Os Mundiais terminaram há uma semana. Foram uns dos Mundiais com maior sucesso desportivo de sempre (à semelhança de Glasgow 2008, apenas não foi obtido apuramento para as Finais a uma das especialidades em que Portugal participou - este é um sintoma muito positivo do trabalho desenvolvido pelos clubes, treinadores e ginastas do nosso país).
A nova época 2010/2011 iniciou-se no final do último exercício de Combinado do Par Misto Sénior Português em Wroclaw. Gozando de merecidas férias ou iniciando já o trabalho, o certo é que o buliço dos clubes já se iniciou. Os ginastas, os treinadores e os clubes (treinando ou de férias) já começam a pensar na nova época, nas competições, nos objectivos.
No calendário da FPTDA que está disponível no Manual 2010, a próxima prova de Acrobática é o Open da Maia a 13 de Dezembro. Antes disso porém, existe o Campeonato da Europa por Equipas e os Europeus de Age Groups na Polónia (18 a 24 de Outubro).
No expectro de todos, contudo, paira a inevitável incerteza. Neste fim de semana (24/25 de Julho) estava previsto o Encontro Nacional que definiria muitas das bases regulamentares e o calendário provisório da FPTDA para 2011. Ou seja, à semelhança do que foi acontecendo em diversos anos, no início de Agosto, toda a comunidade dos Trampolins, Tumbling e Acrobática saberiam - aproximadamente - quais os regulamentos da nova época e iniciariam o planeamento para as várias provas já previstas no calendário.
O que é que temos actualmente? NADA! O ABSOLUTO VAZIO! Sobretudo o vazio que deriva da ausência de conhecimento.
Não sabemos nada: não sabemos quais serão os regulamentos - se forem os mesmos podem já estar obsoletos (sobretudo depois da Round Table Técnica com a FIG nos Mundiais de Wroclaw) -, quando serão as provas, como estamos de seguros desportivos, etc.
Existe uma Comissão Administrativa bem intencionada mas preocupada, actualmente, com os Trampolins. E compreende-se que assim seja, neste momento, porque há Mundiais daqui a pouco tempo. Mas antes há Europeus de Acrobática...
E o número de praticantes de Acrobática não pode ser descurado e a Federação é - pelo menos de nome - de TODOS.
(como este post é de opinão e não de notícias, deixarei os comentários abertos à discussão e ao debate, pois será dele, constructivo, activo e educado - e não anónimo, de preferência -, que poderão surgir boas ideias para o futuro da Ginástica Acrobática nacional)
23 comments:
Adorava conseguir emitir uma opinião ou sugerir uma solução, mas com base em NADA também NADA podemos opinar... E manter os atletas motivados e os sonhos acesos... Sinto-me incapaz de fazer a diferença, mas estou disponível para toda e qualquer acção que os treinadores decidam eventualmente juntos avançar....
Todos temos o dever e também a capacidade para dar ou ajudar a dar a volta a toda esta situação.
Atirar a toalha ao chão é que não, espero, neste percurso, não ver ninguém fazê-lo, e muito menos que já o tenha feito.
Pensem nos vossos miúdos, eles merecem todo o vosso empenho.
Todos nós temos a obrigação de participar nesta discussão, sempre no sentido de procurar soluções, criar alternativas, por isso o meu agradecimento ao responsável deste blog, por ter colocado à discussão um tema importantíssimo, espero que todos estejam à altura desta discussão, para que não se volte a deixar esta problemática, apenas na esfera de alguns, que como sabemos no passado deu maus resultados.APELO A TODOS PARA UMA PARTICIPAÇÃO ACTIVA E CONSTRUTIVA, MESMO QUE AS NOSSAS IDEIAS NÃO TENHAM CONSEQUÊNCIA, MAS ACABAMOS POR PARTICIPAR NA DISCUSSÃO, E NESTE MOMENTO ISSO É O MAIS IMPORTANTE.
Esta discussão, não pode nem deve ficar ao nível técnico, todos os clubes devem motivar e mobilizar os seus sócios e dirigentes, para juntos com as associações, procurarem dar o melhor contributo, a responsabilidade é de todos , mesmo daqueles que, normalmente, se sentam na bancada, todos seremos poucos para tirar a FPTDA do marasmo que continua.
Vamos todos, publicar aqui as nossas ideias para o presente e futuro da FPTDA, pois todas elas serão importantes nesta fase de indefinição.
Manuel Barros
Aqui deixo algumas ideias:
1. Sugerir à comunidade de juízes e treinadores que reuna, no todo ou em parte, para discutir e propor orientações, etc, sobre os aspectos técnicos da acrobática tratados na reunião de Wroclaw, de modo a ter-se os clubes a trabalhar na direcção correcta;
2. Solicitar à Comissão Adm. da FPTDA que se faça representar nestas actividades "informais", etc.
Eu estou disponível para colaborar entre o período de 2 a 13 de Agosto neste tipo de actividades de modo a impedir que o bom trabalho dos últimos anos vá "por água abaixo"...
António Costa.
O texto que escrevi não quero que seja entendido como uma crítica à actuação da Comissão Administrativa - não é, de todo, essa a minha intenção.
Apenas é um alerta pelo facto de os intervenientes da modalidade nada saberem em concreto do que se passa, de qual o futuro e, por conseguinte, do que os espera. Se isto é uma crítica, pois que assim seja, mas pretendo que seja entendida da forma mais construtiva possível.
Tendo a FPTDA um site na internet, julgo que este meio de informação é ideal à divulgação do que se faz e do que se espera fazer.
Informem os agentes desportivos do que se passa, de como estão as coisas, do que poderão esperar.
É que no passado recente, a credulidade de quase todos, fez com que nada fosse exigido aos corpos directores da FPTDA. Acho que se aprendeu a lição e agora, acima de tudo, queremos saber; queremos estar informados; queremos não voltar a ser ultrapassados pelos acontecimentos - estamos agora a tentar reparar a inércia que demonstramos ao longo dos anos por não querer saber, por não querer perguntar, por achar que, conformados, as coisas eram, simplesmente, como nos apresentavam...
Saudações
Lourenço França
Bem, tanto quanto sei, a ANJTUGA é suficientemente dinâmica para se lançar a concretizar a ideia lançada pelo António.
Esperemos que as reuniões que ocorriam anualmente em Setembro se possam manter.
Olhem uma coisa me surpeende, continuar a receber mails a anunciar cursos de treinadores de trampolins e a pedir documentação dos estágios de acrobática, afinal nem tudo está parado... Afinal o que funciona..???
Como todos sabem, Portugal esteve representado no campeonatos do Mundo de Ginástica Acrobática, realizados em Wroclaw, Polónia.
Como todos também sabem, a representação nacional colocou atletas em todas as finais.
É "fantástico" ver que no site da Fptda nada aparece sobre o assunto, porventura não saberão que foi uma das melhores prestações de sempre da Ginástica Acrobática além fronteiras, tudo isto é no mínimo sintomático do estado das coisas e da sua relativa importãncia.
Não seria importante para a imagem da Fptda aproveitar estes resultados para a sua promoção junto das diversas entidades? Fica a questão!
Manuel Barros
Desde já o meu obrigado a este blog por levantar questões e preocupações que tambem são as minhas / nossas.
Também estranhei nada ter vindo referido no site da FPTDA sobre estes Mundiais. Com certeza terão coisas importantes com que se preocupar, mas parece me que esta participação deveria ter sido alvo de noticia.
Quanto ao futuro ... no nosso Clube ( pequeno no que toca á Acrobatica ) preocupa me a questão dos seguros ( como vamos ultrapassar isto? fazer um novo à parte ? aguardar pelas novas indicações ? ). Como estão a fazer os outros Clubes ? Não sairia mais barato fazer um seguro agregando varios Clubes ? Não sei, são ideias.
Programação ... pois, complicado programar o incognito. Vai haver o mesmo quadro competitivo que houve ano passado ? Vai haver alterações ? Vai haver quadro competitivo ?
Campeonato Europa de Equipas e Age Group ... Em ponto estamos ? Foram efectuadas as pre inscrições ? É possivel Portugal participar ? Gostava de saber !
Esta seria a hora para todos os Clubes se unirem, e em conjunto serem a rampa de (re)lançamento desta modalidade. Pode ser que sim ... Esepro que sim !
Cristina Branco
Pois é....tal como vocês todos...sinto um grande vazio...o que fazer...que competições haverá, quando...tudo o que uma treinadora necessita para planear...
Outra situação que me preocupa é ver que a maioria da Comissão está ligada aos Trampolins, não quero dizer com isto que só tratarão dos problemas dos mesmos, mas que estão mais por dentro do assunto e familiarizados com os tramps...
Também estarei disponivel para dar ideias, ajudar...
Sinceramente a ausência de noticias tb me preocupa...julgo que seria altura da Comissão fazer um comunicado com o que tem feito, a viabilidade da FPTDA, o estado das nossas modalidades...
Qualquer coisa contactem-me.
Isabel Falcão
RETIRADO DO SITE DA UEG:
European Championships and Age group games - definitive inscriptions
It will be in Rzeszow POL that the 2nd Team ECh, seniors and juniors, and the 6th age group games (AGG) in Acrobatic gymnastics will take place. 11 national federations inscribed themselves to these ECh and AGG with a total of 182 gymnasts and about 95 judges, coaches and physiotherapists.
The Team ECh will take place in Rzeszow, Poland, from October 18th to 24th, 2010. This will be the second of two trial events, after the Championship of 2006 in Zielona Gora / POL, which was unfortunately considered to be only a moderate success (6 teams in seniors, 8 in juniors).
«If we wish to maintain this event in the competition calendar, we must have more teams participating!! The conditions are reasonable for many countries” declared Lawrence Colton, president of the ACRO technical committee (ACRO-TC UEG), at the beginning of the year.
At the time of the definitive inscription 7 national federations have confirmed their participation in the ECh: BLR – BUL – GBR – GER – POL – RUS – UKR. For the Age groups the following nations will participate: AUT – BEL – DEN – GBR – IRL – POL – RUS.
Inscriptions
Seniors (aged 15 and older): women’s pairs: 5, men’s pairs: 5, mixed pairs: 2, women’s trio: 6, men’s four: 4. Total 58 gymnasts.
Juniors (aged 12 to 19): women’s pairs: 3, men’s pairs: 2, mixed pairs: 6, women’s trio: 5, men’s four: 2. Total 45 gymnasts.
Age groups (11 - 16 years old):
women’s pairs: 9, men’s pairs: 3, mixed pairs: 5, women’s trio: 11, men’s four: 3. Total 79 gymnasts.
The deadline of the nominative inscriptions is September 28th, 2010.
---------
Ficamos esclarecidos quanto à participação de Portugal. Logo neste ano em que teríamos equipa Júnior e, certamente, muitos P/G 11-16 aptos para participar. De qualquer das maneiras, saúdo, particularmente, a participação da Dinamarca!!
E não vamos a tempo de fazer nada ?
Cris Branco
Fazer o quê, Cris?
Com quem? Ou querias dizer, a quem? hehehe
As nominativas são só em Setembro mas acho que se não forem a colectividades a tentar fazer alguma coisa - tal como nos Mundiais - junto da Federação, tudo permanecerá como está.
Não esquecer que há Mundiais de Trampolins bem perto.
Beijos
Pois a minha questão ia exactamente no sentido de perceber se ainda iamos a tempo de "reinvindicar" a participação, dado que as nominativas serao só em Setembro, ou se os prazos já foram ultrapassados, ou ainda mesmo se é "inutil" tentarem os Clubes mexerem-se.
Se conseguimos ir a um Mundial, já estamos craques em desenrascar-nos :) ( isto se houver disponibilidade financeira dos clubes ).
Cris Branco
Olá a todos.
Provas em Setembro?
Poderemos não ir a tempo, pois nessa altura poderá já não haver Fptda!
Admirados, não fiquem, vou aqui partilhar um exercício de reflexão com todos.
Em 19/6 realizou-se uma reunião da Assembleia-Geral, a qual já alguns já apelidavam como o virar de página, mas assim não parece, pois nada sabemos, nada nos mostra, que se poderá estar a virar uma qualquer página.
Ora vejamos, em 4/7 realizou-se mais uma reunião da Assembleia-Geral com a finalidade de aprovar os estatutos.
Ok, parece que foram aprovados, onde estão? Alguém os viu, quase um mês depois e nada.
E as actas das duas últimas reuniões da Assembleia-Geral, será que alguém as viu? serão assim tão difíceis de elaborar?
Há já sei talvez sejam documentos secretos, totalmente classificados, só à disposição de uma pequena , "Elite".
Quando a Secretaria de Estado ou o IDP, se decidir em nos ouvir, a primeira coisa que nos vai pedir sáo os estatutos devidamente aprovados e registados, e se nada houver? será que estas entidades irão esperar mais pela arrumação da casa (FPTDA), pois quem não consegue organizar a sua casa merece credibilidade, para opinar sobre as dos outros (Clubes e associações?
Pois é meus caros sem este documento nada poderá ser feito.
Estamos no final de Julho, dificilmente alguma coisa poderá ser tratada em Agosto, pois como sabemos o poder politico vai a banhos, e praticamente tudo fica adiado para Setembro.
Está a decorrer o inquérito à FPTDA, os rumores apontam para conclusões francamente negativas para a nossa federação, e nada tem sido feito para mostrar que estamos já a trilhar outros caminhos.
Porque será que a comissão administrativa não nos informa do que está a ser tratado, Têm o Site para colocar informação, senão a querem publica, avisem os clubes e as associações, mas falem com as pessoas, pois se havia alguma expectativa sobre a nossa evolução, ela está completamente a esfumar-se.
Meus Senhores é pena que tudo esteja a acontecer desta forma.
Mas eu continuo a acreditar e farei a minha parte para que a nossa federação se reafirme e seja um REALIDADE, façam todos a vossa parte.
Manuel Barros.
A falta de informações da FPTDA é confrangedora.
Esta cadeia de notícias deveria chamar-se antes "A Acrobática dos clubes, a Federação ausente e o Futuro incerto".
Esperemos que não se chegue a "A Acrobática parada, a Federação acabada e o Futuro passado"...
António Costa.
Alguem sabe quem são as pessoas que fazem parte da tal comissão administrativa? Alguem tem o seu contacto?Eu não faço ideia quem são...
Se eles não comunicam o que se passa podemos ser nós a perguntar.
Hoje, amanhã e no dia a seguir e no outro... Aposto que haveria mais informação e que as coisas andariam para a frente.
Fica a ideia.
Quem puder disponibilizar o contacto do representante ou dos membros da comissão é favor fazê-lo
João Maia
Alguem sabe quem são as pessoas que fazem parte da tal comissão administrativa? Alguem tem o seu contacto?Eu não faço ideia quem são...
Se eles não comunicam o que se passa podemos ser nós a perguntar.
Hoje, amanhã e no dia a seguir e no outro... Aposto que haveria mais informação e que as coisas andariam para a frente.
Fica a ideia.
Quem puder disponibilizar o contacto do representante ou dos membros da comissão é favor fazê-lo
João Maia
Olá a todos.
Esta discussão foi colocada no AcroNews em 24/7, à 8 dias, e praticamente todos os comentários evidenciam a falta de comunicação por parte da comissão administrativa.
Neste momento volvidos 8 dias o site da Fptda continua impávido e sereno, com as mesmas notícias (Trampolins), será que não se passa mais nada no seio dos Trampolins e Desportos Acrobáticos?
Meus caros como ninguém, com responsabilidade na comissão administrativa, se digna a comunicar qual a situação Actual, partilho convosco dois contactos de email que podem usar para colocar directamente as vossas questões, a saber:
secretaria@fptda.com e arraisluis@gmail.com
No entanto sugiro que todas as questões enviadas e respostas recebidas, sejam simultâneamente colocadas neste blogs, pois só assim poderemos estar todos ao corrente da evolução da situação.
Manuel Barros
Boa noite a todos os participantes deste blogue/fórum. Este é mais um meio que prova a vitalidade das nossas modalidades.
Tive hoje conhecimento deste blogue e é com todo o gosto que venho enviar saudações gímnicas em meu nome pessoal e da Comissão Administrativa da FPTDA a que pertenço. Compreendo toda a vossa preocupação e comungo da vossa opinião em relação à necessidade de informação. Em primeiro lugar quero-vos dizer que qualquer pedido de informação que seja enviado para a federação, nomeadamente através do email (secretaria@fptda.com) será alvo de resposta célere. A Comissão Administrativa é constituída por um representante de cada associação distrital/regional e de classe tendo esta informação e a sua constituição nominal sido divulgada no site (http://www.fptda.org/site/downloads/outros/Acta_AG_20100619.pdf).
Neste momento, a principal preocupação, passa pela manutenção da nossa federação enquanto instituição de utilidade pública que nos permita retomar o rumo de progresso conseguido com base no excelente trabalho realizado por todos (ginastas, treinadores, dirigentes, juízes, familiares, ...).
A situação da FPTDA que encontrámos é uma situação muito complicada, cheia de incumprimentos que temos vindo a resolver e acreditamos (até ao fim) ser possível chegar a bom porto. Estamos a preparar uma comunicação que brevemente será colocada no site, onde esclareceremos o que tem sido feito. Percebo a preocupação sobre orientações de futuro, mas neste momento o que estamos a fazer é tentar garantir um futuro autónomo para as nossas modalidades. Depois desse princípio garantido, então sim poderemos avançar com eleições para uma nova direcção que retomará o caminho que melhor servir a ginástica acrobática e os trampolins do nosso país.
Temos na nossa comissão, membros ligados à acrobática, e a nossa responsabilidade e sensibilidade é repartida de igual forma para ambas as vertentes da nossa federação.
A tarefa que enfrentamos é uma tarefa herculeana e sabemos que não conseguiremos apagar todos os fogos, e desde já aceitem as minhas desculpas pessoais e a minha penitência por alguma falha de comunicação que sintam, mas estamos a fazer o melhor que podemos e sabemos em prol das nossas modalidades.
Disponibilizo-me para vos poder dar mais informações directamente através de solicitação para o meu email (luisapolonia@gmail.com) desde que esses pedidos venham devidamente identificados.
Sem mais, apenas me resta pedir alguma paciência e informar que esperamos ver os nossos esforços correspondidos de forma a podermos em breve dar boas notícias a todos os intervenientes das nossas modalidades.
Saudações
Luis Apolónia
Presidente da ANJTTUGA (Associação de Juízes) e membro da Comissão Administrativa da FPTDA
Retirado do site da FPTDA:
"A Comissão Administrativa, gostaria de em primeiro lugar, agradecer a todos aqueles que têm colaborado para a resolução de todos os problemas encontrados na FPTDA. A situação não é fácil, mas temos consciência de que com o esforço de todos os Agentes Desportivos, iremos «levantar» a nossa Federação.
Como sabemos, não existem «Salvadores da Pátria», existem sim, muitos Agentes Desportivos que acreditam e estão a dar o seu melhor para que os nossos ginastas possam continuar a ter a oportunidade, através do seu esforço, de conseguir fazer os seus treinos e as suas competições, de conseguir representar os seus clubes e o seu país, nas melhores condições que eles merecem.
Na Comissão Administrativa, estamos a fazer a nossa parte para resolver problemas para os quais não contribuímos mas que, queremos ajudar a resolver. Estamos muito satisfeitos pois temos encontrado ajuda e compreensão em todo o lado, o que nos permite dizer que a nossa Federação ainda tem muita credibilidade.
Sabemos que nesta altura seja mais fácil criticar, mas também sabemos que temos de ter alguma paciência pois, iremos, seguramente, resolver todos os problemas e preparar o futuro da FPTDA.
Tem sido feito, com a grande ajuda dos funcionários da nossa Federação, o levantamento de toda a situação da mesma, em termos financeiros, desportivos e administrativos.
Outras informações:
- BANCOS:
·Foram interditos movimentos de contas por parte de qualquer antigo elemento da anterior Direcção.
·Foram também mudadas as assinaturas nos Bancos onde temos contas.
·Está a ser feito o levantamento rigoroso dos movimentos bancários nos últimos meses.
