Thursday, May 28, 2009

Resultados do Campeonato Nacional de Iniciados, Juniores e Seniores

Pavilhão Muncipal de Tomar repleto de público para assistir à segunda parte dos Campeonatos Nacionais de Ginástica Acrobática (o 1º "round" teve lugar um fim de semana antes na cidade de Lisboa).
Muito resumidamente, se nos Nacionais para os escalões de Juvenis e Elite o Acro Clube da Maia foi o clube que conquistou mais títulos nacionais (3), nos Campeonatos Nacionais de Iniciados, Juniores e Seniores, o grande vencedor foi o Ginásoio Clube Português (5 títulos).

Mas vamos por partes, começando pelos Iniciados:
Nos Pares Femininos o pódio ficou no Norte do País com Joana Brandão/Carolina Monteiro do SCPorto a conquistar o 1º lugar, seguidas pelas suas colegas de equipa Marta Pereira/Angelina Vasconcelos e por Beatriz Duarte/Beatriz Augusto do ACMaia.
Nos Mistos, e com todos os participantes no pódio, o 1º lugar foi para Rafael Paulino/Madeleine Bayon do GCPortuguês, o 2º para Bruno Tavares/Maria Cristóvão do GDPCimpor e o 3º para Pedro Calheiros/Filipa Jenke da AACoimbra.
Nos Pares Masculinos, Guilherme Ferreira/Manuel Dias do clube da casa, o GCTomar suplantou os adversários Francisco Gomes/Alexandre Pina da AGCCoimbra.
Nos Trios, e apesar de ser a especialidade com mais participantes (20 Trios), a hegemonia no pódio foi total e toda ela vai para o GCPortuguês: como Campeãs Nacionais ficaram Carolina Malato/Marta Vilar/Marta Barata, em 2º Madalena Fernandes/Rita Vasconcelos/Fabiana Ramos e em 3º Joana Santos/Beatriz Delgado/Sofia Coelho.
Nas Quadras Masculinas, Mladen Atasanov/Boncho Atasanov/Cláudio Nunes/Bruno Simões do GDCEnxerim venceram, sem oposição neste escalão.
Se saudar com especial apreço o facto de se ter registado neste escalão (Iniciados) a participação em todas as 5 especialidades.

Por Equipas, venceu o GCTomar ficando Vice-Campeões Nacionais o GDPCimpor.

Juniores:
Nos Pares Femininos, Tânia Gomes/Matilde Pereira do GDSCascais venceram a prova, deixando em 2º Inês Barros/Mariana Ribeiro do GCVilacondense. Em 3º ficou Andreia Viegas/Cláudia Fernandes do GimnofaroGC.
Nos Mistos, Pedro Melo/Beatriz Cruz do GDSCascais sagraram-se Campeões Nacionais, deixando Miguel Fernandes/Manuela Luz do GimnofaroGC em 2º e Miguel Russo/Mariana Inácio do GDPCimpor em 3º.
Nos Pares Masculinos, João Ferreira/Cyril Brito do GimnofaroGC sagraram-se Campeões Nacionais, deixando em 2º Carlos Sousa/Luis Afonso do LouletanoDC e em 3º Hugo Santos/Guilherme Pompeu da AACoimbra.
Nos Trios, em 1º lugar ficaram Carolina Rodrigues/Sara Neves/Joana Mascarenhas do GCPortuguês e em 2º, também do GCPortuguês estiveram Ana Neves/Joana Ganito/Maria Andrade (separadas apeans por 0,2 pontos). O 3º posto foi para Ana Fontes/Cláudia Rodrigues/Diana Soares da AACoimbra.
Nas Quadras Masculinas, Miguel Fernandes/RicardoMartins/João Ferreira/Cyril Brito do GimnofaroGC venceram, sem oposição, a sua especialidade nestes Nacionais.

Por Equipas, o GimnofaroGC arrecadou o título Nacional 2009.

Seniores:
Nos Pares Femininos, Melissa Julião/Catarina Martins do LouletanoDC venceram, sem dificuldade a prova.
Nos Mistos, Daniel Cecílio/Maria Pereira do GCPortuguês sagraram-se Campeões Nacionais, deixando a mais de 3 pontos João Ferreira/Rita Pereira e Ricardo Fonseca/Ana Viana ambos do ACMaia.
Nos Pares Masculinos, João Martins/Rui Magalhães da AACoimbra vencerama prova deixando em 2º lugar Duarte Arrobe/André Tinoco dos BVSilves.
Nos Trios, em 1º lugar ficaram Lucília Rodrigues/Maria Manso/Raquel Martins do GDPCimpor, deixando no 2º posto o grupo do GCVilacondense constituído pelas ginastas Ana Silva/Cristiana Santos/Marta Carneiro e em 3º lugar Sónia Ribeiro/Mariana Santos/Joana Carlos do GDSCascais.
Nas Quadras Masculinas, sagraram-se Campeões Nacionais Diogo Coelho/Tiago Santos/Ricardo Afonso/Ruben Ramos do GCPortuguês, ficando em 2º Duarte Arrobe/Emanuel Perpétuo/João Bruno/André Tinoco dos BVSilves.

No Medalhómetro, venceu o GCPortuguês com 5 títulos de Campeões Nacionais a quem se seguiu o GDSCascais e o GimnofaroGC com dois títulos cada.

Como aspectos importantes a realçar nesta prova destaco dois:
- As cinco especialidades estiveram representadas em todos os Escalões - isto é algo absolutamente espectacular e muito reveledor que o percurso trilhado pela Acrobática nacional está a mostrar consistência e até algum sentido de Objectivos;
- O nível qualitativo dos Juniores e Seniores subiu consideravelmente comparando com outros anos. A prova teve óptimos momentos de Acrobática com qualidade e espectáculo.

Os resultados do Campeonato Nacional de Iniciados, Juniores e Seniores podem ser descarregados aqui.

Wednesday, May 27, 2009

Simpósio de Ginástica Acrobática da FIG

A Comissão Executiva da FIG deliberou a realização de um Simpósio de Ginástica Acrobática a ter lugar na Rússia (Veliky Novgorod) a 23 de Agosto de 2009 depois da Taça do Mundo que ocorrerá na mesma cidade entre os dias 19 e 22 de Agosto.

Tuesday, May 26, 2009

Enquanto esperamos pelos Resultados

Fica uma músiquinha apropriada: "Still Waiting"

Monday, May 25, 2009

Inscrições Provisórias para os Campeonatos da Europa 2009

Já estão disponíveis as Inscrições Provisórias (seguir-se-ão as Definitivas e depois as Nominativas) para os Campeonatos da Europa 2009 que, como se sabe, realizar-se-ão no nosso país, na cidade de Vila do Conde entre 25 de Setembro e 5 de Outubro.

Muitos países participantes estão pré-inscritos (alguns que, apesar de jovens na modalidade, começam a ser, cada vez mais, uma presença habitual - como a República Checa, a Espanha a Irlanda e Israel).

De notar as estreia do Mónaco, a falta da Itália (como é que é possível uma coisa destas?!) e a inscrição da Grã-Bretanha com duas equipas em todos os 3 escalões.

Podem fazer o download na Box.net aqui no lado esquerdo. Ou no site da UEG.

Sunday, May 24, 2009

Ordens de Passagem dos World Games 2009


A FIG já realizou o sorteio dos World Games 2009.
O ficheiro com esta informação está no quadro aqui à esquerda (Box.net).

Portugal através do Par Masculino João Maia e Tiago Figueiredo competirá em 3º no Equilíbrio (depois da Alemanha e da Grã-Bretanha) e em 2º no Dinâmico (antecedido da Rússia).

Numa prova onde só entram os 6 melhores do mundo, os adversários serão: Ucrânia, Rússia, Grã-Bretanha (estes 3 fizeram o pódio nos Mundiais de Glasgow), China e Alemanha (estes 2 ficaram atrás de Portugal).

É um óptimo sorteio para os ginastas portugueses. Com a qualidade e segurança de exercícios demonstradas no último nacional, tudo é possível. Para já, fica a esperança/certeza que lutar pela Final de 4 é uma meta perfeitamente atingível.

Friday, May 22, 2009

Campeonato Nacional Iniciado, Júnior e Sénior

Decorrerão em Tomar no fim de semana de 22 e 23 de Maio os Campeonatos Nacionais de Ginástica Acrobática dos escalões Iniciado, Júnior e Sénior.

Será mais um dos momentos altos da época gímnica e que fecha o ciclo de Campeonatos Nacionais de Ginástica Acrobática iniciado no passado fim de semana em Lisboa.

Todas as informações sobre a prova (circular e ordem de passagem com as respectivas horas) podem ser descarregadas aqui.

Saber cair também é uma arte

A pedido de várias famílias.

Thursday, May 21, 2009

Damien Walters 2009

Podia dizer para verem o minuto x ou y mas é totalmente irrelevante. VEJAM TODOS OS MINUTOS!! Cada vez mais impressionante.

Wednesday, May 20, 2009

Campeonatos Nacionais Elite e Juvenis (Análise da Prova)


A competição decorreu no Pav. Municipal do Casal Vistoso no passado fim de semana - 16 e 17 de Maio - sempre com uma boa moldura de espectadores, algo que muito contribuiu para o espectáculo que os ginastas deram no praticável.
Foi, talvez, um dos melhores Campeonatos Nacionais dos últimos anos e, apesar de apenas numa especialidade haver mais de 2 concorrentes, a qualidade das exibições foi, deveras, excelente. Importa analisar agora (num futuro muito muito próximo) quais as condições que fazem com que haja 6 Trios Juniores Elite e apenas dois Mistos, Femininos ou Masculinos.
Nos Seniores o panorama é ainda pior ao nível da quantidade de praticantes. Todos eles eram, à partida, Campeões Nacionais... Por melhor que todos os ginastas Elite estejam (e isso parece-me inegável), o facto é que são muito poucos.

O pior de tudo é que, internacionalmente, Age Group 11-16 e Juniores até podem ter Competições Mundiais ou Europeias mas o facto é que apenas os Seniores interessam verdadeiramente - basta pensar para quem se fazem Taças do Mundo, Campeonatos do Mundo ou Jogos Olímpicos (mesmo que haja vontades para fazer todas estas provas para escalões mais jovens). É preciso haver esta consciência.
Por exemplo:
- Em que lugar ficou a Selecção Nacional Sub-18 - Júnior A Masculina - de Andebol nos últimos Europeus? Alguém sabe? Pois, imagino que não...
- Qual o melhor resultado Júnior da Naide Gomes? Pois é...
- E o Nelson Évora? Em que lugar ficou o nosso Campeão Olímpico nos Europeus de Juniores de 2003? Até ganhou!! No Triplo Salto e no Comprimento. Lembram-se?...

(e apenas dei exemplos de modalidades com mais mediatismo que a Acrobática, com páginas regulares nos Jornais desportivos)

O mesmo se passa com a Acrobática e com os nossos Juvenis, Juniores e Seniores. E, se de facto, é muito importante ter uma boa pirâmide qualitativa de Juvenis e Juniores COM IDADE INTERNACIONAL, ainda é mais fundamental criar condições para que os clubes possam formar P/G com idade e perspectivas de futuro que não "morram" em Juniores mas que aspirem (ginastas e treinadores) ao escalão mais alto.

Mas vamos à prova:

Juvenis
Nos Mistos, Fábio Viegas/Micaela Faquinéu do LouletanoDC venceram destacados a sua especialidade deixando o par Filipe Pinheiro/Inês Santos da AGISamoraCorreia em 2º e a mais de 4 pontos.
Nos Pares Femininos, mais competição com 5 concorrentes a disputar o título nacional. O LouletanoDC levou, novamente a melhor por intermédio de Margarida Fernandes/Mariana Afonso. Deixaram no 2º posto Ana Melo/Ana Caniceiro da AACoimra e Marta Pinto/Maria Ferreira do GSCarcavelos em 3º.
Nos Trios a vitória foi para o ACMaia com as ginastas Raquel Barros/Rita Pinto/Teresa Ferro (com as notas mais elevadas da prova em cada um dos dois exercícios) a classificarem-se à frente das adversárias do GCPortuguês Mariana Fernandes/Sara Casal/Maria Barosa em 2º lugar e do GCVilacondense Joana Figueiredo/Jéssica Santos/Francisca Marques em 3º.


Juniores Elite
Nos Femininos, Ana Marujo/Leonor Oliveira do GCPortuguês, venceram, sem dificuldades e com a mesma homogeniedade desde o início da época, as adversárias do GimnofaroGC, Inês Pereira/Daniela Lores por quase 6 pontos de diferença. De destacar ainda que o par vencedor obteve a mais elevada nota dos Juniores Elite no exercício de Dinâmico.
Nos Mistos, a disputa nortenha entre os dois pares que têm alternado as classificações das provas em que participam fez cumprir essa regra, sagrando-se vencedor os ginastas Filipe Norton/Mariana Amorim do SCPorto, deixando em 2º lugar o par do ACMaia João Costa/Íris Mendes. No MIAC venceu o par da Maia, no FIAC o do Sport, na Qualificativa o da Maia e agora do do Sport. Perfeita alternância. O par do SportCP obteve a nota mais elevada do exercício de Equilíbrio desta prova. Esta foi ainda a especialidade onde a diferença pontual entre os primeiros classificados foi menor (0,39 pontos). Anteve-se uma boa "luta" na Taça.
Nos Masculinos, a normal disputa entre algarvios do mesmo clube ditou que os novos Campeões Nacionais seriam Tiago Rodrigues/Ivo Gabadinho, deixando em 2º lugar os colegas do GimnofaroGC David Varela/João Assunção a mais de 1,70 pontos.
Nos Trios, com 6 concorrentes, pela primeira vez antevia-se que um dos grupos ficaria de fora da Final de 5. A "fava" saiu ao Trio do GimnofaroGC.
Em 1º lugar, com um ponto de vantagem sobre as adversárias e os melhores Equilíbrio e Combinado da prova dos Juniores, ficou o trio do GCPortuguês Sofia Costa/Vera Costa/Sofia Rolão. Em 2º lugar, as colegas de equipa, Maria Ganito/Maria Rolão/Maria Raimundo e em 3º Cláudia Oliveira/Rita Martins/Ana Mendes do GCVilacondense. Foi a mais renhida das competições destes Nacionais. 26 centésimas separaram o 2º do 4º lugar e apenas 5 centésimas separaram o 3º do 4º. Numa prova disputada através do somatório dos 3 exercícios (Equilíbrio, Dinâmico e Combinado, com parciais de Execução e Artística em cada um deles), estas são diferenças pontuais que comprovam bem o elevado nível competitivo. Ou seja, as 3ª classificadas ficaram abaixo das Campeãs Nacionais apenas 0,2 em cada parcial de Execução e Artística (em média, claro). Este é um indicador que mostra bem que os Trios Juniores portugueses estão, de forma consistente, a melhorar significativamente. O que será preciso fazer para que o mesmo aconteça com todas as outras especialidades?

Por equipas, o GimnofaroGC venceu a prova sagrou-se Campeão Nacional neste escalão com a equipa constituída pelos ginastas David Varela/João Assunção, Inês Pereira/Daniela Lores e Ana Fernandes/Sónia Matos/Mafalda Brás. (as minhas desculpas ao GimnofaroGC por só agora incluir esta informação que não estava contemplada nos resultados disponíveis na FPTDA).

Seniores
Pouca a história deste escalão...
Nos Mistos, Gonçalo Roque/Beatriz Palha do GDPCimpor venceu sem dificuldades e com boas prestações no Equilíbrio e Dinâmico.
Nos Trios, Ana Martins/Francisca Barbosa/Inês Luz do ACMaia, venceram, também sem dificuldades - mesmo apresentando apenas um exercício.
Nos Masculinos, João Maia/Tiago Figueiredo do ACMaia venceram também a sua prova com 3 bons exercícios e uma média de pontuações de 28,300. Dois excelentes exercícios de Equilíbrio e Dinâmico abrem boas perspectivas para a intensa época internacional que estes ginastas irão enfrentar.

No "Medalheiro", o ACMaia, com 3 primeiros lugares e 1 segundo ficou à frente dos adversários. Logo atrás veio o GCPortuguês com 2 primeiros e 2 segundos e no último lugar deste pódio ficou o LouletanoDC com 2 primeiros lugares.

Já neste fim de semana, em Tomar, completa-se o Campeonato Nacional de Ginástica Acrobática com os escalões Iniciados, Juniores e Seniores.
Boa Sorte a todos os participantes.

Monday, May 18, 2009

Resultados do Camp. Nacional Elite e Juvenil

Já estão disponíveis aqui no AcroNews os resultados do Campeonato Nacional Elite e Juvenil que decorreu neste fim de semana em Lisboa. Onetm à noite já estavam no site da FPTDA. Para já só com as notas finais. Esperemos que em breve, como de costume nas outras provas, apareçam os resultados com os Parciais.

