Monday, March 31, 2008

Torneio Primavera - Resultados e Análise

Decorreu no passado fim de semana (29 e 30 de Março) mais uma edição do Torneio Primavera de Ginástica Acrobática (prova para Juvenis e AA). Tomar foi a cidade que acolheu os 160 ginastas de todo o país numa enorme festa para a modalidade. A saúde da modalidade está bem espelhada nos 30 trios juvenis e 21 pares femininos juvenis que participaram... Negativamente, a registar a inexistência de Quadras e de poucos ginastas AA, em especial para a falta total de Pares Mistos.

Trios Juvenis
Stephanie Medeiros, Ana Catarina Pereira e Ana Rita Pereira, do Acro Clube da Maia, venceram nesta especialidade, depois do 2º lugar alcançado no MIAC'08. Apesar de penalizadas em 0,3 por uma falta de tempo, a registar neste trio a melhor nota de execução de toda a prova com 9,35 pontos - Nota Final: 27,750. Em 2º ficou o grupo de Cascais formado pelas ginastas Joana Ribeiro, Margarida Silva e Madalena Barros. As actuais Campeãs Distritais da AGL somaram 27,300, mais uma décima que um outro trio do ACMaia, Bárbara Sequeira, Raquel Barros e Catarina Monteiro, que completaram o pódio com a nota de 27,200.

Pares Femininos Juvenis
A segunda especialidade mais concorrida do Torneio Primavera 2008, teve um pódio menos folgado que os trios do mesmo escalão. A vantagem pontual entre Rita Pinto e Rita Figueiredo, do ACMaia, para as suas colegas do GimnoFaro, Andreia Viegas e Cláudia Fernandes, foi de apenas 0,150 pontos. As ginastas do Norte somaram 27,550, vencendo nesta categoria enquanto que as ginastas do Algarve totalizaram 27,400. Espera-se, pois, com agrado, um Campeonato Nacional bem disputado. Em 3º lugar ficou o par Mariana Cruz e Bárbara Quintino do Dramático de Cascais.

Pares Mistos Juvenis
João Costa e Íris Mendes, do ACMaia, que recentemente se classificaram em 2º lugar no MIAC'08, alcançaram o 1º lugar do pódio neste Torneio. Mesmo com uma grave penalzação de 0,6 pontos, a diferença foi suficiente para conquistar o ouro do pódio com 26,400, suplantando os ginastas Fábio Viegas e Micaela Faquinéu, do LouletanoDC (24,900) e Pedro Melo e Beatriz Cruz (24,400) de Cascais.

Pares Masculinos Juvenis
O ouro ficou em casa nesta especialidade. Guilherme Ferreira e Manuel Dias, do GCTomar, venceram Yago Silva e Alexandre Rodrigues de NDAPombal com uma margem confortável de mais de 2 pontos. 24,750 para os primeiros e 22,200 para os segundos classificados.


Análise dos Juvenis
Sobressai o facto de 3 dos 4 pódios serem arrecadados pelo mesmo clube, o Acro Clube da Maia. Com uma forte equipa de Juvenis, anteve-se mais um ano de aceso duelo pelo título nacional colectivo neste escalão. Nos últimos 2 anos, a luta manteve-se até ao último exercício entre Norte e Sul, nomeadamente entre o ACMaia e o GimnoFaro. Sejam os mesmos ou outros os intervenientes, o importante é que a disputa pelo título se mantenha viva e emocionante. Realce-se ainda, no capítulo colectivo, o muito positivo desempenho dos ginastas do GDSCascais que estiveram também presentes em 3 pódios das 4 especialidades existentes.
Negativamente, há a realçar a inexistência de Quadras. Sobretudo em ano de Campeonatos do Mundo, é uma pena que não haja ginastas Juvenis a serem preparados enquanto Quadra. O outro factor negativo está associado a este último: de todos os ginastas Juvenis em prova, apenas 9 eram do sexo masculino... Apetece perguntar: - Com tantas raparigas a praticar Ginástica, onde estão os rapazes??? Importa, sem dúvida, haver alguma reflexão sobre o tema e pensar, quem sabe, em tentar arranjar regulamentos que possam potenciar o aparecimento de mais rapazes a praticar Ginástica neste escalão.


Pares Femininos Juniores AA
Ana Vicente e Raquel Martins venceram, sem problemas, o seu escalão. Totalizando 54,150 pontos (27,200 de Equilíbrio e 26,900 de Dinâmico), as ginastas da Cimpor, espalharam toda a sua classe e arrancaram bons momentos competitivos em ambos os exercícios.

Trios Juniores AA
Katia Barbosa, Catarina Magalhães e Rosa Silva, do ACMaia, com dois bons exercícios de 27,700 (0,3 de falta de tempo), conquistaram o primeiro lugar do pódio (55,400) frente às ginastas Ana Serra, Vera Costa e Heloíse da Silveira, do GCPortuguês, que conseguiram 27,150 no Equilíbrio (0,3 de falta de tempo) e 27,500 no Dinâmico, somando 54,650.

Pares Masculinos Juniores AA
David Varela e João Assunção, redimiram-se da melhor forma do MIAC'08 e deram espectáculo com dois bons exercícios. Equilíbrio com 26,700 (0,3 de falta de tempo) e Dinâmico com 27,300, totalizando 54,000 pontos.


Pares Femininos Seniores AA
À semelhança dos outros Pares do escalão AA, as ginastas Ana Martins e Inês Luz, do ACMaia, não tiveram qualquer dificuldade em ficar com o primeiro lugar. Apesar dos 0,9 pontos de penalização no Equilíbrio, as ginastas apresentaram bons exercícios, e mesmo depois de terem aumentado a dificuldade superaram as notas do Dinâmico do MIAC'08: 26,220 (Eq); 25,910 (Din); 52,130 (Total).

Pares Masculinos Seniores AA
João Maia e Tiago Figueiredo, do ACMaia, mostraram, mais uma vez, porque é que são um dos melhores Pares portugueses de sempre. Depois de uma queda na primeira posição do exercício de Equilíbrio (o que, inevitavelmente, abala a confiança de qualquer um), concluíram-no com enorme brio e empenho. Num exercício onde tentavam bater o (seu) recorde nacional de dificuldade do Equilíbrio (para os 208 pontos) não há margens para o erro - 25,462 pontos (1,5 de penalização de falta de tempo). Redimiram-se da falha com um exercício de Dinâmico bastante bom pelo qual receberam 28,150 pontos (nota mais alta da prova) - total de 53,612.


Análise dos AA
Os ginastas presentes nesta prova estarão, todos eles, em competição nos próximos dias 4 e 5 de Abril em Paris no French Cup. Esta foi uma excelente prova-teste para todos e, certamente que na prova francesa, muitas das lacunas registadas no Torneio Primavera virão corrigidas e melhoradas. Registe-se, nesta prova, uma boa prestação colectiva dos Juniores, todos eles prefazendo totais acima dos 54,000 pontos - 55,400 (trio do ACMaia), 54,650 (trio do GCPortuguês), 54,150 (par feminino da Cimpor) e 54,000 (par masculino do GimnoFaro).
Nos Seniores regista-se o contínuo aumento de dificuldade do Par Feminino que deverá agora ser melhorado a nível de Execução e, apesar da falha do Par Masculino, com bons indicadores de ambos os pares presentes para uma representação digna e com boas perspectivas na prova francesa.

Thursday, March 27, 2008

Full in Back Out no Solo

Depois do duplo mortal de individual no MIAC'08, o ginasta sénior Tiago Figueiredo enviou o video de um Full In Back Out para o fosso. Para quando este novo individual?

Wednesday, March 19, 2008

MIAC'08 em Video

Já está disponível no site do jornal A Bola o video da reportagem televisiva do MIAC'08.
Podem fazer o download em

http://www.abola.pt/mod/videos/

Brevemente estará também no site do Acro Clube da Maia (já que a duração no site d'A Bola será curta).

Torneio Primavera

Realiza-se nos próximos dias 29 e 30 de Março, na cidade de Tomar, mais uma edição do Torneio Primavera, competição destinada aos ginastas Juvenis e aos ginastas AA.
Mais de 200 ginastas e 80 P/G representando 25 colectividades estarão em acção naquela que é, para estes escalões e categorias, a primeira prova Nacional do ano.

Depois de um fim de semana intenso (15 e 16 de Março) com 5 Campeonatos Distritais a ocorrer simultaneamente por todo o País, esta será uma boa oportunidade para poder observar o actual nível de desenvolvimento do escalão de entrada competitiva da Ginástica Acrobática, bem como os ginastas pertencentes às Equipas Nacionais.

De Espanha (Galiza) virá ainda um clube convidado - Club Flic Flac de Vigo.


Horário das Provas

29.03.2008 - Sábado
8:30 - 12:30 - Treinos de acordo com a folha disponível na Circular da Competição
13:00 - Abertura do Recinto
15:00 20:00 - Competição (Trios Juvenis, Pares Femininos Juvenis, Ginastas AA-Equilíbrio)

30.03.2008 - Domingo
9:00 - Abertura do Recinto
10:30 - 12:00 - COmpetição (Pares Masculinos e Mistos Juvenis, Ginastas AA-Dinâmico)

Monday, March 17, 2008

Copa Galicia 2008

A Selecção Nacional de Ginástica Acrobática esteve no passado fim de semana (15 e 16 de Março) em Orense (Espanha) a disputar a Copa Galicia 2008 a convite da Federacion Galega de Ximnasia.

João Maia e Tiago Figueiredo (ACM) - Par Masculino Sénior - 1º
Ana Martins e Inês Luz - Par Feminino Sénior (ACM) - 1º
Sara Galvão, Sofia Rolão e Sara Costa - Trio Júnior (GCP) - 1º
Katia Barbosa, Catarina Magalhães e Rosa Silva (ACM) - Trio Júnior - 2º
Davis Varela e João Assunção - Par Masculino Júnior (GGC) - 1º

Ana Cardoso, Tiago Maia, Lourenço França e Telmo Dias foram os treinadores que acompanharam os ginastas da Selecção. Carla Martins e Raúl Correia integraram ainda a comitiva portuguesa enquanto fisioterapeuta e chefe de delegação.

Nesta competição participaram ainda mais três clubes portugueses: Acro Clube da Maia, Ginásio Clube Vilacondense e Associação Gimnodesportiva de Samora Correira.

Os resultados foram excelentes, com diversos grupos portugueses a alcançar as mais altas posições do pódio.

Wednesday, March 12, 2008

Maia International Acro Cup 2008 - FINAIS (III)


Rescaldo, Resultados e Análise dos SENIORES

As Finais ficaram completas com a prestação dos ginastas Seniores.

Nos pares femininos, as Norte-Americanas M. HENTHORN / S. SHIELDS conseguiram inverter a classificação registada nas Preliminares e, face a uma falha do par da Selecção Nacional (falhas essas que, normalmente, no exercício Combinado se pagam bem caro), e terminaram em 1º lugar com 26,860. A. MARTINS / I. LUZ (Sel. Nac. Portugal) com 26,280 suplantaram ainda as ginastas do Gimnofaro J. BAIÃO / M. LUZ que terminaram a prova em 3º lugar.

Nos pares mistos, o destaque, à semelhança do que se registara no Torneio de Abertura 2008, foi para G. ROQUE / B. PALHA (Cimpor) que deram mais de 1 ponto de vantagem sobre os 2º classificados - D. WARD / R. ELLEN (TK Wertchen - Bélgica). Em 3º lugar um par de Espanha - U. ARAGON / I. BENAVIDES (Pontevedra), muito distantes dos seus adversários, com 22,250.

Nos trios femininos, as belgas V. MARLIES / VM VALERIE / G REBECCA (TK Wertcher) conseguiram inverter a classificação das preliminares e sagraram-se vencedoras do MIAC'08 (26,250) à frente das portuguesas M. CARNEIRO / A. SILVA / C. SANTOS (Vilacondense) - 25,740. Em 3º ficou N. BASKWILL / K. HARVEY / S. MCARDLE (Monarchs - Inglaterra) com 24,110.

Nos pares masculinos, sem surpresas, J. MAIA / T. FIGUEIREDO (Sel. Nac. Portugal) arrebatou p 1º lugar com 28,206 pontos. De salientar que o par português venceu ainda os prémios de Maior Dificuldade (Exercício de Equilíbrio - 10,016!) e de Melhor Artística e Execução (Equilíbrio e Dinâmico) à frente do trio júnior de Harefield. Em segundo lugar ficou R. MAGALHÃES / J. MARTINS, que, na sua primeira prova Sénior deram uma boa réplica nas Preliminares e alcançaram na Final 22,500 pontos.

RESUMO FINAL DOS SENIORES

A prova, neste escalão, pautou-se por uma enorme assimetria de nível entre os competidores.
Nos Femininos, as Americanas e as Portuguesas disputaram bem e até ao final a medalha de primeiro lugar, com vantagem para os Estados Unidos no exercício Combinado. Pena para as portuguesas que, na sua estreia no escalão Sénior, estiveram muito perto de conseguir o triunfo.
Já nos Mistos, o par da Cimpor não deu hipótese a nenhum adversário. Já os trios a luta foiu mais acesa e a troca de lugares das Preliminares para as Finais foi bem sinónimo disso. Nos Masculinos, o par de Portugal esteve em muito bom nível, sobretudo nas Preliminares com um exercício de Equilíbrio excelente e muito seguro, apesar da elevada dificuldade (28,316 de pontuação final) e um Dinâmico em que apresentou diversas posições novas e de elevada complexidade (incluindo um duplo mortal de individual por parte do volante T. FIGUEIREDO). O novo exercício de Combinado em estreia na Maia, recebeu as melhores crítiacs e apreciações alcançando uma boa nota final.

De salientar ainda que o MIAC'08 teve um Prize Money total para os Seniores de $3.000, repartido pelos medalhados e pelos prémios de Dificuldade e Execução. Alguns ginastas saíram da Maia bem mais "recheados".

Para o ano, fica a promessa da organização de estender a prova por mais um dia, começando na sexta-feira com o primeiro exercício para todos os competidores.

Maia International Acro Cup 2008 - FINAIS (II)

Rescaldo, Resultados, Análise dos JUNIORES

O segundo bloco competitivo do dia registou momentos de grande espectáculo e de verdadeira competição.

Nos pares femininos, as ginastas de Harefield Gymnastics (Inglaterra) D. OWEN / K. MANNION e R. PREST / P. SPALDING classificaram-se em 1º e 2º lugar com a mesma pontuação - 27,800 - invertendo a classificação das Preliminares!! O desempate entre colegas de equipa registou-se apenas pela nota de Execução. H. CALDERON / N. BETANCOURT de Porto-Rico classificaram-se em 3º mas a 3 pontos de diferença do 2º classificado.

Nos pares mistos, K. BLOOM / M. BONES (USA) venceram destacados com 27,300 os seus adversários de Inglaterra: M. SHORT / L. NOONE (Harefield). Em 3º lugar esteve o par misto do Ginásio Clube Português, L. PINTO / M. PEREIRA, a apenas 0,5 do 2º e deixando a quase 4 pontos os 4º classificados.

Nos masculinos, a grande surpresa da prova, numa competição onde os algarvios dominaram (3 pares do Algarve), fazendo jus à enorme tradição nesta especialidade e fazendo recordar os tempos do Tiago / Nuno e Telmo / Hugo. Em virtude de uma falha - fatal nos exercícios combinados pois a pontuação das Preliminares é ignorada, os super-favoritos D. VARELA / J. ASSUNÇÃO, integrantes da Selecção Nacional, foram relegados para o 2º lugar, tendo sido superados pelos companheiros de clube T. RODRIGUES / I. GABADINHO (Gimnofaro) com 26,850. Em terceiro vieram C. SOUSA / L. AFONSO (Louletano) com 24,700.

