Wednesday, January 28, 2009

Documento das Selecções Nacionais



Já está disponível no site da FPTDA o Documento das Selecções Nacionais 2009, juntamente com o ficheiro respeitante às Fichas das Selecções Nacionais.

Winter Acro Cup 2009

Já estão disponíveis no site oficial da prova a Circular e Ordens de Passagem (e muita outra informação) desta competição, a primeira da nova época. 13 colectividades estão inscritas na prova inaugural do novo sistema de categorias da FPTDA.

http://winteracrocupgcp.com.sapo.pt/

A ordem de passagem pode ser "descarregada" a partir daqui:

http://winteracrocupgcp.com.sapo.pt/imagens/wacgcp2009_ordenspassagem.pdf


A todos os interessados, informa-se que os diagramas terão de ser enviados por mail até dia 3 de Fevereiro (Terça-feira) às 20:00 para o email josefinacruz@gcp.pt.

Tuesday, January 27, 2009

Euro Acro 2009

"À margem do jantar final da Academia FIG, foi assinado o contrato com a União Europeia de Ginástica com vista à organização em Portugal do 24º Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática (8º Juniores e 3º Grupo de Idades 11-16).

O referido contrato, foi assinado pelo vice-presidente da FPTDA e presidente da comissão de organizadora Nuno Paranhos, assim como pelo presidente da FGP Manuel Boa de Jesus, e representantes da UEG.

A competição irá decorrer em Vila do Conde entre os dias 25 de Setembro e 05 de Outubro do presente ano, esperando-se uma participação alargada no que se refere a número de países, ginastas e demais oficiais envolvidos."

in www.fptda.com

Depois do Euro Acro 1991 e do Euro Acro 2001, Portugal volta a receber mais um Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática - 3 em menos de 20 anos!

Friday, January 23, 2009

Questionário - Ginástica Acrobática

Recebi isto à pouco na minha caixa de mail.
Não custa muito dar uma ajuda e responder a estas questões.
É para uma tese "about recruitment of acrobatics gymnasts":

Dear acrobatics friends,

Please be so kind and answer these questions to jiri.vostrovsky@email.cz - é preciso copiar este endereço para enviar o mail:

1) How many acrobats – how many boys, how many girls are in your club?
2) What age is the youngest and the oldest active acrobats in your club?
3) What age do you start to recruit children for acrobatics?
4) Do you cooperate with artistic gymansts clubs? How many percentage of your acrobats use to be artistic or rhytmic gymnasts before?
5) Do you have any strict rules for recruitment? (yes/no)

Looking forward to your answers,
best acrobatics regards

Anna Lukasová and Jiří Vostrovský
Acrobatics gymnastics
TJ Bohemians Prague
Czech Republic

Thursday, January 22, 2009

Academia FIG - um sucesso

Terminou no dia 19 de Janeiro a primeira Academia FIG de Ginástica Acrobática.

Segundo o responsável do programa das Academias FIG, tratou-se de um enorme sucesso, tanto pelo número de participantes bem como pelas condições apresentadas pela FPTDA; sendo lançado o desafio de o nível 2 ser novamente organizado no nosso país.
Foi a 56º Academia FIG, mas a primeira na especialidade de Ginástica Acrobática, uma acção decorreu nas instalações do Ginásio Clube Português, entre os dias 12 e 19 de Janeiro, em regime de internato (09H00 – 19H00).
Todos os candidatos tiveram que prestar provas, que constam de um exame teórico, a análise de um elemento individual e a análise de uma figura de par.
A transmissão dos conhecimentos esteve a cargo de formadores das Academias FIG (Hardy Fink, Kieth Russel, Toshko Pavlov), de “experts” de Ginástica Acrobática e membros da Comissão Técnica da FIG (Irina Nikitina, Karl Wharton) e de uma convidada especial na área da criatividade (Debra Brown), que coreografou 8 shows do Cirque du Soleil, fez alguns apontamentos cinematográficos e já obteve a conquista de um Emmy.
Estiveram presentes 18 treinadores de 9 países – África do Sul, Áustria, Espanha, Estados Unidos, Estónia, Inglaterra, Irlanda, Porto Rico, e Portugal. Os portugueses presentes foram Ana Cardoso, António Ferreira, Cátia Messias, Raquel Leitão, Raul Correia, Temo Dias e Vanda Videira.
A participação e todo desenvolvimento revela o excelente arranque deste programa ao nível da FIG e que por certo levará a novo entendimento da modalidade, tanto mais que os membros da FIG presentes puderam observar as incidências e especificidades da Ginástica Acrobática, podendo desta forma “influenciar” a Comissão Executiva da FIG, no sentido de adaptar os regulamentos ao que é o seu (dos experts) entendimento do desenvolvimento do desporto em geral e da ginástica em particular.

A melhor classificação da academia foi obtida pela treinadora Ana Cardoso, seguida de um treinador da Estónia e uma treinadora da Irlanda.

De realçar que todos os portugueses presentes tiveram boas prestações, e de um modo geral foi considerada uma das academias nível 1 onde se verificaram as notas mais elevadas.

A FPTDA parabeniza todos os treinadores participantes e agradece a todos os ginastas que se dispuseram a estar presentes e desta forma colaboraram para o sucesso da acção.

in FPTDA

Sunday, January 18, 2009

Parkour nos anos 30

O sorrisinho dele a sair da água...

Monday, January 12, 2009

Damien Walters - molas nas mãos e nos pés!!

Quem já passou no YouTube já se deve cruzado com algum dos vídeos deste tumbler do Reino Unido. Fica aqui apenas um exemplo. Insanidade!!

Thursday, January 8, 2009

MIAC'09 continua a aumentar

Os últimos dados disponibilizados do MIAC'09 mostram um aumento de 50% no número de ginastas face à edição do ano anterior.

Com efeito, 336 ginastas (mais 112 que em 2008) e 140 P/G (69 Juvenis, 45 juniores e 25 Seniores) - mais 45 P/G que em 2008 - são números impressionantes.
Aqui ficam os dados:

Wednesday, January 7, 2009

Academia FIG de Ginástica Acrobática em Portugal

A primeira ACADEMIA FIG de Ginástica Acrobática / Nível 1 (simultaneamente a primeira em solo nacional), irá realizar-se entre os dias 12 e 20 de Janeiro de 2009 nas instalações do Ginásio Clube Português.
Esta organização conjunta entre FPTDA, FGP e FIG irá contar com 20 candidatos de 10 países, assim como o corpo de especialistas, onde se integra o máximo responsável pelas Academias da FIG, Sr. Hardy Fink.
Durante os dias indicados para a academia, os candidatos iniciam as sessões pelas 9.00h, finalizando pelas 19.00h, estando prevista a abordagem a todas as temáticas do treino de Ginástica Acrobática.
De destacar ainda a presença de Debra Brown pela primeira vez numa academia FIG, que terá a seu cargo a temática de criatividade, factor de primordial importância na construção e demonstração do mérito artístico em ginástica acrobática. Com um curriculum invejável, actualmente coordena a construção de espectáculos do “Cirque du Soleil”, tendo no passado trabalhado com Madona, Aerosmith, Shakira, Celine Dion e Bjork, bem como a intervenção em filmes entre os quais se destaca “Catwoman”.

in www.fptda.com

Tuesday, January 6, 2009

Duisburg retira a candidatura aos World Games 2013

"Due to Duisburg's aggravated financial problems, the City Council reverses its decision taken on 28 February 2008 to organize The Ninth World Games 2013. Partner city Düsseldorf is forced to withdraw as well.
Together with the executive board, the international sports consultancy appointed by IWGA to assist in the tendering for future editions of The World Games, is already working on a plan of action to secure a new host for 2013."

in http://www.worldgames-iwga.org

Monday, January 5, 2009

Bernardo Tomás no CT-Acro da UEG







Thursday, January 1, 2009

Memórias

"Não será possível falar do ano gímnico de 2008, sem referenciar também os óptimos resultados do par masculino de Ginástica Acrobática João Maia/Tiago Figueiredo, que conseguiu um bom 5º lugar na final do Campeonato do Mundo de Glasgow, assim como uma medalha de prata no Test Event dos Jogos Mundiais, que se disputarão no próximo ano, no Taipé." - Infoginástica 31/12/2008 - http://infoginastica.net/ver_publicacao.php?id=2379&

Bem, já que o Infoginástica foi parco em palavras quando toca à Ginástica Acrobática (mas não se poupa a falar de outras modalidades e do apoio que necessitam - como se fossem as únicas com os ginastas a necessitar de mais e melhor apoio), importa salientar o que não foi dito no site de maior divulgação das actividades gímnicas do nosso país:

Em Maio, na Taça do Mundo de Evian, o par masculino João Maia / Tiago Figueiredo alcançaram mais uma Final, classificando-se em 5º lugar.

Nos Mundiais de Glasgow, o trio júnior Vera Costa, Sofia Costa e Sofia Rolão foi finalista e 5º classificado (uma das melhores classificações de sempre em trios juniores) e o par masculino júnior David Varela e João Assunção foi também finalista e 8º classificado.

Nos mais jovens, o escalão 11-6 anos, o trio Stephanie Medeiros, Ana Pereira e Rita Pereira foi finalista e 6º classificado (melhor classificação de sempre de um trio deste escalão) e o par misto João Costa e Íris Mendes sagrou-se VICE-CAMPEÃO DO MUNDO - uma das melhores classificações de sempre da Ginástica Acrobática Nacional e catapultando Portugal para o 5º lugar do Quadro de Medalhas do Mundial.

Nada disto foi há tanto tempo assim para que esteja já esquecido, muito menos pelo Infoginástica. Bem, cá estamos para o recordar.

Já agora, relembra-se ainda que:
Sexta-feira, dia 2 de Janeiro das 19.00 às 20.00 - Resumo do Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática de 2008, que se realizou em Glasgow - NA EUROSPORT.