Até agora decorreram duas Finais - Equipas de Ginástica Artística Masculina e Feminina.
A China venceu ambas. Sem hipóteses nos homens, muito perto dos EUA nas mulheres (duas quedas nos dois últimos aparelhos ditaram que os EUA perderiam por 2 pontos...).
Algumas coisas que valeram bem as madrugadelas para ver as provas:
Oksana Chusovitina - 4 Jogos Olímpicos, 32 anos de idade e mãe! Mas o feito incrível é ver esta ginasta apurada para a final All-Around (em 10º!!!) e para a final de Saltos de Cavalo. Só por isto já merece uma medalha de ouro. Quando se fala de casos de chinesas que não terão a idade mínima necessária para participar, esta ginasta dá uma belíssima lição aos que pensam que esta modalidade é só para jovens pré-puberes.
Jordan Jovtchev - Este búlgaro de 35 anos deu um verdadeiro show de Argolas. As duas subidas de Cristo para S.Pedro tiram o folego a qualquer um. Está em 2º lugar para as Finais deste aparelho. O Yibing Chen vai dar luta, mas nada é impossível.
Brasil - Jade Barbosa e Diane dos Santos nas finais por aparelhos; Jade Barbosa e Ana Silva na final All-Around; Diego Hypolito na final de Solo. Equipa Feminina no 8º lugar das Finais. É bom ouvir-se falar português na mais importante competição de Ginástica Artística.
Equipa Masculina dos EUA - Depois de perderam os manos Hamm, muitas das esperanças dos americanos desvaneceram. Mas esta equipa (com dois reservas de última hora) conseguiu qualificar-se para a Final e arrancar um fantástico 3º lugar, logo a seguir ao Japão (que foi incapaz de manter o trono olímpico alcançado em Atenas - mas continuam a ser os meus ginastas favoritos!).
Shawn Johnson e Nastia Liukin (EUA) - 1ª e 2ª apuradas para o All-Around. Na Ginástica Artística Feminina estes foram os únicos lugares onde as chinesas não apareceram em 1º.
Daniel Keatings (GBR) - Depois de conquistar o pódio nos Europeus de Juniores deste ano (de boa memória para Portugal), este jovem de 17 anos conseguiu apurar-se para o All-Around os Jogos Olímpicos. Feito extraordinário para a Grã-Bretanha - sobretudo poque o seu compatriota Louis Smith apurou-se para final de Cavalo com Arções e o Daniel Keatings foi 1º reserva deste aparelho.
CHINA - Nos homens não deram qualquer hipótese. Arrasaram a concorrência e chegaram ao último aparelho a poder cair cada um duas vezes... As lágrimas do Yang Wei, seus companheiros e mesmo treinadores demonstram bem toda a emoção desta conquista - foi, sem sombra de dúvidas, a medalha olímpica mais importante conquistada pela China nestes Jogos. Dizia-se que os chineses iriam sucumbir à pressão... Pois, pois. Sem dúvida são os melhores na Artística Masculina - fisica, tecnica e psicologicamente.
No comments:
Post a Comment