Nos trios femininos as vencedoreas vieram, mais uma vez das ilhas britânicas: Harefield Gymnastics. K. SMITH / C. MCGRATH / S. BURFIELD (3ª class. nos Campeonatos da Europa 2007) deslumbraram - dois duplos empranchados (um deles com pirueta) a abrir e a encerrar o exercício combinado - arrasaram qualquer concorrência (28,450!!). Em segundo vieram K. BARBOSA / C. MAGALHÃES / R. SILVA (Acro Clube da Maia) com 27,750 e em 3º S. GALVÃO / S. COSTA / S. ROLÃO (Sel. Nac. Portugal) com 27,550 - dois trios muito semelhantes em termos de dificuldade e execução, tendo registado a única diferença ao nível Artístico, com as maiatas a levarem a melhor.
A prova dos trios foi excelente quer pelo nível apresentado pelos diversos grupos como pelo facto de estarem 5 trios portugueses na final (os restantes eram provenientes do Reino Unido).


RESUMO DOS JUNIORES

Harefield Gymnastics (Inglaterra) venceu e convenceu nos Juniores. Colectivamente e nos Pares Femnininos (1º e 2º), Trios (1º) e Mistos (2º). Foi o escalão onde o nível competitivo esteve mais equilibrado e homogénio mas, felizmente, sempre bastante elevado.
Nos Masculinos e Trios houve um domínio colectivo, nas Finais, dos ginastas portugueses e nos Mistos e Femininos de Ingleses e Americanos (mas mesmo assim com intromissões de ginastas lusos nas tabelas de finalistas e mesmo de medalhados).

Sunday, March 9, 2008

Maia International Acro Cup 2008 - FINAIS (I)

Terminaram as competições no MIAC'08!!

Rescaldo, Resultados, Análise do Age Group 9-16

No Escalão Age Group 9-16, a repartição dos lugares do pódio das várias categorias fez-se entre os Estados Unidos da América, King Edmund (Inglaterra) e o Sport Clube do Porto:

Nos trios femininos a Norte-Americanas superiorizaram-se às portuguesas do Acro Clube da Maia por apenas 0,05 pontos, alcançando desta forma o 1º e o 2º lugar do pódio as ginastas K. WEIDMAIER / A. HARGIS / C. RIEGEL (USA) e as ginastas S. MEDEIROS / A. PEREIRA / R. PEREIRA (Acro C. Maia). Foram as mais altas classificações deste escalão: USA: 28,050; ACMaia: 28:000.

Nos pares femininos, S. BRYANT / E. CORNICk (King Edmund) venceram o primeiro posto - 27,650 - e deixaram em segundo lugar o par espanhol C. ALVAREZ / E. HERVIAS (Granada) - 27,350. Muito perto ficou o par inglês G. COUSINS / A. RUTHERFORD a apenas 0,05 pontos.

Nos mistos, dois pares portugueses arrebataram os primeiros lugares do pódio deixando os EUA em 3º lugar. Os experientes (e 4º class. nos últimos Europeus) F. NORTON / F. SILVA (Sport Club do Porto) somaram 28,000 e deixaram no segundo lugar os jovens J. COSTA / I. MENDES (Acro Clube da Maia) a 2 décimas. J. KANAVEL / E. SMITH (USA) ficaram em 3º com 27,200 pontos.

Nos pares masculinos houve apenas um duelo. Entre J. MAY / J. UNDERWOOD (King Edmund), com 27,650 levou a melhor sobre F. ASENSIO / A. ILUNDAIN (Granada) com 27,250.


RESUMO FINAL DOS AG AGROUP 9-16:

Os trios apresentaram uma belíssima competição, renhida até ao final, com claro domínio nas preliminares dos trios Norte-Americanos mas que, na final, não foi assim tão evidente, em virtude da excelente prestação do trio do Acro Clube da Maia (únicas Portuguesas na Final). A diferença final de 0,05 (sendo que as Americanas apresentaram o exercício de Equilíbrio e as Portuguesas de Dinâmico) é um claro sinal dessa igualdade de desempenhos - cada um destes grupos apresentou os melhores parciais da prova: as portuguesas venceram na componente Artística (8,90) e as Norte-Americanas na Execução (9,20).
Os pares mistos deixaram também uma extraordinária competição com a disputa a ser feita entre dois pares Portugueses e um Norte-Americano. Bons momentos de coreografia com as diferenças entre 1º e 2º a variarem apenas 0,1 pontos em cada área de pontuação - artística e execução - deixando antever um bom duelo entre estes dois pares para o(s) lugar(es) para o próximo Campeonato do Mundo.
Nos pares femininos e masculinos, os ginastas do Reino Unido dominaram a competição e, não fora a intromissão das portuguesas do Acro Clube da Maia (R. PINTO / R. FIGUEIREDO), das italianas de Turim (A. POVERO / E: SALVATORE) e das espanholas de Granada (C. ALVAREZ / E. HERVIAS) nos femininos, e dos espanhóis de Granada (F. ASENSIO / A. ILUNDAIN) nos masculinos, a prova não teria saído das ilhas britânicas.

