Friday, January 29, 2010

Trio Sénior Português ascende ao 6º lugar na Final de Equilíbrio dos Europeus 2009

"LAUSANNE (SUI) FIG Office, January 29, 2010: Acting on the recommendation of its Disciplinary Commission, the FIG Presidential Commission ruled on the doping cases involving gymnasts Daiane dos Santos (BRA) andAlisa Usmanova (BLR).

The Brazilian gymnast is suspended for a 5-month period, starting January 27, 2010 or the day the decision was issued by the Presidential Commission, thus underscoring the proposal submitted by the FIG Disciplinary Commission. Having tested for Furosemide on July 2, 2009 out of competition, Daiane dos Santos was heard by the FIG Disciplinary Commission on December 18, 2009 in Lausanne.

A member of the Byelorussian female Trio, Alisa Usmanova was suspended for the period of one year starting January 27, 2010. Traces of the same substance had been detected in a sample taken from the Byelorussian gymnast on October 3, 2009 at the Acrobatic Gymnastics European Championships in Vila do Conde, Portugal. As a result of her suspension, Usmanova has been disqualified from that competition. This will have a bearing on the final ranking, as the Trio disappears altogether from the list. Third in the All-around, the position falls to Great Britain. In Balance, the Silver goes to Ukraine and the Bronze to Belgium.

Both decisions have come into force. The two gymnasts, along with the World Anti-doping Agency (WADA), have the right to appeal to the FIG Appeal Tribunal or the Court of Arbitration for Sport (CAS) respectively within 21 days of notification." - site da FIG

Vale a pena rever:

Tuesday, January 26, 2010

Torneio de Abertura 2010: Análise de Resultados

Terminado que está o Torneio de Abertura 2010 - a 1ª competição nacional do ano para Juvenis e Elite - o AcroNews "esmiúça" os resultados numa breve análise baseada nas tabelas retiradas do site da FPTDA.

Nos Trios Juvenis (o evento com maior número de grupos participantes - 11), o ACMaia alcançou dois lugares no pódio com as ginastas Rita Pinto/Raquel Barros/Catarina Ferraz a vencerem a prova e as suas colegas Beatriz Paupério/Ana Pereira/Jéssica Correia na 3ª posição. O 2º lugar foi para o Trio do GCPortuguês composto pelas ginastas Mariana Fernandes/Vanessa Mendes/Madeleine Bayon.
Nos Pares Femininos Juvenis, os dois lugares mais altos do pódio foram para as ginastas do GCPortuguês: 1º para Marta Carvalho/Leonor Silva e 2º para Marta Vilar/Maria Pereira. Em 3º vieram as ginastas Margarida Silva/Matilde Pereira do GDSCascais. À excepção da Leonor Silva, só deu "M"s no pódio dos Pares Femininos.
Nos Pares Mistos Juvenis a vitória foi para o Par do GDPCimpor Bruno Tavares/Maria Cristóvão. A escassos 0,05 ficaram em 2º Ruben Ramos (o 1º ginasta a fazer triplo)/Joana Mascarenhas do GCPortuguês e em 3º Filipe Pinheiro/Inês Santos da AGISamoraCorreia.

O quadro de resultados dos ginastas Elite é bem mais simples e em apenas uma categoria houve competição (Pares Mistos Juniores).
Assim, nos Mistos Juniores, o ACMaia arrecadou - como se previa - o 1º e o 2º lugar (só havia dois pares e ambos desse clube pelo que as únicas dúvidas recaiam sobre qual a ordem da classificação). João Costa/Íris Mendes venceram os seus colegas de clube Filipe Norton/Mariana Amorim que conseguiram obter os mínimos que lhes permitem ascender ao escalão Sénior Elite já na próxima competição.
Nos Pares Femininos, Inês Pereira/Mafalda Brás do GimnofaroGC venceram a prova, o mesmo acontecendo nos Trios com o grupo formado pelas ginastas Maria Rolão/Maria Ganito/Leonor Oliveira do GCPortuguês e nos Pares Masculinos com Tiago Rodrigues/Ivo Gabadinho do GimnofaroGC.

