Relativamente ao MIAC'09 é um incrível crescimento generalizado de 25%. (Num país onde só se fala de "crescimento negativo", estes são números impressionantes...)
Ficam os dados retirados daqui (clique na imagem para aumentar):
Este Par Misto teve 10.00 no Equilíbrio, 10.00 no Dinâmico e 10.00 no Combinado!!! As dificuldades em todos os exercícios rondaram os 120 pontos (pelo Código actual). Será que precisamos de Artística ou de notas de Dificuldade de 230 pontos?
Deixo o exercício do Par Misto actual Campeão do Mundo (também Russo). Compare-se a Artística (a meu ver, ambas incríveis, se bem que em estilos muito diferentes). Compare-se a variedade de elementos (e até a espectacularidade - há quanto tempo não vemos um triplo em Pares?). Serão mesmo preciso os 230 pontos?
Para finalizar fica, de novo, o Par Campeão do Mundo em 2000 no exercício de Combinado - Polyna Lymareva e Andrei Jakovlev.
E já agora, de qual dos Combinados o público gostará mais??? É que se queremos desenvolver a Acrobática é preciso que muita gente goste de a ver! Há que ir ao encontro do que as pessoas apreciam.
Terminou ontem a 1ª Academia FIG de Nível 2 de Ginástica Acrobática.
Esta acção - fantástica em todos os aspectos - contou com a prelecção dos Experts Hardy Fink, Keith Russel, Karl Wharthon, Irina Nikitina e Toschko Pavlov.
7 Portugueses estiveram presentes: Ana Cardoso, Cátia Messias, Emílio Ferreira, Lourenço França, Raul Correia, Telmo Dias e Vanda Videira. Irlanda, Rússia, Bélgica e Canadá foram os restantes países participantes.
Foram 7 dias intensos (8-9 horas diárias) com matérias que variaram entre a Fisiologia, Treino Desportivo (e Planeamento), Biomecânica, Anatomia e Psicologia. De um ponto de vista mais prático, houve seminários sobre elementos individuais, coreografia e equilíbrios e dinâmicos de Par, Trio e Quadra. Todas as matérias foram leccionadas em inglês.
E valeu bem a pena!!
Ontem foi o dia dos exames e das apresentações dos trabalhos práticos (tudo também em inglês). "A acção revelou-se de um sucesso absoluto, pela grande colaboração e disponibilidade dos ginastas envolvidos bem como pelas instalações/condições proporcionadas aos formandos. Quanto aos resultados, duas treinadoras portuguesas obtiveram as melhores notas (excelente), Vanda Videira e Ana Cardoso, respectivamente primeira e segunda nota. A fechar o pódio ficou uma treinadora irlandesa. Realce ainda que segundo o coordenador das Academias FIG, apenas foram obtidas em todo o mundo e em todas as academias 3 ou 4 notas máximas (100%) em componentes práticas específicas das modalidades, e desta vez esse “feito” coube a Ana Cardoso. (...) perante os resultados obtidos, todos prosseguem para o último nível das Academias FIG – Nível 3, que terá lugar em Agosto de 2010." - in FPTDA
Podem chamar-lhe "da Restauração" lá pelo meio, mas na realidade, o 1º de Dezembro é o Dia da Independência de Portugal. É o dia de recordar os Heróis que, naquela manhã de 1 de Dezembro de 1640, libertaram Portugal do jugo dos Áustrias.
Quando representamos Portugal em competições internacionais, é, também, a estes Heróis que devemos agradecer.
(hoje já vi alguns noticiários televisivos mas ainda me escapou a notícia evocativa deste dia Feriado Nacional - vi muitas sobre uma Cimeira no Estoril ou um Tratado de Lisboa...)
A 6ª edição do Maia International Acro Cup será também TAÇA DO MUNDO e disputa-se entre os dias 1 e 4 de Março de 2012 (chegada das delegações e treinos livres a 29 de Fevereiro).