Wednesday, May 20, 2009

Campeonatos Nacionais Elite e Juvenis (Análise da Prova)


A competição decorreu no Pav. Municipal do Casal Vistoso no passado fim de semana - 16 e 17 de Maio - sempre com uma boa moldura de espectadores, algo que muito contribuiu para o espectáculo que os ginastas deram no praticável.
Foi, talvez, um dos melhores Campeonatos Nacionais dos últimos anos e, apesar de apenas numa especialidade haver mais de 2 concorrentes, a qualidade das exibições foi, deveras, excelente. Importa analisar agora (num futuro muito muito próximo) quais as condições que fazem com que haja 6 Trios Juniores Elite e apenas dois Mistos, Femininos ou Masculinos.
Nos Seniores o panorama é ainda pior ao nível da quantidade de praticantes. Todos eles eram, à partida, Campeões Nacionais... Por melhor que todos os ginastas Elite estejam (e isso parece-me inegável), o facto é que são muito poucos.

O pior de tudo é que, internacionalmente, Age Group 11-16 e Juniores até podem ter Competições Mundiais ou Europeias mas o facto é que apenas os Seniores interessam verdadeiramente - basta pensar para quem se fazem Taças do Mundo, Campeonatos do Mundo ou Jogos Olímpicos (mesmo que haja vontades para fazer todas estas provas para escalões mais jovens). É preciso haver esta consciência.
Por exemplo:
- Em que lugar ficou a Selecção Nacional Sub-18 - Júnior A Masculina - de Andebol nos últimos Europeus? Alguém sabe? Pois, imagino que não...
- Qual o melhor resultado Júnior da Naide Gomes? Pois é...
- E o Nelson Évora? Em que lugar ficou o nosso Campeão Olímpico nos Europeus de Juniores de 2003? Até ganhou!! No Triplo Salto e no Comprimento. Lembram-se?...

(e apenas dei exemplos de modalidades com mais mediatismo que a Acrobática, com páginas regulares nos Jornais desportivos)

O mesmo se passa com a Acrobática e com os nossos Juvenis, Juniores e Seniores. E, se de facto, é muito importante ter uma boa pirâmide qualitativa de Juvenis e Juniores COM IDADE INTERNACIONAL, ainda é mais fundamental criar condições para que os clubes possam formar P/G com idade e perspectivas de futuro que não "morram" em Juniores mas que aspirem (ginastas e treinadores) ao escalão mais alto.

Mas vamos à prova:

Juvenis
Nos Mistos, Fábio Viegas/Micaela Faquinéu do LouletanoDC venceram destacados a sua especialidade deixando o par Filipe Pinheiro/Inês Santos da AGISamoraCorreia em 2º e a mais de 4 pontos.
Nos Pares Femininos, mais competição com 5 concorrentes a disputar o título nacional. O LouletanoDC levou, novamente a melhor por intermédio de Margarida Fernandes/Mariana Afonso. Deixaram no 2º posto Ana Melo/Ana Caniceiro da AACoimra e Marta Pinto/Maria Ferreira do GSCarcavelos em 3º.
Nos Trios a vitória foi para o ACMaia com as ginastas Raquel Barros/Rita Pinto/Teresa Ferro (com as notas mais elevadas da prova em cada um dos dois exercícios) a classificarem-se à frente das adversárias do GCPortuguês Mariana Fernandes/Sara Casal/Maria Barosa em 2º lugar e do GCVilacondense Joana Figueiredo/Jéssica Santos/Francisca Marques em 3º.


Juniores Elite
Nos Femininos, Ana Marujo/Leonor Oliveira do GCPortuguês, venceram, sem dificuldades e com a mesma homogeniedade desde o início da época, as adversárias do GimnofaroGC, Inês Pereira/Daniela Lores por quase 6 pontos de diferença. De destacar ainda que o par vencedor obteve a mais elevada nota dos Juniores Elite no exercício de Dinâmico.
Nos Mistos, a disputa nortenha entre os dois pares que têm alternado as classificações das provas em que participam fez cumprir essa regra, sagrando-se vencedor os ginastas Filipe Norton/Mariana Amorim do SCPorto, deixando em 2º lugar o par do ACMaia João Costa/Íris Mendes. No MIAC venceu o par da Maia, no FIAC o do Sport, na Qualificativa o da Maia e agora do do Sport. Perfeita alternância. O par do SportCP obteve a nota mais elevada do exercício de Equilíbrio desta prova. Esta foi ainda a especialidade onde a diferença pontual entre os primeiros classificados foi menor (0,39 pontos). Anteve-se uma boa "luta" na Taça.
Nos Masculinos, a normal disputa entre algarvios do mesmo clube ditou que os novos Campeões Nacionais seriam Tiago Rodrigues/Ivo Gabadinho, deixando em 2º lugar os colegas do GimnofaroGC David Varela/João Assunção a mais de 1,70 pontos.
Nos Trios, com 6 concorrentes, pela primeira vez antevia-se que um dos grupos ficaria de fora da Final de 5. A "fava" saiu ao Trio do GimnofaroGC.
Em 1º lugar, com um ponto de vantagem sobre as adversárias e os melhores Equilíbrio e Combinado da prova dos Juniores, ficou o trio do GCPortuguês Sofia Costa/Vera Costa/Sofia Rolão. Em 2º lugar, as colegas de equipa, Maria Ganito/Maria Rolão/Maria Raimundo e em 3º Cláudia Oliveira/Rita Martins/Ana Mendes do GCVilacondense. Foi a mais renhida das competições destes Nacionais. 26 centésimas separaram o 2º do 4º lugar e apenas 5 centésimas separaram o 3º do 4º. Numa prova disputada através do somatório dos 3 exercícios (Equilíbrio, Dinâmico e Combinado, com parciais de Execução e Artística em cada um deles), estas são diferenças pontuais que comprovam bem o elevado nível competitivo. Ou seja, as 3ª classificadas ficaram abaixo das Campeãs Nacionais apenas 0,2 em cada parcial de Execução e Artística (em média, claro). Este é um indicador que mostra bem que os Trios Juniores portugueses estão, de forma consistente, a melhorar significativamente. O que será preciso fazer para que o mesmo aconteça com todas as outras especialidades?

Por equipas, o GimnofaroGC venceu a prova sagrou-se Campeão Nacional neste escalão com a equipa constituída pelos ginastas David Varela/João Assunção, Inês Pereira/Daniela Lores e Ana Fernandes/Sónia Matos/Mafalda Brás. (as minhas desculpas ao GimnofaroGC por só agora incluir esta informação que não estava contemplada nos resultados disponíveis na FPTDA).

Seniores
Pouca a história deste escalão...
Nos Mistos, Gonçalo Roque/Beatriz Palha do GDPCimpor venceu sem dificuldades e com boas prestações no Equilíbrio e Dinâmico.
Nos Trios, Ana Martins/Francisca Barbosa/Inês Luz do ACMaia, venceram, também sem dificuldades - mesmo apresentando apenas um exercício.
Nos Masculinos, João Maia/Tiago Figueiredo do ACMaia venceram também a sua prova com 3 bons exercícios e uma média de pontuações de 28,300. Dois excelentes exercícios de Equilíbrio e Dinâmico abrem boas perspectivas para a intensa época internacional que estes ginastas irão enfrentar.

No "Medalheiro", o ACMaia, com 3 primeiros lugares e 1 segundo ficou à frente dos adversários. Logo atrás veio o GCPortuguês com 2 primeiros e 2 segundos e no último lugar deste pódio ficou o LouletanoDC com 2 primeiros lugares.

Já neste fim de semana, em Tomar, completa-se o Campeonato Nacional de Ginástica Acrobática com os escalões Iniciados, Juniores e Seniores.
Boa Sorte a todos os participantes.

2 comments:

Anonymous said...

falta o GGC no medalheiro

LFranca said...

Peço desde já desculpa se estiver enganado, mas o GimnofaroGC conseguiu 1 primeiro e 2 segundos, e por isso ficou em 4º no "Medalheiro".
Por outro lado já corrigi a questão da classificação por equipas que não tinha posto - mas a FPTDA não a disponibilizou nos resultados finais e confesso que me esqueci.
Peço ainda que ponham sempre o nome e não sejam anónimos... Só por uma questão de correcção entre todos os utilizadores.
Cumprimentos