Decorreu no passado fim de semana - dias 20 e 21 de Junho - no Pav. dos Desportos de Vila do Conde a edição de 2009 da Taça FPTDA. A prova-rainha da Federação que agrega num só evento as 3 modalidades - Ginástica Acrobática, Trampolins e Tumbling.
E que grande prova foi esta Taça, com os melhores intervenientes a "puxarem dos galões" e a imporem toda a sua classe:
Ana Rente, Diogo Ganchinho e Nuno Merino no Trampolim, Ana Simões e Bruno Nobre no Duplo Mini (com uma menção especial ao André Lico pela espectacular passagem no DMT em que, por 0,1 não igualou o record Mundial de dificuldade), Paulo Cruz e Denise Pieters no Tumbing e João Maia e Tiago Figueiredo na Ginástica Acrobática.
Outro aspecto há ainda a reportar: a excelente organização da prova. O GCVilacondense e todos os que colaboraram para que tudo estivesse sempre impecável - acreditações céleres, águas para os ginastas, zonas de espera, formas de circulação no recinto, bar, pódio e prémios, separadores, limpeza, etc. Simplesmente, muito bom e a mostrar que Vila do Conde estará prontíssima para receber a elite da Ginástica Acrobática europeia em Setembro.
Em relação à prova de Acrobática, e com o novo figurino de competição que separa os Pares numa classificação e os Grupos (Trios e Quadras) noutra, operaram-se inúmeras reviravoltas ao longo de toda a prova e uma luta renhidíssima na Final de Grupos com diferenças entre competidoras muito pequenas.
Grupos:
Depois de nas Preliminares o trio do GCPortugês constituído pelas ginastas Sofia Costa/Vera Costa/Sofia Rolão ter conseguido uma nota final superior aos 56 pontos, passando, folgadamente em 1º lugar às Finais, deu-se uma mudança drástica na Final de Domingo (são as justiças/injustiças deste sistema de começar as Finais a partir do zero). Com efeito, as suas colegas de equipa Maria Ganito/Maria Rolão/Maria Raimundo venceram a Taça FPTDA na variante de Grupos com um bom exercício na Final e com dois exercícios nas Preliminares seguros e com muita dificuldade (note-se que este jovem grupo alcançou o apuramento para os CEGI, ou seja, no escalão 11-16!!). Em segundo lugar ficaram as ginastas Carolina Rodrigues/Sara Neves/Joana Mascarenhas, também do GCPortuguês a apenas 0,061 pontos do primeiro lugar do pódio e em 3º, do GCVilacondense, Cláudia Oliveira/RitaMartins/Ana Mendes quedaram-se a escassas 3 centésimas do 2º lugar e a 0,091 de venceram a competição!! Menos de 1 décima separou os 3 grupos classificados no pódio. IMPRESSIONANTE. (estas diferenças muito pequenas já se haviam verificado nos últimos Nacionais Juniores Elite, mas numa prova com dificuldade aberta ainda é mais de realçar).
Pares:
João Maia e Tiago Figueiredo do ACMaia estiveram imparáveis durante toda a prova e conseguiram nos 3 exercícios as notas mais elevadas de toda a competição (de forma absoluta). Com efeito, foi uma das melhores prestações destes ginastas e fazem crer num bom resultado para Portugal nas próximas 4 competições que estes ginastas disputarão - World Cup dos EUAmérica, World Games em Taiwan, World Cup na Rússia e Campeonatos da Europa em Portugal. De salientar dois exercícios de elevado nível técnico destes ginastas - Equilíbrio e Combinado - com posições originais e de extrema dificuldade. Na Final, ao somarem 28,550 venceram os mais directos adversários: o Par Feminino Ana Marujo/Leonor Oliveira do GCPortugês que, apesar da tenra idade da volante apresentou uma enorme maturidade competitiva conseguindo notas de dificuldades impressionates, especialmente para ginastas Juniores e os colegas de clube João Costa/Íris Mendes do ACMaia que "treparam" desde o 5º lugar nas Preliminares para o 3º do pódio com um excelente exercício Combinado - sobretudo para ginastas que, à semelhança das vencedoras do Grupos, estão apurados para representar Portugal nos Europeus 11-16 neste mesmo Pavilhão.
À semelhança dos ginastas do GimnofaroGC David Varela/João Assunção, estes jovens do ACMaia (dada a idade da volante) conseguiram os mínimos para o escalão Sénior Elite em 2010.
Curiosidade nesta prova: Dos 6 grupos do pódio, apenas 3 têm idade de competir internacionalmente. Metade. Precisamente a mesma percentagem se pensarmos nos 10 Finalistas - 5 têm idade para competir internacionalmente.
Outra curiosidade: dos seis grupos que estiveram no pódio, 2 deles têm idade 11-16!! Notável. Simplesmente notável.
Os resultados podem ser obtidos na Box.net que se encontra aqui ao lado esquerdo com o nome "GA.pdf"
No comments:
Post a Comment