Foi um primeiro dia de provas absolutamente memorável para PORTUGAL.
TODOS os ginastas venceram as suas especialidades e, como consequência, subiram ao pódio para receber as respectivas medalhas de 1º lugar e ouvir o Hino Nacional (completo).
Sobretudo num evento em que, todos os que tinham adversários, estavam a competir com ginastas americanos.
Comecemos pelo Par Masculino João Maia / Tiago Figueiredo que competiram na Taça do Mundo. Foi um óptimo exercício de Equilíbrio com posições estáveis e muito bem definidas. O público vibrou com estes ginastas como se fossem da casa! O importante agora é conseguir recuperar o ombro do Tiago o mais rápidamente possível para os World Games. Hoje será a vez do Dinâmico.
O Par Feminino Ana Marujo/Leonor Oliveira estiveram impecáveis (o 9,400 de execução é um excelente indicador disso mesmo) e conseguiram uma confortável distância às duas mais directas adversárias. Também hoje é a vez do Dinâmico.
Nos Mistos, a antiga rivalidade entre o Par Norte-Americano e o nosso Par João Costa / Íris Mendes sentiu-se mais uma vez (no MIAC'08 venceram os lusos e no MIAC'09 venceram os americanos - empatados pontualmente). Contudo, o exercício dos portugueses foi muito seguro e com posições muito bem definidas, não tendo dado hipóteses (9,300 de Execução). O Dinâmico aguarda-os hoje.
O Masculino Júnior esteve também excelente. Foi um exercício de Equilíbrio óptimo e o reflexo dissp é uma crescente valorização que estes ginastas vão verificando na componente artística prova a prova. O Dinâmico é o prato do dia de hoje.
O Trio esteve excelente no seu Dinâmico. Com figuras a grande altura e boas recepções, não deu qualquer hipótese aos 2º classificado, o que, numa competição de Trios repleta de adversárias americanas é um execelnte presságio para o exercício de hoje: o mais forte destas ginastas - Equilíbrio.
Em conclusão: 5 vitórias no primeiro dia. 5 vezes que a bandeira verde-rubra subiu ao mais alto lugar. 5 vezes que tocou "A Portguesa" no Roy Wilkins Auditorium. Deve ter sido a primeira vez que tal aconteceu. Por tudo isso, o dia de ontem foi memorável e estes 11 ginasstas escreveram uma página dourada na Ginástica Acrobática Nacional.
Em nome dos membros desta delegação gostaria de agradecer todo o apoio que sentimos vir do outro lado do Atlântico. Ontem, ao receber mensagens e telefonemas às 3 e às 4 da manhã (hora de Portugal) a felicitar os ginastas pelas suas prestações e resultados, foi inevitável lembrar a prova do Carlos Lopes em 1984 - Jogos Olímpicos de Los Angeles - que pôs Portugal acordado atè "às quinhentas" para o ver ganhar. Foi a vez destes ginastas fazerem algo semelhante e sentir que havia muita gente colada à internet, a vibrar com as suas provas.
Hoje será tudo - mais ou menos - à mesma hora. Mas já estamos todos habituados a ficar acordados até tarde... Sobretudo porque eles merecem!