público esteve presente no Pav. Municipal de Águas Santas na Maia a acompanhar as exibições e as esperanças de todos os ginastas na tentativa de alcançar os Campeonatos Nacionais.

Classificação Final

Trios Juniores
Mª João Ganito/Marta Mauritti/Maria Raimundo (GCPortuguês) – 1º (já apuradas directamente para o Camp. Nacional no Camp. Distrital)
Andreia Conceição/Maria Manso/Maria Cristóvão (GDPCimpor) - 2º (já apuradas directamente para o Camp. Nacional no Camp. Distrital)
Inês Pastor/Francisca Barbosa/Inês Gomes (ACMaia) - 3º
Apuram 6 Trios nesta prova para um total de 10 que participarão no Campeonato Nacional.

Pares Femininos Juniores
Ana Marujo/Joana Mascarenhas (LisboaGC) - 1º (já apuradas directamente para o Camp. Nacional no Camp. Distrital)
Inês Barros/Marian Ribeiro (GCVilacondense) - 2º
Joana Claudino/Inês Santos (AGISamora Corrreia) - 3º (já apuradas directamente para o Camp. Nacional no Camp. Distrital)
Apuram 5 Pares Femininos nesta prova para um total de 9 que participarão no Campeonato Nacional.

Pares Mistos Seniores
Gonçalo Roque/Beatriz Palha (GDPCimpor) – 1º (já apurados directamente para o Camp. Nacional no Camp. Distrital)
João Ferreira/Leonor Piqueiro (SportCP) – 2º (já apurados directamente para o Camp. Nacional no Camp. Distrital)
Cláudio Vidal/Ana Mendes (GimnofaroGC) – 3º
Apuram 2 Pares Mistos nesta prova para um total de 4 que participarão no Campeonato Nacional.

Pares Masculinos Seniores
Daniel Cecílio/Ruben Ramos (LisboaGC) - 1º (já apurados directamente para o Camp. Nacional no Camp. Distrital)
Ricardo Alves/João Tomé (GimnofaroGC) - 2º
Marco Encarnação/Jorge Moleiro (GimnofaroGC) - 3º
Apuram 2 Pares Masculinos nesta prova para um total de 3 que participarão no Campeonato Nacional.

Esta prova testou ao limite todas as capacidades organizativas de uma competição nacional de Ginástica Acrobática. Felizmente, tudo funcionou na perfeição. Sem atrasos nas notas (com períodos em que, inclusivamente, a prova foi mais célere do que o previsto inicialmente), com o novo sistema informático a funcionar em pleno com as projecções no Pavilhão das classificações parciais e finais, comunicação em rede entre as mesas dos juízes, a organização e a mesa do Júri Superior.

O Pav. Municipal de Águas Santas não é, de todo, o local ideal para a realização de Ginástica Acrobática mas foi posto a funcionar de forma a que tudo estivesse adequado para receber a enorme quantidade de ginastas (mais de 300), técnicos (mais de 70), juízes (20) e público (mais de 1500 pessoas passaram pelas bancadas do Pavilhão do Corim durante as três sessões da prova.

A Maia aguarda, novamente, a presença de muitos destes ginastas (os Juvenis) nos próximos dias 17 e 18 de Maio para a realização do Campeonato Nacional de Juvenis e Juniores AA e Seniores AA (o escalão elite nacional), no Complexo Muncipal da Ginástica da Maia.

Todos os resultados da Prova Qualificativa podem ser consultados no sítio do costume:
www.fptda.com