Tuesday, January 26, 2010

Torneio de Abertura 2010: Análise de Resultados

Terminado que está o Torneio de Abertura 2010 - a 1ª competição nacional do ano para Juvenis e Elite - o AcroNews "esmiúça" os resultados numa breve análise baseada nas tabelas retiradas do site da FPTDA.

Nos Trios Juvenis (o evento com maior número de grupos participantes - 11), o ACMaia alcançou dois lugares no pódio com as ginastas Rita Pinto/Raquel Barros/Catarina Ferraz a vencerem a prova e as suas colegas Beatriz Paupério/Ana Pereira/Jéssica Correia na 3ª posição. O 2º lugar foi para o Trio do GCPortuguês composto pelas ginastas Mariana Fernandes/Vanessa Mendes/Madeleine Bayon.
Nos Pares Femininos Juvenis, os dois lugares mais altos do pódio foram para as ginastas do GCPortuguês: 1º para Marta Carvalho/Leonor Silva e 2º para Marta Vilar/Maria Pereira. Em 3º vieram as ginastas Margarida Silva/Matilde Pereira do GDSCascais. À excepção da Leonor Silva, só deu "M"s no pódio dos Pares Femininos.
Nos Pares Mistos Juvenis a vitória foi para o Par do GDPCimpor Bruno Tavares/Maria Cristóvão. A escassos 0,05 ficaram em 2º Ruben Ramos (o 1º ginasta a fazer triplo)/Joana Mascarenhas do GCPortuguês e em 3º Filipe Pinheiro/Inês Santos da AGISamoraCorreia.

O quadro de resultados dos ginastas Elite é bem mais simples e em apenas uma categoria houve competição (Pares Mistos Juniores).
Assim, nos Mistos Juniores, o ACMaia arrecadou - como se previa - o 1º e o 2º lugar (só havia dois pares e ambos desse clube pelo que as únicas dúvidas recaiam sobre qual a ordem da classificação). João Costa/Íris Mendes venceram os seus colegas de clube Filipe Norton/Mariana Amorim que conseguiram obter os mínimos que lhes permitem ascender ao escalão Sénior Elite já na próxima competição.
Nos Pares Femininos, Inês Pereira/Mafalda Brás do GimnofaroGC venceram a prova, o mesmo acontecendo nos Trios com o grupo formado pelas ginastas Maria Rolão/Maria Ganito/Leonor Oliveira do GCPortuguês e nos Pares Masculinos com Tiago Rodrigues/Ivo Gabadinho do GimnofaroGC.

Nos Seniores Elite apenas dois P/G. Gonçalo Roque/Sofia Rolão do GCPortuguês venceram sem problemas com dois bons exercícios e com um Dinâmico com uma coreografia invulgar mas - na minha modesta opinião, claro - muito, muito interessante. Nos Pares Masculinos competiu o único P/G Sénior português que tinha, à data da prova, idade internacional (depois desta prova haverá mais um na categoria de Pares Mistos): David Varela/João Assunção do GimnofaroGC venceram, também, sem problemas e na primeira prova depois da passagem ao mais difícil escalão da modalidade.

O Torneio de Abertura 2010 foi, como o nome indica, a primeira prova nacional. Foi, também por isso mesmo, uma prova onde se notaram ainda alguns problemas no capítulo da execução (muitas posições novas e mesmo P/G novos ainda com pouca experiência de trabalho em conjunto) e da componente artística (com coreografias novas que necessitam de "rodagem" em treino em prova mas que irão, certamente, melhorar nos próximos eventos).

A modalidade entra agora num período de muitos Campeonatos Distritais e competições Internacionais. Voltará o circuito nacional de provas com a Qualificativa na cidade da Maia.


No comments: