Início do Exercício de Equilíbrio - Glasgow 2008 (Maiafigueiredo - MAFIG - novo exercício) Dia 2 de competição.
Equilíbrio de manhã cedo (10:00) e Combinado da parte da tarde (15:30).
O par português entrou "com tudo" para o seu exercício de Equilíbrio, determinado em agarrar definitivamente o seu lugar na Final destes Mundiais.
As duas primeiras posições foram muito bem executadas (a 2ª posição é uma subida "por dentro" para pino a 1 braço - apenas 3 pares a fazem em 2º lugar (Rússia / China / Portugal), pois os que a conseguem executar fazem-na como a primeira posição do exercício, dado o seu grau de complexidade e dificuldade); porém a transição final da última posição não foi perfeita devido a uma oscilação à frente e isso custou preciosas décimas aos portugueses. No entanto, nessa mesma figura final, os ginastas lusos executaram pela primeira vez no Mundo um novo exercício - pino a um braço com apoio no pé do base (vai ficar conhecida como Maiafigueiredo - "MAFIG"...). Nota final de 27,812 e o 6º lugar provisório. Ainda dentro dos lugares de acesso à almejada Final.
Da parte da tarde foi o Combinado. O exercício mais apurado, coreograficamente mais trabalhado e, como sempre, decisivo. Para quem tem aspirações, claro. E estes ginastas nunca esconderam que as tinham!
A tarefa dos portugueses não era fácil. Dois pares russos em 1º e 2º, par da China em 3º, par anfitrião (Grã-Bretanha) em 4º, par da Ucrânia (Campeões do Mundo em título) em 5º, Portugal em 6º, Kazaquistão em 7º (a 0,5 do par português), par da Ucrânia em 8º... Os outros já estavam distantes demais. Todos estes, porém, estavam em acesa disputa pelos 6 lugares da Final!
O Combinado foi de bom nível e apenas teve uma posição menos conseguida. A mesma que, já no Equilíbrio, não tinha corrido como era de esperar. Porém, os ginastas portugueses conseguiram aguentar a figura e terminaram o seu exercício em grande ovação. 236 pontos de dificuldade não está, de facto, ao alcance de qualquer um (.
Quando, já na zona do "
Kiss and Cry", apareceu no mostrador electrónico: PORTUGAL - 1º, a delegação nacional ficou a saber que tinha alcançado o seu maior e também mais difícil objectivo:
JOÃO MAIA / TIAGO FIGUEIREDO NA FINAL DOS CAMPEONATOS DO MUNDO!!!
O Combinado teve 27,506 e foi suficiente para bater todos os adversários que tinham feito até esse momento (o Combinado é executado por ordem de mérito, ou seja, quem abre a prova é quem se classificou em último lugar da soma do Equilíbrio e Dinâmico e quem a fecha é quem estava em 1º lugar - desta forma, quando o 1º lugar apareceu para Portugal, todos ficamos a saber que, pelo menos, o 6º lugar estava garantido).
A acrescentar, importa dizer que o par chinês ficou uns ínfimos 0,055 pontos à frente dos portugueses que amanhã abrirão a competição dos pares masculinos.
PARABÉNS AOS GINASTAS e a toda a delegação PORTUGUESA que tem estado a apoiar de forma incondicional e tem vibrado com todas as prestações dos representantes nacionais nestes Mundiais de Glasgow.
Amanhã é a Final. Tudo começa do zero. Há, inevitavelmente, favoritos. Há, também, quem nada tenha a perder. Os portugueses. Hoje já são os 6º melhores do Mundo. Qualquer coisa que consigam amanhã nunca será pior! Os adversários é que têm motivo para tremer.
Muito mais fotos em:
http://picasaweb.google.com/franca.lourenco/CampDoMundoDia2Preliminares