- PAGAMENTOS:
·Água e Telefones que já estavam em corte e Electricidade.
·Parte dos salários dos funcionários da Federação, relativo ao mês de Junho.
- REGULAMENTOS:
·As contas da FPTDA, aprovadas em Assembleia Geral, foram entregues no IDP.
·Através de Assembleia Geral extraordinária, foram definitivamente aprovados os Estatutos que foram deixados por resolver pela anterior Direcção.
·Regulamento Anti-Dopagem, foi também corrigido, aprovado e enviado, dentro do prazo, para a entidade responsável (ADoP), tendo sido já aceite pela mesma.
·Regulamento Disciplinar foi corrigido, conforme exigências das entidades reguladoras nacionais e aprovado em sede de Comissão.
(Todos estes regulamentos serão apresentados na próxima Assembleia Geral)
- CONTRATOS PROGRAMA DE ALTO RENDIMENTO:
·Os Contratos Programas de Ginastas de Alto Rendimento, já foram entregues no IDP.
- REUNIÕES:
·IDP: Dia 28 de Junho. Inquérito à FPTDA, por motivo de existência de irregularidades nas contas da Federação e falta de certificação das mesmas.
·FGP: Dia 01 de Julho. Apresentação da Comissão e pedido de ajuda e compreensão para este momento da FPTDA.
·COP: Dia 06 de Julho. Estivemos presentes numa reunião, a nosso pedido, com o Sr. Vicente Moura, Presidente desta instituição, onde nos apresentámos e fizemos o balanço da situação e pedimos ajuda para a Federação, ficando o compromisso de que nos iriam ajudar no que fosse necessário.
·CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO: Dia 15 de Julho. Também a nosso pedido, estivemos reunidos com o Presidente da Confederação, onde também nos apresentámos e fizemos o balanço da situação e solicitámos ajuda que, mais uma vez, nos foi prometida."
- continua no próximo post -
- continuação do post anteiror com a mensagem retirada do site da FPTDA -
"·Foram também efectuadas reuniões com outros órgãos da FPTDA, no sentido de agilizar os procedimentos internos, nomeadamente com o Conselho de Arbitragem, Conselho Cientifico e com os próprios funcionários da federação.
·Também se realizaram diversas reuniões com as entidades bancárias com quem a FPTDA tem ligação.
- FORNECEDORES:
·Foram efectuadas diversas reuniões com fornecedores que se têm mostrado compreensivos em relação à falta de verbas da Federação.
- SEGURANÇA SOCIAL:
·Conseguiu-se um acordo de pagamentos que tem de começar a ser efectuado o mais rápido possível para não perdermos a compreensão desta instituição.
- ACTIVIDADES:
·A pedido do Vereador do Desporto, da Câmara Municipal da Anadia, estivemos presentes, por 2 vezes, no Centro de Alto Rendimento da Anadia, para a recepção do material desportivo, em conjunto com a FGP.
·A participação nos Campeonatos do Mundo de Acrobática na Polónia conseguida com a compreensão e disponibilidade dos clubes e ginastas.
·Inscrições da Selecção Nacional nas Taças do Mundo de Trampolins de Albacete e de Loulé também com o apoio fundamental de um clube do Algarve (APAGL).
·Realização de 2 provas de apuramento para os CMGI em Trampolins.
·Reunião com clubes de ginastas apurados
·Estamos em conjunto com a FGP a preparar a organização da Academia FIG de nível 3 de Ginástica Acrobática.
- PROBLEMAS MAIS URGENTES AINDA PARA RESOLVER:
·Pagamento de ordenados a funcionários
·Assinatura de Contrato Programa com IDP que nos permita continuar a actividade da Federação.
·Concluir a rectificação dos restantes regulamentos federativos, nomeadamente o eleitoral.
·Preparação do plano de actividades para 2011.
A Comissão Administrativa está disponível para qualquer esclarecimento adicional sobre os trabalhos que estão a ser realizados, através dos contactos normais da FPTDA, nomeadamente pelo email secretaria@fptda.com .
Atentamente
Comissão Administrativa da FPTDA"
Apesar de ter sido apagado, um email que foi enviado para a FPTDA e "postado" aqui, julgo ser correcto colocar aqui também a resposta dada ao mesmo.
