Tuesday, March 30, 2010

Gala de Ginástica FGP/FPTDA

A FGP e a FPTDA levaram a efeito a terceira edição do Sarau de Gala da Ginástica.
Este ano, o festival onde participaram os melhores ginastas portugueses, teve lugar na cidade da Guarda, no dia 20 de Março de 2010.

Da nossa modalidade participaram João Costa / Íris Mendes (Vice-Campeões do Mundo 11-16 em 2008 e 3º class. no Europeu de Vila do Conde em 2009) do ACMaia, Gonçalo Roque / Sofia Rolão e Maria Rolão / Maria Ganito / Leonor Oliveira do GCPortuguês - todos eles ginastas da Equipa Nacional e com um vasto palmarés em diferentes grupos.

No site do InfoGinástica veio alguma coisa como isto:
"João Costa/Íris Mendes (Misto de Ginástica Acrobática);
Gonçalo Roque/Sofia Rolão (Misto de Ginástica Acrobática do GCP)"

mas, curiosamente, também vem:
"Zoi Lima (ginasta do Sport Clube do Porto e da equipa nacional de Ginástica Artística Feminina, com múltiplos títulos nacionais no currículo, além de ser a única ginasta nacional que conquistou medalhas em provas de Taças do Mundo);
Gustavo Simões (ginasta do Lisboa Ginásio Clube, diversos títulos nacionais em vários escalões e Vice-Campeão da Europa de Juniores – prova argolas em 2008 e medalha de bronze no Concurso Geral Individual no Campeonato da Europa de Juniores 2008)"
(sem qualquer desprimor para estes dois ginastas de enorme valia e com um dos melhores palmarés nacionais de sempre conquistando pela primeira vez para Portugal alguns dos maiores feitos internacionais na sua modalidade).

No entanto, várias perguntas ficam:
- O Trio Maria Rolão / Maria Ganito / Leonor Oliveira não participou na Gala?; nem tem palmarés?, não é Elite?, não é da Equipa Nacional?
- João Costa / Íris Mendes não têm, sequer, clube? E não têm qualquer palmarés na modalidade? Mesmo que pequenino? Sei lá, 2º nos Mundiais...
- Gonçalo Roque / Sofia Rolão não são da Equipa Nacional?
- E já agora, o que é um "Misto"? Será um Par ou um Churrasquinho?

É impossível aos ginastas, treinadores ou adeptos da Ginástica não lerem o InfoGinástica sem estabelecerem comparações sobre diferenças de tratamento entre modalidades. Mas não deveriam. E essas diferenças parecem cada vez mais gritantes. E também não deveriam.
Quando surgiu, o InfoGinástica veio colmatar uma enorme lacuna que reportava à unidade da Ginástica na sua multiplicidade de disciplinas. Era algo de fantástico e de enorme importância. Esperava-se imparcialidade, espírito noticioso, embelezamento da modalidade e muita divulgação (um site destes não deve ser para "dentro" mas para "fora" do nosso desporto). Aos poucos, cada uma destas facetas foi desvanecendo. Quem perde é a Ginástica.

No comments: