Tuesday, July 15, 2008

Como deveriam ser constituídas as Equipas em GA?

Foi mais uma sondagem do AcroNews. A quarta.

2 Pares e 1 Grupo ou 2 Grupos e 1 Par - 1º lugar. Com 44% dos votos foi a opção mais votada e com percentagem esmagadora. É a actual opção de constituição de equipas a nível internacional.
3 Pares/Grupos (mesmo repetindo as especialidades), 4 especialidades diferentes e As 5 especialidades - 2º lugar com um triplo ex-aequo. Foi um empate técnico com 17% dos votos.
4 Pares/Grupos (mesmo repetindo as especialidades) - Último lugar para esta opção com 2%. Dois votinhos... um é meu.

Algumas considerações:
A opção vencedora é a mais abrangente, sem dúvida. É aquela que "dá para todos" ou quase. Os países têm mais facilidade em concorrer por equipas desta forma.
5 especialidades diferentes é uma opção altamente restritiva (caímos sempre na questão das Quadras); 4 especialidades diferentes, apesar de menos restritiva, apresenta ainda algumas limitações e os Pares Masculinos são o calcanhar de Aquiles para muitos países. 3 especialidades (mesmo repetindo as especialidades) é algo abrangente demais - 3 trios em competição ou 3 pares mistos...
A que eu escolhi (4 P/G mesmo com repetição de especialidades) pareceu-me a opção que mais compromisso criava: não seria tão abrangente como a actual (a opção vencedora) nem tão libertária como a de ter 3 P/G mesmo com repetição. Isto porque a hipótese de fazer uma equipa com 4 trios (mesmo para a Rússia) não me parece muito viável.

No comments: