Wednesday, July 29, 2009

World Games 2013 na Colômbia

Destinos exóticos...

A International World Games Association (IWGA) decidiu que a próxima edição (2013) terá lugar na cidade de Cali, na Colômbia.

Durante os World Games de Kaohsiung foi assinada uma carta de intenções entre a IWGA e a cidade de Caqi e está prevista a ssinatura do contracto oficial durante o próximo mês de Setenbro.

Saturday, July 25, 2009

Cirque du Soleil - Casting na cidade da Maia (Outubro)


"O Cirque du Soleil está em busca de atletas para seus espetáculos atuais e novas produções. Teremos audições na cidade de Maia, em Portugal, em outubre de 2009. As categorias mais relevantes dos talentos procurados nessas audições são as seguintes:
  • Ginástica acrobática;
  • Ginástica rítmica;
  • Cama elástica;
  • Tumbling;
  • Outros esportes."
Esta notícia foi extraída no site do Cirque do Soleil.

Todas as informações aqui.

Wednesday, July 22, 2009

World Games - dia 4 (parte II)


Não correu como todos nós queriamos a participação dos nossos ginastas nos World Games.
Duas falhas no exercício de Dinâmico ditaram um prematuro afastamento dos lugares que dão acesso às Finais. A este nível as falhas não precisam de ser quedas mas pequenos pormenores ou incorrecções que acarretam penalizações de poucas décimas - e são precisamente essas décimas que decidem tudo numa prova de qualificações de apenas dois exercícios.
Portugal ficou no 5º lugar. À sua frente ficou a China, a Grã-Bretanha, a Rússia e a Ucrânia.

O exercício de Equilíbrio foi bastante bom mas já pouco havia a fazer dado que não houve qualquer falha em nenhum dos outros 11 exercícios apresentados nas Preliminares.

Nas Finais o Par Chinês falhou (queda) - podiam ter caido nas Preliminares... - e os Ingleses subiram na tabela, alcançando o 3º lugar. Em 2º ficou o Par Russo e em 1º o multi-campeão Par Ucraniano (este era o único título que faltava a estes ginastas excepcionais).

Termina assim a maratona dos ginastas lusos com duas competições em duas semanas em dois continentes.
É um facto que os exercícios apresentados não corresponderam ao real valor do João e do Tiago (bem o mostraram na Taça FPTDA e na Taça do Mundo). De qualquer das formas, igualaram a melhor classificação em World Games (a mesma que o Par Masculino Ivo Vilaça / Nuno Vidal).

Com mais duas importantes provas pela frente - a Taça do Mundo da Rússia e os Campeonatos da Europa - há que olhar em frente e pensar no futuro imediato. Treinar mais. O passado já lá vai. O futuro ainda aí vem. E o Europeu é em Portugal.

Parabéns a Todos.

Tuesday, July 21, 2009

Monday, July 20, 2009

WORLD GAMES 2009 (1)


(Em primeiro lugar, as minhas desculpas por ter estado tantos dias sem colocar nada no site numa altura tão importante para a nossa modalidade. A viagem dos Estados Unidos até Taiwan foi de 26 horas e não tenho net no hotel. Apenas no pavilhão tenho acesso à internet e, como é compreensível, no pavilhão tenho tido mais algumas coisas a fazer...).

O Par Masculino treinou ontem e hoje aqui na Kaohsiung Arena - um mega-recinto com a capacidade de 15.000 lugares. Ontem teve a oportunidade de realizar dois treinos de pódio e hoje, já com todos os Pares Masculinos da competição, mais um treino de pódio.
Está um nível competitivo espectacular. De facto, é uma prova completamente fora do normal. Estão aqui reunidos os 6 melhores ddo Mundo em cada especialidade. Nos Pares Masculinos, os adversários são a Ucrânia, a Rússia, a China, a Grã-Bretanha e a Alemanha. Apenas 4 dos 6 passam à final e esse será, sem dúvida, o mais difícil mas também o principal, objectivo. Depois de estar nesse leque de 4, tudo pode acontecer.
A prova ainda tem mais uma particularidade: todos os 3 exercícios são feitos num só dia. Toda a pressão, as emoções, o sentimento de vários anos de trabalho, estará condensado no dia de amanhã.

Os nossos homens estão bem, na sua máxima força. Os outros também estão, de certeza.

Amanhã, às 8.45 de Portugal, o Dinâmico já estará feito. Uma hora depois será o Equilíbrio e, se tudo correr bem, duas horas depois, será a vez do Combinado.

Wednesday, July 15, 2009

Sorteio dos Campeonatos da Europa

Já está disponível no site da UEG o sorteio e as ordens de passagem para os Campeonatos da Europa (Júnior e Sénior) e para a Competição Europeia de Grupos de Idade que decorrerão em Vila do Conde.

Pode ser descarregado através deste link.

Monday, July 13, 2009

World Cup e Freedom Cup - FINAIS


A Taça do Mundo dos EUA e a Freedom Cup entrou hoje para os anais da história da modalidade em Portugal. Tudo porque os ginastas lusos (concorrentes em 5 categorias) venceram TODAS elas. O hino tocou 5 vezes no Roy Wilkins Auditorium e a bandeira subiu ao lugar mais alto. Foi emocionante!

Na Taça do Mundo, o Par Masculino João Maia / Tiago Figueiredo venceram sem oposição mas com um exercício de Combinado excelente, arrecadando a nota mais alta com 28,350 pontos. Foi o melhor teste possível para a prova mais importante da carreira destes ginastas que se disputa daqui a 1 semana em Taiwan.

Na Freedom Cup, o Par Feminino Ana Marujo / Leonor Oliveira, do GCPortuguês venceu destacado não dando qualquer hipótese às adversárias. Com uma prova de alto nível, mostraram uma forte componente de execução com muitas notas superiores a 9,200.

O Par Misto João Costa / Íris Mendes do ACMaia foram os únicos ginastas que haviam chegado ao Combinado em desvantagem classificativa com os seus rivais americanos. Contudo, um exercício de elevadíssimo nível, que mostrou muita concentração e "garra", fê-los suplantar os adversários e vencer esta prova.

O Par Masculino David Varela / João Assunção, venceu sem dificuldades e mostrou que está cá para competir ao mais alto nível e com ambições ao arrancar a sua melhor nota de toda a competição neste exercício.

O Trio Sofia Costa / Vera Costa / Sofia Rolão arrasou a concorrência e dilatou a vantagem sobre as adversárias com um óptimo exercício de combinado com parciais acima dos 9,100 em execução e artística.

Portugal sai dos Estados Unidos da América como a maior sensação de toda a prova tendo varrido o Ouro no escalão de Júnior. E acima de tudo, todas as vitórias foram conseguidas frente a ginastas do país anfitrião.

A grande maioria da delegação já inicou a viagem de regresso a casa (ou irá fazê-lo hoje) à excepção do Par Masculino que ficará nos Estados Unidos a treinar até 5ª feira e voará directamente para Taiwan para disputar os WORLD GAMES.

MUITOS PARABÉNS A TODOS!!

Resultados Finais da Taça do Mundo.
Resultados Finais da Freedom Cup.

Sunday, July 12, 2009

Mais um dia de Ouro para Portugal - Dia 2

Na World Cup e na Freedom Cup os portugueses continuam em excelente plano de evidência.

No dia em que apernas o Trio fez o exercício de Equilíbrio, os Dinâmicos dos ginastas lusos voltaram a dominar a competição.

O Par Masculino esteve muito bem no seu exercício tendo obtido mais uma nota superior a 28 pontos. Estiveram seguros e com posições "limpas" precisando apenas de refinar a componente artística para poder alcançar todos os seus objectivos nos World Games.

O Par Feminino do GCPortuguês também esteve muito bem e aumentou ainda mais a vantagem sobre o segundo classificado. No Combinado não deverão dar qualquer hipótese.

O Par Misto do ACMaia foi ultrapassado pelos seus adversários americanos no exercício de Dinâmico. Suplantar os 0,34 pontos que os separaram do 1º lugar podem ser difíceis mas não são, de todo, impossíveis.

O Par Masculino melhorou a sua prestação em relação ao dia anterior e alcançou um Dinâmico espectacular subindo em todos os parciais.

Por fim, o Trio, com uma nota de execução de 9,400 aumentou a diferença para as segundas classificadas para mais de 0,6 pontos e não deverão deixar que estas se aproximem no exercício Combinado.

Hoje, com as Finais, encerrará esta prova. Portugal tem sido a grande sensação deste evento e tem merecido as melhores das críticas do público e das outras equipas. No dia decisivo esperam-se os melhores Combinados de todos os nossos ginastas, prontos a arrebatar a plateia (a organização estima mais de 2000 pessoas a assistir e, além da transmissão via net, haverá transmissão da Taça do Mundo em directo para um canal de TV Norte-Americano).
Hoje tudo decorrerá à mesma hora de ontem. Apenas diferença de existir às 00.30 (Portugal) uma Cerimónia Oficial. Aqui ficam as fotos do pódio da Freedom Cup.



Saturday, July 11, 2009

World Cup e Freedom Cup - Dia 2

A cobertura em directo começa às 21.00 portuguesas (15.00 locais) com as provas do escalão 11-16 anos.
A organização mudou o stream do video. Mas provas podem continuar a ser vistas no AcroNews.

Todos os resultados aqui.

E ao primeiro dia, o HINO tocou 5 vezes!!

Foi um primeiro dia de provas absolutamente memorável para PORTUGAL.
TODOS os ginastas venceram as suas especialidades e, como consequência, subiram ao pódio para receber as respectivas medalhas de 1º lugar e ouvir o Hino Nacional (completo).

Sobretudo num evento em que, todos os que tinham adversários, estavam a competir com ginastas americanos.

Comecemos pelo Par Masculino João Maia / Tiago Figueiredo que competiram na Taça do Mundo. Foi um óptimo exercício de Equilíbrio com posições estáveis e muito bem definidas. O público vibrou com estes ginastas como se fossem da casa! O importante agora é conseguir recuperar o ombro do Tiago o mais rápidamente possível para os World Games. Hoje será a vez do Dinâmico.

O Par Feminino Ana Marujo/Leonor Oliveira estiveram impecáveis (o 9,400 de execução é um excelente indicador disso mesmo) e conseguiram uma confortável distância às duas mais directas adversárias. Também hoje é a vez do Dinâmico.

Nos Mistos, a antiga rivalidade entre o Par Norte-Americano e o nosso Par João Costa / Íris Mendes sentiu-se mais uma vez (no MIAC'08 venceram os lusos e no MIAC'09 venceram os americanos - empatados pontualmente). Contudo, o exercício dos portugueses foi muito seguro e com posições muito bem definidas, não tendo dado hipóteses (9,300 de Execução). O Dinâmico aguarda-os hoje.

O Masculino Júnior esteve também excelente. Foi um exercício de Equilíbrio óptimo e o reflexo dissp é uma crescente valorização que estes ginastas vão verificando na componente artística prova a prova. O Dinâmico é o prato do dia de hoje.

O Trio esteve excelente no seu Dinâmico. Com figuras a grande altura e boas recepções, não deu qualquer hipótese aos 2º classificado, o que, numa competição de Trios repleta de adversárias americanas é um execelnte presságio para o exercício de hoje: o mais forte destas ginastas - Equilíbrio.

Em conclusão: 5 vitórias no primeiro dia. 5 vezes que a bandeira verde-rubra subiu ao mais alto lugar. 5 vezes que tocou "A Portguesa" no Roy Wilkins Auditorium. Deve ter sido a primeira vez que tal aconteceu. Por tudo isso, o dia de ontem foi memorável e estes 11 ginasstas escreveram uma página dourada na Ginástica Acrobática Nacional.


Em nome dos membros desta delegação gostaria de agradecer todo o apoio que sentimos vir do outro lado do Atlântico. Ontem, ao receber mensagens e telefonemas às 3 e às 4 da manhã (hora de Portugal) a felicitar os ginastas pelas suas prestações e resultados, foi inevitável lembrar a prova do Carlos Lopes em 1984 - Jogos Olímpicos de Los Angeles - que pôs Portugal acordado atè "às quinhentas" para o ver ganhar. Foi a vez destes ginastas fazerem algo semelhante e sentir que havia muita gente colada à internet, a vibrar com as suas provas.

Hoje será tudo - mais ou menos - à mesma hora. Mas já estamos todos habituados a ficar acordados até tarde... Sobretudo porque eles merecem!





Friday, July 10, 2009

World Cup USA e Freedom Cup - Dia 1

No primeiro dia de provas da Taça do Mundo dos EUA e da Freedom Cup, teremos todos os ginastas lusos a realizar um exercício.

Uma das grandes inovações desta prova é a possibilidade de assistir ao vivo através da internet ao desenrolar da competição. Aqui ficam os respectivos horários de cada um (hora portuguesa aproximada):

Para a Taça do Mundo:

João Maia / Tiago Figueiredo - Equilíbrio - 01:10

Para a Freedom Cup:

Ana Marujo / Leonor Oliveira - Equilíbrio - 02:00
João Costa / Íris Mendes - Equilíbrio - 02:15
David Varela / João Assunção - Equilíbrio - 02:20
Sofia Costa / Vera Costa / Sofia Rolão - Dinâmico - 02:25

A prova pode ser seguida aqui:

Wednesday, July 8, 2009

World Cup USA e Freedom Cup 2009

Decorrerá entre os dias 7 e 13 de Julho mais uma edição da Freedom Cup na cidade St. Paul, Minneapolis (competição organizada pela Federação de Ginástica dos Estados Unidos da América) que conta, este ano, com a inclusão de uma Taça do Mundo (Cat. B).
Pela primeira vez, Portugal estará presente nestas provas.

Na Taça do Mundo, os ginastas João Maia e Tiago Figueiredo (ACMaia) representarão as cores nacionais naquele que será o derradeiro teste antes dos World Games (aliás, estes ginastas e o treinador, ficarão nos EUA a treinar depois desta prova e seguirão directamente para Taiwan, para os WG 2009).

Em representação da Selecção Nacional na Freedom Cup, estarão as ginastas Sofia Costa/Vera Costa/Sofia Rolão (GCPortuguês) e Davis Varela/João Assunção (GimnofaroGC), para competir nos eventos de Trios Juniores e Pares Masculinos Juniores, respectivamente.

Em representação dos seus clubes completam ainda a delegação lusa as ginastas Ana Marujo/Leonor Oliveira (GCPortuguês) e João Costa/Íris Mendes (ACMaia) - curiosamente as 2ª e 3º classificados na última Taça FPTDA - que competirão nas provas de Pares Femininos Juniores e Pares Mistos Juniores.

Completam a delegação os treinadores Ana Cardoso, Lourenço França, Telmo Dias e Vanda Videira, o fisioterapeuta Marc Reis, o juíz Bernardo Tomás e, como chefe de delegação, Marília Abana.

A organização conta com 11 países (entre os quais a Rússia, Bélgica, França, Alemanha, Mónaco, Holanda) batendo, desta forma, os recordes de participação em anos anteriores. O evento decorrerá na mítica sala de espectáculos de St. Paul, o Legendary Roy Wilkins Auditorium (na margem do igualmente mítico Mississipi), e espera-se muito público para assistir ao evento.

Assim que for possível colocarei algumas fotografias.