Gonçalo Roque e Sofia Rolão conquistaram a primeira medalha para Portugal nestes Europeus de Ginástica Acrobática. Este feito espectacular deu-se na final do seu exercício de Equilíbrio, tendo deixado o par Búlgaro em 4º lugar. O pódio completou-se com a Ucrânia (1º) e a Rússia (2º).
Depois de uma final de Dinâmico que estes ginastas perderam por apenas 9 milésimas (0,009 pontos!!), hoje há, aqui em Varna, o sentimento que se fez justiça!
Já hoje de manhã, na final de Equilíbrio de Pares Mistos Juniores, Portugal viu fugir o Bronze por entre os dedos... João Costa e Mariana Amorim somaram 27,300 pontos - os mesmos que o par Búlgaro. Foi necessário recorrer a 5 critérios de desempate para encontrar o vencedor nesta especialidade. A decisão recaiu nos ginastas do país anfitrião, deixando o par luso na 4ª posição...
Ainda hoje de manhã, Marta Patrão e Leonor Oliveira (em Pares Femininos Juniores) alcançaram o 4º lugar na final de Dinâmico. Ana Pereira, Rita Pinto e Daniela Leal, em Trios Juniores, conquistaram, na final de Equilíbrio, o 5º lugar.
Estes são, colectivamente, os melhores Campeonatos da Europa da história da modalidade em Portugal (sem classificação por Equipas) . Todas as especialidades em que Portugal apresentou ginastas a concurso, alcançaram as respectivas finais!
Amanhã é o último dia de provas: o fecho é com o Combinado (all-around).
Boa sorte para todos os lusos!