Basta ir à secção aqui no lado esquerdo onde diz Box.net (GA_RES_1).

Espero que hoje durante o dia consiga apresentá-los detalhadamente.

Monday, May 11, 2009

60.000!! UAU!!

O AcroNews ultrapassou os 60.000 visitantes.

61 países já navegaram por aqui. (Incrível!)
Isso ainda é mais importante quando queremos divulgar a nossa modalidade - sobretudo se pensarmos que nos últimos Mundiais havia pouco mais de 20 países participantes.

Parabéns e Obrigado a todos os visitantes e ajudantes deste site.

FIG Newsletter 1/2009

Está disponível aqui a 1ª Newsletter da CT de Acrobática da FIG. O código ainda está "quentinho" e já saíu a primeira. Importante para clarificar situações e dúvidas que foram surgindo.

Com muita variedade de informação nas suas 10 páginas, destaque para:

- Mensagem da nova Presidente, Tonya Case;
- Mensagem da anterior Presidente, Dr. Patricia Wade;
- 1ª Academia FIG (Janeiro 2009 - Lisboa, Portugal);
- alteração de participação nas Finais - 1 P/G por país!!;
- Taças do Mundo 2009;
- Secção muito importante de Perguntas / Esclarecimentos sobre o novo Código e Tabelas - a CT pergunta e responde.

Sunday, May 10, 2009

Site Oficial dos World Games 2009


Pode ser visto aqui o site oficial dos World Games 2009.

Datas, eventos, participantes (países) e muito mais informação sobre a prova de Acrobática mais importante do calendário mundial.
A imagem de abertura não podia se melhor para nós, portugueses.

Saturday, May 9, 2009

Ainda estou de queixo caído...

THE GREAT FLYING CIRCUS FROM NORTH KOREA

Friday, May 8, 2009

Campeonatos Nacionais Elite e Juvenis e JEGI II

Decorrerão em Lisboa no fim de semana de 16 e 17 de Maio os Campeonatos Nacionais de Ginástica Acrobática dos escalões Elite (Júnior e Sénior) e Juvenis.

Paralelamente disputar-se-á mais uma prova de apuramento para os Jogos Europeus de Grupos de Idade (JEGI) para o escalão 11-16.

Será um dos momentos altos da época gímnica que contará com todos os melhores pares e grupos nacionais dos dois escalões Elite mas também com todos os ginastas 11-16 anos que desejam integrar as fileiras da Equipa Nacional aos próximos Europeus. Ginástica de alto nível a não perder nesse fim de semana.

Todas as informações sobre a prova (circular e ordem de passagem com as respectivas horas) podem ser descarregadas aqui.

Monday, May 4, 2009

Pouco tem de Ginástica Acrobática mas é incontornável



Morreu Vasco Granja.


Enquanto os mais novos que lêem este blog perguntam quem seria Vasco Granja, outros, como eu, que há trinta anos atrás "madrugava" aos Sábados de manhã para ver "Cinema de Animação" e absorvia todos aqueles desenhos animados polacos e checoslovacos (na altura pouco perceptíveis para mim) só para no finzinho do programa ver o Buggs Boney, o Road Runner, o Tom & Jerry ou a fantástica Pantera Cor-de-Rosa, sentimo-nos um pouco mais tristes. Nostálgicos. Afinal, perdemos aquele que durante anos a fio nos trouxe o único programa da televisão portuguesa dedicado exclusivamente à animação e aos desenhos animados e que foi, para muitos, responsável pela criação do gosto pela BD.

Uma das últimas aparições do Vasco na RTP foi no programa Herman Enciclopédia onde tinha a rara capacidade de gozar consigo próprio (deixo esse bocadinho para verem no YouTube).

Lucky Luke, Spirou, Tintin, Looney Tunes, Pantera Cor-de-Rosa, Friz Freling, Chuck Jones, Mel Blanc (a voz) e até Manga apareceram pela mão de Vasco Granja. Num tempo onde tudo isto parece estranho ou de uma realidade alternativa por ser tão simples de encontrar (por estar à distância de um click ou onde há canais de TV que transmitem desenhos animados 24h por dia), Vasco Granja foi o primeiro. O grande pioneiro. E nós com ele, pela sua mão.

Para ele, Koniec. (quer dizer Fim em polaco)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vasco_Granja