Saturday, March 8, 2008

Maia International Acro Cup 2008 (dia 3)

SÁBADO, 8 DE MARÇO

9:20

Às 9:00, iniciou-se o MIAC'08.
Neste momento, os trios e os pares femininos Age Group, iniciaram a sua prova. As primeiras pelo exercício de Dinâmico e as segundas pelo exercício de Equilíbrio.
Os Age Group (Juvenis, em Portugal), deverão terminar a sua competição perto das 12:00.

Mais informações e os primeiros resultados nessa altura.

Friday, March 7, 2008

Maia International Acro Cup 2008 (dia 2)





SEXTA-FEIRA, 8 DE MARÇO

Terminou às 20:30 a sessão de treinos de pódio do MIAC'08. Mais de 200 ginastas passaram pelos praticáveis (de competição e de aquecimento) e área de aquecimento do Complexo Municipal de Ginástica da Maia.
Cada delegação (ou conjunto de delegações) puderam estar 50 min. em cada uma das 3 zonas disponíveis para os treinos de hoje.

Já no recinto de competição, houve a possibilidade do público presente assistir aos exercícios de competição dos ginastas.
Com belíssimos momentos de Ginástica, premiados com palmas pelos espectadores, foi possível ter uma perspectiva do que se desenrolará nos dias de prova, Sábado e Domingo.

Toda a máquina organizativa esteve a funcionar em pleno - transportes, alimentação, logística, ajuizamento...

As provas iniciam-se às 9:00. Terminam 14 horas depois. Para preparar as Finais de Domingo.

Até já...

Thursday, March 6, 2008

MAIA INTERNATIONAL ACRO CUP 2008 (DIA 1)


QUINTA-FEIRA, 6 DE MARÇO

Começou o Torneio da Cidade da Maia!!
Com as chegadas das Delegações (USA, Inglaterra, Bélgica, Espanha, Itália, Irlanda, Gales e Porto-Rico), os primeiros treinos livres já "rolam" no Complexo Municipal de Ginástica da Maia.

Amanhã serão os treinos de acordo com a rotação estabelecida.

Os treinos podem ser assitidos gratuitamente.

Tuesday, March 4, 2008

MAIA INTERNATIONAL ACRO CUP 2008

Quando faltam dois dias para o início do MIAC'08, a 2ª edição do Torneio Internacional da Cidade da Maia (no Comp. Municipal de Ginástica da Maia), o "Notícias de Ginástica Acrobática" apresenta os dados principais do Torneio:

230 ginastas
100 delegados
29 delegações
9 países (Espanha, Itália, Bélgica, Inglaterra, País de Gales, Porto-Rico, Estados Unidos da América, Irlanda e Portugal)

100 ginastas do escalão 11-16
67 ginastas Juniores
52 ginastas Seniores
100 Pares / Grupos


Quinta-feira, dia 6 de Março
- Chegada das Delegações e Treinos Livres

Sexta-feira, dia 7 de Março
- Treinos de Pódio (mediante escala de treinos)
- A Selecção Nacional de Portgal treinará às 19:00;
(para estes dois dias a entrada é gratuita para quem quiser assitir)

Sábado, dia 8 de Março (Preliminares)
- 9:00 - 11-16 (1º exercício)
- 12:00 - Juniores (1º exercício)
- 14:00 - Seniores (1º exercício)
- 16:00 - 11-16 (2º exercício)
- 19:00 - Juniores (2º exercício)
- 21:00 - Seniores (2º exercício)

Domingo, 9 de Março (Finais)
- 10:00 - 11-6
- 14:00 - Juniores
- 16:30 - Seniores

Toda a informação em www.acrtoteam.org/miac08