Sunday, November 4, 2007

Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática

OUTROS FACTOS

Absoluta Hegemonia da Rússia nos 11-16
(Só não ganharam nas Quadras porque um dos seus bases levou uma mão ao chão quando realizou um mortal para joelhos).

Repartição de Títulos nos Seniores
Ucrânia vence nos Pares Masculinos e Quadras e Grã-Bretanha nos Trios. Rússia vence nos Femininos e Mistos.

Excelente Organização
A começar na pontualidade holandesa nos transportes (ao segundo). Alojamento, controlo de acessos, número de voluntários impressionante, simpatia de todos e prestabilidade. Até as refeições são um ponto positivo (frugais e bem diferentes das nossas mas para o que é costume, foram excelentes – pelo menos havia jantar, coisa que normalmente é igual ao almoço: pão com qualquer coisa...). O jornal diário dos Campeonatos era um folhetim sobre os factos do dia anterior com curiosidades, frases em várias línguas e diversos intervenientes – o Trio e o Par Masculino de Portugal mereceram destaque no dia do Combinado das Preliminares. No jantar final (3 horas horas depois das últimas finais) todas as delegações receberam um pack com 11 DVDs com a prova completamente gravada. Deveras impressionante. A organização pode não ter sido tão boa como a do Europeu 2001 em Faro, mas teve muitas ideias interessantes que devem ser postas em prática noutros eventos futuros.

Novos Países e outros tantos regressos
Finlândia, Espanha, Itália, Moldávia, Arménia, Israel, Irlanda, República Checa, Suíça, Hungria. É de saudar o aparecimento destes novos países na cena internacional. Alguns são reaparecimentos, mas é sempre importante e bom observar a prática da Ginástica Acrobática em tantos países. Quantos mais, melhor.

Polónia e Bulgária ressurgem em força
Duas antigas potencias da modalidade, um pouco arredadas dos altos palcos trouxeram enormes equipas nos vários escalões e conseguiram belíssimos resultados para os seus países.

Rússia e Grã-Bretanha no topo
Das 15 categorias em disputa neste Europeu, a Grã-Bretanha surgiu em 12 pódios! Ganhou inclusivamente em alguns deles como as Quadras 11-16, os Pares Masculinos Juniores e os Trios Seniores. Longe vão as vergonhas de ajuizamento do Europeu da Grécia, mas mais importante que isto, é de louvar o excelente trabalho a médio/longo prazo que tem vindo a ser desenvolvido naquele país.
A título de curiosidade, a Ucrânia esteve em 6 pódios, a Bélgica em 4, a Bielorrússia em 3, Alemanha, a Bulgária e a Polónia em 2 e a Rússia esteve em 14 dos 15 possíveis.

(o próximo post analisará a prestação dos ginastas Portugueses)

Entretanto, PARABÉNS aos Trampolins nacionais pelos resultados espectaculares obtidos com o apuramento olímpico nos homens e mulheres (em especial à Ana Rente, pois está visto que ter começado na Acrobática - Par Misto Junior nos Europeus da Suiça - só lhe fez bem). Graçolas à parte, MUITOS PARABÉNS A TODOS. A GInástica Portuguesa voltará a estar representada nos Jogos Olímpicos!!

No comments: