Friday, September 5, 2008


Retirado do site da FIG


THREE GYMNASTS AND COACH KILLED

Lausanne (SUI) FIG Office - Gelendjik (RUS), September 5, 2008: A coach and three Russian gymnasts perished in a fire that ravaged their hotel the night of Saturday, August 30-31, 2008. The foursome was training in Gelendjik (RUS), a coastal town on the Black Sea not far from Socchi and Krasnodar.

Lightning hit the building causing an immediate blaze. Swiftly moving flames and a caving roof left the victims with no chance of escape.

Gymnasts Anastasia Golovitnina, Anna Maryina and Olga Gofman and their coach Svetlana Kushu were training in preparation for the Acrobatic Gymnastics World Championships set for Glasgow (GBR), October 10 - 12.

In a state of shock and grief, FIG President Prof Bruno Grandi (ITA) expressed his distress and consternation on behalf of the international gymnastics community, addressing his condolences to the bereaved, and to gymnasts of the Russian federation and Acrobatic throughout the world.

-----

Segundo creio, a ginasta Anastasia Golovitnina fazia trio 11-16 no último Europeu e classificou-se em 2º lugar nas preliminares (não foi à Final pois em 1º classificou-se também um trio russo); a ginasta Anna Maryina foi CAMPEÃ EUROPEIA 2007 de Trios (escalão Júnior).

Tragédias como esta dão perspectiva totalmente diferente a todo o trabalho que desenvolvemos e mostram - da pior forma - que há coisas muito mais importantes do que os treinos e a competição. Os mais práticos dirão que "a vida não pára" e "tudo continua". Mas não é verdade. Para estas ginastas e esta treinadora, a vida parou. Espero que possam ser lembradas no decorrer dos Mundiais.

3 comments:

Susana Barreira said...

É realmente uma tragédia que deve ser lembrada durante os Mundiais. A vida ás vezes é verdadeiramente injusta...
Susana Barreira

Manuel Barros said...

Não haverá nestas ocasiões palavras que exprimam efectivamente o sentimento de quem de uma forma ou de outra está ligado à Ginastica Acrobática.É de facto uma tragédia, Para todos os amigos e familiares um abraço forte e sentido de todos atletas, treinadores e dirigentes do Acro Clube da Maia.
Para as atletas que trágicamente desapareceram que deus esteja convosco onde quer que este cruel acontecimento vos tenha levado.
Um bem Haja a todos.

Inês said...

É realmente triste...

Não é tarefa fácil conseguir qualificação para os mundiais, elas deviam estar tão felizes e motivadas, tão ansiosas e cheias de energia a treinarem árduamente para algo que não chegaram a concluir.
Dá pena ver ginástas não novas, com um futuro cheio de medalhas e sucessos pela frente acabarem assim. Mas a vida continua. Há que apoiar aqueles que mais sofrem com a perda das 4, relembrar quem foram e lutar, treinar e manter cabeça erguida para que hajam mais ginástas capazes de se qualificarem para os Mundiais, para terminarem com sucesso o que elas infelizmente não conseguiram terminar.

Um abraço a todos.