Friday, August 28, 2009

WOW!!


Antiga Quadra Chinesa

Wednesday, August 26, 2009

World Cup Rússia - Resultados já disponíveis


Na caixa da Box.net (aqui do lado esquerdo) já está dsiponível um ficheiro .pdf com os resultados dos exercícios das Finais da Taça do Mundo da Rússia onde se destacaram os ginastas lusos João Maia e Tiago Figueiredo.

Monday, August 24, 2009

3 empranchados no ar??? Já vamos nisto!!


Bem sei que é no cinto, e em treino, mas é impressionante (e o intermédio faz mortal engrupado).

Saturday, August 22, 2009

World Cup e Volkov Cup - Finais

João Maia e Tiago Figueiredo do ACMaia voltaram a fazer uma das suas melhores exibições de sempre e apresentaram na Final da Taça do Mundo um Combinado com 28,550 pontos o que os deixou no 4º lugar, ultrapassando o Par da China que nas Preliminares havia ficado classificado à sua frente.
João Maia e Tiago Figueiredo ficaram a escassas décimas do pódio nesta Taça do Mundo - pódio esse que teria sido uma realidade se, como acontece nas restantes provas FIG e mesmo na Volkov Cup para os Júniores, apenas um P/G por país tivesse ido à Final. Mas desta vez foi assim e a classificação foi a seguinte: Rússia / Rússia / China / Portugal / ...

Foi um fecho em beleza para a prova em que os ginastas do ACM alcançaram a sua melhor pontuação de sempre - 85,664 pontos.
A pouco mais de 1 mês dos Europeus de Vila do Conde, surgem bons indicadores do grupo português mais credenciado de sempre. Acima de tudo, se é que havia algo a provar (talvez aos próprios ginastas que são sempre quem mais sofre quando algo não corre como esperado ou de acordo com aquilo que tanto se treinou), ficou bem patente que os World Games foram um infortúnio. Que acontece aos melhores.

(restantes classificações: Trio - 1º Rússia / Par Masculino - 1º Rússia / Par Misto - 1º Bélgica / Par Feminino - 1º Bielorrússia / Quadra - 1º China)

Com este resultado o Par Masculino Português atinge, o pódio do Ranking Mundial da modalidade com 3º lugar imediatamente precedido pelos dois Pares Russos! - obrigado pela correcção.

Nos Juniores as boas-novas são especialmente MUITO BOAS:
O Par Misto Filipe Norton / Mariana Amorim do SportCP ficou em 2º lugar, subindo ao pódio nesta credenciada prova russa - uma classificação fantástica para Portugal e para os jovens ginastas nortenhos - os Mistos Juniores em Portugal estão em boa forma (em Julho João Costa / Íris Mendes do ACMaia vencem nos EUAmérica e agora Filipe Norton / Mariana Amorim ficam em 2º na difícil prova da Rússia) - UAU!! O Trio Sofia Costa / Vera Costa / Sofia Rolão do GCPortuguês ficou em 4º (entre 12 concorrentes - como sempre a prova mais disputada) e na mesma posição ficou o Par Masculino David Varela / João Assunção do GimnofaroGC. Em 10º ficou o Trio Katia Barbosa / Catarina Magalhães / Rosa Silva do ACMaia.

Frente à sempre poderosa armada de leste, esta Selecção Júnior deixa belíssimos indicadores para os Campeonatos da Europa.

Muitos Parabéns a Todos! Bom regresso.

World Cup e Volkov Cup - Preliminares

Apesar dos resultados serem escassos, foi possível obter as classificações das Preliminares dos P/G portugueses.

Nos Juniores, Filipe Norton / Mariana Amorim estão em 4º, Sofia Costa / Sofia Rolão / Vera Costa estão em 8º, Katia Barbosa / Catarina Magalhães / Rosa Silva em 11º e David Varela / João Assunção estão em 7º.
(por esta altura já deve haver classificações finais mas são tudo menos oficiais... de qualquer das maneiras, recebi por sms a notícia que o Misto do SportCP, Filipe Norton / Mariana Amorim alcançou o 2º lugar!!, só atrás de um Par Russo - esperemos que estas notícias se confirmem e desejamos a melhor sorte a todos os outros ginastas).

Em relação à Taça do Mundo, o Par Masculino João Maia / Tiago Figueiredo alcançaram na prova russa as suas melhores notas de sempre:
Equilíbrio: 28,510
Dinâmico: 28,554
Fez precisamente ontem 1 mês que estes ginastas estiveram nos World Games. E que as coisas não correram bem. A mostrar que, de facto, essa prova foi um infortúnio, aqui estão estes resultados, como que a dizer: "PRESENTES!" para os Campeonatos da Europa.
A classificação dos Pares Masculinos nas Preliminares é a seguinte:
1º - Rússia1
2º - China1
3º - China2
4º - Rússia2
5º - Portugal
6º - Bielorrússia
7º - Kazaquistão
8º - Israel
9º - Moldávia
10º - Tadjiquistão

Ou seja, mais uma Final para a dupla portuguesa. Nunca falharam uma Final em provas da Taça do Mundo.

Boa Sorte a Todos e, desde já, Parabéns pelos resultados da Selecção Nacional.

A meio da tarde

Sunday, August 16, 2009

World Cup e Volkov Cup - Rússia


12 ginastas lusos estarão na próxima semana na cidade russa de Veliky Novgorod em representação de Portugal na disputa de dois importantes eventos internacionais: a Taça do Mundo da Rússia (para os Séniores) e a Volkov Cup (para os Juniores):

João Maia / Tiago Figueiredo (ACMaia) - Taça do Mundo

David Varela / João Assunção (GimnofaroGC) - Volkov Cup
Filipe Norton / Mariana Amorim (SportCP) - Volkov Cup
Sofia Rolão / Sofia Costa / Vera Costa (GCPortuguês) - Volkov Cup
Katia Barbosa / Catarina Magalhães / Rosa Silva (ACMaia ) - Volkov Cup

O Par Masculino Sénior do ACMaia, vencedor da última Taça do Mundo que se disputou em St. Paul (EUA), enfrentará uma verdadeira armada do leste (Rússia, China, Tadjiquistão, Bielorrússia, Moldávia e Kazaquistão) e tentará alcançar um bom resultado que lhe permita aumentar a sua posição no Ranking Internacional da FIG, amealhando mais pontos.

Em relação aos Juniores, o Trio do GCPortuguês e o Par Masculino do GimnofaroGC, venceram no passado mês de Julho a Freedom Cup que se realizou nos EUA e tentarão, certamente, alcançar mais uma posição de destaque na prova russa. O Trio do ACMaia e o Par Misto do SportCP, depois de boas prestações numa prova ucraniana e numa prova belga, respectivamente, terão na Rússia um bom teste para as próximas competições e aumentarão -todos eles - a sua experiência competitiva de alto nível.

A delegação nacional será composta pelos treinadores Ana Cardoso, António Ferraz e Telmo Dias, pelo Juíz Pedro Emídio e terá como fisoterapeuta Carla Bengueses e como Chefe de Delegação Rui Vinagre.

Do quente Agosto português, para um não-tão-quente Agosto russo, o AcroNews deseja a todos os ginastas as maiores felicidades.

Sunday, August 9, 2009

World Cup Rússia - 17 a 23 de Agosto


Na próxima semana, entre 17 e 23 de Agosto, o Par Masculino João Maia e Tiago Figueiredo do ACMaia estará em representação da Selecção Nacional em mais uma etapa da Taça do Mundo. Desta vez na cidade russa de Veliki Novgorod.

"The Men’s Pair competition features Glasgow and Kaohsiung Silver medallists Konstantin Pilipchuk and Alexey Dudchenko from Russia and their compatriots Viacheslav Spirin and Stanislav Kotelnikov, 4th at the 2008 World Championships. The Portuguese Pair Joao Maia and Tiago Fegueiredo recently won the Freedom Cup in St. Paul. Fans can look forward to performances from the two registered Chinese Pairs, the Pairs from Belarus, Kazakhstan, Tadzhikistan and Moldavia. " - retirado do site da FIG

As inscrições nominativas podem ser descarregadas aqui.

(foto do site da FIG)