Agradeço ao Lourenço França que dê o mesmo caminho a esta resposta que deu ao email inicial.
"Exmo Senhor,
Venho por este meio, enquanto membro da Comissão Administrativa, responder ao vosso email, sem no entanto conseguir perceber de que forma poderemos, na FPTDA ajudar a vossa ginástica que evidentemente muito deu nos últimos anos para as modalidades que a FPTDA tutela. Por correio já foi enviado o documento comprovativo do estatuto de Alto Rendimento reconhecido pelo IDP, documento esse do qual anexo uma cópia a este email.
Quanto à legislação que se aplica ao acesso ao ensino superior, não pode ser evidentemente alterada por nenhuma federação desportiva.
Desejando as maiores sortes à Ana Catarina Matos Pereira e sua familia, despeço-me com consideração e estima.
Atentamente
Luis Apolónia
Membro da Comissão Administrativa"
Infelizmente, enquanto tentava colocar o comunicado da Comissão Administrativa da FPTDA (que teve de ser fraccionado - e que me deu uma trabalheira... - , pois eu não sabia que os comments não suportam nada com mais de 4000 caracteres, apaguei o último post colocado.
Não me teria apercebido se não fosse o Luis.
Aqui fica de novo:
---------
A/C da Comissão Administrativa da FPTDA.
Boa tarde,
Como Presidente da Acro Clube da Maia, tenho o dever e a obrigação de tudo fazer para ajudar os nossos atletas, e tentar aliviar o seu sofrimento, nomeadamente desta atleta e sua família, que se encontra numa situação de uma grande injustiça, e teme, quer ela quer o Clube, que nada se resolva atempadamente.
A Ana Catarina, sempre foi uma atleta exemplar, ao serviço da Ginástica Acrobática, quer internamente, onde foi várias vezes Campeã Nacional, quer no estrangeiro, onde obteve resultados de relevo, representando a FPTDA e as cores Nacionais.
Junto missiva enviada, hoje, pela mãe a várias entidades, numa derradeira esperança que algo se possa ainda fazer.
“Exmos. Senhores.
Desde já peço desculpa por estar a incomodar, mas o futuro da minha filha encontra-se nas vossas mãos, passo a explicar:
A minha filha, ANA CATARINA MATOS PEREIRA, atelta com Estatuto de Alto Rendimento Desportivo, foi hoje apresentar a sua candidatura de ingresso ao Ensino Superior, com média global de 17,0 valores.
Ao abrigo do contingente especial, candidatou-se ao curso de Medicina - 1º lugar - no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar , em 2º lugar na Faculdade de Medicina, ambos no Porto.
Qual o seu espanto... e daí a nossa indignação... quando lhe foi transmitido que, apesar da sua excelente média, (tinha obtido classificação, na prova de ingresso, a Fisico - Quimíca de13 valores, ficando com média de 15 valores a esta disciplina) provavelmente não conseguiria entrar nos cursos por ela escolhidos, porque na referida prova de ingresso a sua classificação era inferior a 15 ou 14 valores, nota mínima de ingresso no ICBAS e Fac. Medicina, respectivamente.
Ora ... Atendendo a que os contigentes especiais se destinam a alunos "especiais" que não têm o mesmo tempo disponível para o estudo e que um azar pode acontecer (como foi o caso), venho por este meio solicitar que a situação seja apreciada, não só para o caso da Ana como também para outras Anas que existam com o Estatuto de Alto Rendimento, defendendo as cores da nossa bandeira, dedicando todo o seu tempo disponÍvel a treinar para que os sucessos sejam inúmeros.
Este meu pedido prende-se essencialmente pelo facto da lei ter alterado recentemente havendo, necessidade do Instituto do Desporto de Portugal chegar a um entendimento lógico/razoável com o Ministério de Educação para que estes alunos sejam mesmos especiais e possam vir a continuar a lutar pelas cores de Portugal, com todo o orgulho e dedicação como até aqui.
Certa do V. melhor acolhimento,
Com os meus melhores cumprimentos,”
Post a Comment