Nos Seniores Elite apenas dois P/G. Gonçalo Roque/Sofia Rolão do GCPortuguês venceram sem problemas com dois bons exercícios e com um Dinâmico com uma coreografia invulgar mas - na minha modesta opinião, claro - muito, muito interessante. Nos Pares Masculinos competiu o único P/G Sénior português que tinha, à data da prova, idade internacional (depois desta prova haverá mais um na categoria de Pares Mistos): David Varela/João Assunção do GimnofaroGC venceram, também, sem problemas e na primeira prova depois da passagem ao mais difícil escalão da modalidade.

O Torneio de Abertura 2010 foi, como o nome indica, a primeira prova nacional. Foi, também por isso mesmo, uma prova onde se notaram ainda alguns problemas no capítulo da execução (muitas posições novas e mesmo P/G novos ainda com pouca experiência de trabalho em conjunto) e da componente artística (com coreografias novas que necessitam de "rodagem" em treino em prova mas que irão, certamente, melhorar nos próximos eventos).

A modalidade entra agora num período de muitos Campeonatos Distritais e competições Internacionais. Voltará o circuito nacional de provas com a Qualificativa na cidade da Maia.


Monday, January 25, 2010

Torneio de Abertura 2010: Resultados

Já estão disponíveis para download no site da FPTDA os resultados do Torneio de Abertura 2010 que decorreu este fim de semana (23 e 24 de Janeiro) na cidade algarvia de Loulé.

Felicitando a FPTDA pela celeridade com que os mesmos foram disponibilizados e garantindo para breve uma análise dos mesmos, não posso deixar de frisar que foi neste fim de semana acrobático - com a inauguração da época 2010 - que o AcroNews ultrapassou as 100.000 visitas.

Parabéns a todos por este "pequeno-grande" feito.

Friday, January 22, 2010

Inscrições Definitivas no MIAC

No momento em que estão encerradas as Inscrições Definitivas do MIAC, a página oficial do Torneio informa sobre os números de ginastas e P/G constantes na prova.

De todos os países ou delegações que já fizeram a Inscrição Definitiva, destaque para as estreias da Rússia, Kazaquistão, Uzbequistão e Holanda; para os 3 clubes de Espanha; para as 9 delegações (e 100 ginastas) nacionais e para o facto de haver mais 16% de estrangeiros do que portugueses nesta Prova de Ginástica Acrobática.

Aqui ficam os gráficos retirados da Organização (clique no gráfico para aumentar).



Saturday, January 16, 2010

Neste aspecto ainda estamos um nadinha longe...

Para mim é sempre das coisas mais incríveis que registo todos os anos.
Mesmo que saiba que a Ginástica era desporto individual mais visto dos Jogos Olímpicos (até aos JO de Atenas, é certo - pois veio a declinar até ao 3º lugar).

A foto diz respeito ao embate entre duas Universidades dos EUA durante o Campeonato Nacional (nos Estados Unidos as provas passam-se em "dual meetings" como se se tratasse de um jogo de Basquetebol ou de Futebol em que uma das equipas ganhará).
No caso da foto é Utah vs Iowa!
Em algumas Universidades a média de público é de 12.000 espectadores!!

Sabem qual é a média de público na 1º Liga de Futebol português? (para rir da comparação é só clicar no link).





Sunday, January 10, 2010

Torneio de Abertura 2010

A época de Ginástica Acrobática abre oficialmente no próximo dia 24 de Janeiro com o Torneio de Abertura na cidade de Loulé.

Prova destinada a ginastas Elite e Juvenis, será o reencontro da comunidade da Ginástica Acrobática 4 meses depois dos Campeonatos da Europa de Vila do Conde - de tão boa memória para Portugal - e 6 meses depois da Taça FPTDA 2009.

Todas as informações da prova podem ser descarregadas aqui - via FPTDA.

Calendário FPTDA - versão definitiva (com locais de provas)

Já está disponível no site da FPTDA o Calendário 2010 de competições de Trampolins, Tumbling e Ginástica Acrobática. Podem fazer o download a partir daqui.

Importa saber que no caso da nossa modalidade, as provas serão em Loulé (Torneio Abertura), Maia (ambas as Qualificativas), Lisba (CN Elite e Iniciados), Vila do Conde (CN Juvenis, Juniores e Seniores) e Sangalhos (Taça FPTDA).

Regras 11-16 até 2012

As regras do escalão 11-16 (FIG) mudaram (ou pelo menos sofreram algumas alterações - quer nas tabelas quer algumas clarificações importantes no Regulamento Específico).

Podem fazer aqui o download das Tabelas, e aqui do Código do Escalão.