Monday, May 4, 2009

Pouco tem de Ginástica Acrobática mas é incontornável



Morreu Vasco Granja.


Enquanto os mais novos que lêem este blog perguntam quem seria Vasco Granja, outros, como eu, que há trinta anos atrás "madrugava" aos Sábados de manhã para ver "Cinema de Animação" e absorvia todos aqueles desenhos animados polacos e checoslovacos (na altura pouco perceptíveis para mim) só para no finzinho do programa ver o Buggs Boney, o Road Runner, o Tom & Jerry ou a fantástica Pantera Cor-de-Rosa, sentimo-nos um pouco mais tristes. Nostálgicos. Afinal, perdemos aquele que durante anos a fio nos trouxe o único programa da televisão portuguesa dedicado exclusivamente à animação e aos desenhos animados e que foi, para muitos, responsável pela criação do gosto pela BD.

Uma das últimas aparições do Vasco na RTP foi no programa Herman Enciclopédia onde tinha a rara capacidade de gozar consigo próprio (deixo esse bocadinho para verem no YouTube).

Lucky Luke, Spirou, Tintin, Looney Tunes, Pantera Cor-de-Rosa, Friz Freling, Chuck Jones, Mel Blanc (a voz) e até Manga apareceram pela mão de Vasco Granja. Num tempo onde tudo isto parece estranho ou de uma realidade alternativa por ser tão simples de encontrar (por estar à distância de um click ou onde há canais de TV que transmitem desenhos animados 24h por dia), Vasco Granja foi o primeiro. O grande pioneiro. E nós com ele, pela sua mão.

Para ele, Koniec. (quer dizer Fim em polaco)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vasco_Granja



2 comments:

ACosta said...

Foi com tristeza que soube da morte do Vasco Granja, que numa certa fase dos seus programas foi apelidado de Granjov (por passar muitos desenhos de Leste). Relembro os "desenhos animados" do Droopy, Daffy Duck, Elmer Fudd, Willie Coyote, Speedy Gonzalez, Tweety e Sylvester, etc. Felizmente que o Youtube permite ver muitos dessas animações fantásticas.
"That's All Folks" para o Vasco Granja...

J. Pedro Martins, Prof. said...

Caro Lourenço.
Também fui um (de muitos) no qual Vasco Granja deixou FELIZMENTE a sua marca.
Foram muitos os momentos de deleite televisivo e não só que tiveram como líder esta figura mítica.
E a célebre revista semanal "TINTIN".
Existem ainda TODAS religiosamente guardadas na estante cá de casa, quais troféus de caça...
Parabéns por este momento de lembrança, neste espaço internético onde passam "jovens dos 07 aos 77 anos de idade", como se referiu SEMPRE no sub-título da tal revista TINTIN.
Para onde ele fôr irá congregar à sua volta boa disposição, irreverência, inovação, criatividade, CULTURA...
Os "DESENHOS" ficaram um pouco MENOS "ANIMADOS" !!! :(