Wednesday, March 12, 2008

Maia International Acro Cup 2008 - FINAIS (III)


Rescaldo, Resultados e Análise dos SENIORES

As Finais ficaram completas com a prestação dos ginastas Seniores.

Nos pares femininos, as Norte-Americanas M. HENTHORN / S. SHIELDS conseguiram inverter a classificação registada nas Preliminares e, face a uma falha do par da Selecção Nacional (falhas essas que, normalmente, no exercício Combinado se pagam bem caro), e terminaram em 1º lugar com 26,860. A. MARTINS / I. LUZ (Sel. Nac. Portugal) com 26,280 suplantaram ainda as ginastas do Gimnofaro J. BAIÃO / M. LUZ que terminaram a prova em 3º lugar.

Nos pares mistos, o destaque, à semelhança do que se registara no Torneio de Abertura 2008, foi para G. ROQUE / B. PALHA (Cimpor) que deram mais de 1 ponto de vantagem sobre os 2º classificados - D. WARD / R. ELLEN (TK Wertchen - Bélgica). Em 3º lugar um par de Espanha - U. ARAGON / I. BENAVIDES (Pontevedra), muito distantes dos seus adversários, com 22,250.

Nos trios femininos, as belgas V. MARLIES / VM VALERIE / G REBECCA (TK Wertcher) conseguiram inverter a classificação das preliminares e sagraram-se vencedoras do MIAC'08 (26,250) à frente das portuguesas M. CARNEIRO / A. SILVA / C. SANTOS (Vilacondense) - 25,740. Em 3º ficou N. BASKWILL / K. HARVEY / S. MCARDLE (Monarchs - Inglaterra) com 24,110.

Nos pares masculinos, sem surpresas, J. MAIA / T. FIGUEIREDO (Sel. Nac. Portugal) arrebatou p 1º lugar com 28,206 pontos. De salientar que o par português venceu ainda os prémios de Maior Dificuldade (Exercício de Equilíbrio - 10,016!) e de Melhor Artística e Execução (Equilíbrio e Dinâmico) à frente do trio júnior de Harefield. Em segundo lugar ficou R. MAGALHÃES / J. MARTINS, que, na sua primeira prova Sénior deram uma boa réplica nas Preliminares e alcançaram na Final 22,500 pontos.

RESUMO FINAL DOS SENIORES

A prova, neste escalão, pautou-se por uma enorme assimetria de nível entre os competidores.
Nos Femininos, as Americanas e as Portuguesas disputaram bem e até ao final a medalha de primeiro lugar, com vantagem para os Estados Unidos no exercício Combinado. Pena para as portuguesas que, na sua estreia no escalão Sénior, estiveram muito perto de conseguir o triunfo.
Já nos Mistos, o par da Cimpor não deu hipótese a nenhum adversário. Já os trios a luta foiu mais acesa e a troca de lugares das Preliminares para as Finais foi bem sinónimo disso. Nos Masculinos, o par de Portugal esteve em muito bom nível, sobretudo nas Preliminares com um exercício de Equilíbrio excelente e muito seguro, apesar da elevada dificuldade (28,316 de pontuação final) e um Dinâmico em que apresentou diversas posições novas e de elevada complexidade (incluindo um duplo mortal de individual por parte do volante T. FIGUEIREDO). O novo exercício de Combinado em estreia na Maia, recebeu as melhores crítiacs e apreciações alcançando uma boa nota final.

De salientar ainda que o MIAC'08 teve um Prize Money total para os Seniores de $3.000, repartido pelos medalhados e pelos prémios de Dificuldade e Execução. Alguns ginastas saíram da Maia bem mais "recheados".

Para o ano, fica a promessa da organização de estender a prova por mais um dia, começando na sexta-feira com o primeiro exercício para todos os competidores.

No comments: