Tuesday, September 30, 2008

Portugal já está em Glasgow

Quase toda a delegação portuguesa presente na próxima Competição Mundial de Grupos de Idade de Ginástica Acrobática já está em Glasgow.
Há treinos hoje e amanhã. Na quinta-feira é a vez do treino de pódio. Sexta-feira, começa o Campeonato.

À parte de umas poucas malitas perdidas, tudo está em máxima força para o confronto mundial.

Mais updates assim que se justificar, sempre aqui no AcroNews.

Sunday, September 28, 2008

MERINO / GANCHINHO 2º na Taça do Mundo de Portugal

Depois do 3º lugar na Final da Taça do Mundo - uma semana atrás - o par Português Nuno Merino e Diogo Ganchinho (ambos atletas Olímpicos) classificou-se em 2º lugar na Taça do Mundo de Portugal que ontem terminou na cidade de Loulé.
Depois de terem passado em 1º lugar nas preliminares à frente do par japonês, na final estes mesmos ginastas conseguiram suplantar os ginastas lusos pela mesma diferença registada durante as preliminares - 0,2.

Aos ginastas e treinadores portugueses e à organização deste evento (que trouxe a Portugal os melhores ginastas do Mundo de Trampolim e Tumbling - entre os quais Jason Burnet, 2º classificado nos últimos JO), o AcroNews deixa os seus enormes Parabéns por mais estes sucessos.

Saturday, September 27, 2008

Curso de Treinadores de Grau II

Começou hoje, em Leiria, a componente técnica específica/prática do primerio curso de Treinadores de Grau II de Ginástica Acrobática da FPTDA.
9 formandos irão desenvolver as suas aptidões e capacidades ao longo do período de formação com vista à obtenção do 2º grau da carreira de Treinadores. Serão várias horas destinadas ao trabalho específico de P/G, ajuízamento e coreografia.
Bom curso para todos.

Friday, September 26, 2008

Última Competição Internacional antes dos Mundiais

Realizou no início do mês de Setembro 4ª edição do International Tournament Winobranie de Ginástica Acrobática (Zielona Góra - Poland).
Estiveram presentes ginastas da Lituânia, Polónia, Alemanha, País de Gales e França distribuídos entre os 3 escalões a concurso nos Mundiais.

Aqui fica a folha dos resultados:

Thursday, September 25, 2008

Apresentação da Seleceção Nacional 11-16 e Júnior

O InfoGinástica publica hoje uma breve apresentação dos ginastas (11-16 e Juniores) e respectivos clubes que estarão em competição nos próximos mundiais:

www.infoginastica.net

Saturday, September 20, 2008

3º lugar na Final da Taça do Mundo de Trampolim Sincronizado

Como já ve sendo hábito do AcroNews, aqui fica registado o último grande feito da Ginástica Nacional:


O par Português de Trampolim Sincronizado - Nuno Merino / Diogo Ganchinho classificou-se em 3º lugar na FINAL DA TAÇA DO MUNDO de TRAMPOLIM, que decorreu hoje na cidade Russa de Togliatti.
Num evento realizado após dois anos de provas de apuramento, onde apenas os 8 melhores pares de todo o mundo estavam presentes, esta dupla Portuguesa de ginastas olímpicos (Merino, 2004 e Ganchinho, 2008), mais uma vez revelou o nível de desenvolvimento e representatividade que a modalidade tem em PORTUGAL, apenas tendo sido batidos pelos pares do Japão (1º lugar) e Austrália (2º lugar).
Para encerrar de melhor forma a representação internacional do ciclo olímpico de Pequim só faltam mesmo os Mundiais de Acrobática.

Aos treinadores - Luis Nunes e Carlos Matias -, ao Juíz Nuno Paranhos e, obviamente aos ginastas, o AcroNews deixa os seus Parabéns por mais uma conquista desportiva.

Em dois anos, Portugal alcança dois lugares de destaque em Finais da Taça do Mundo em duas modalidades diferentes - 2º lugar do Par Masculino de Ginástica Acrobática João Maia e Tiago Figueiredo em 2007 e agora o 3º lugar do Par de Trampolim Sincronizado Nuno Merino e Diogo Ganchinho.

Friday, September 19, 2008

Ordens (com horários) dos Campeonatos do Mundo

Já estão disponíveis os ficheiros com as ordens de passagens dos Campeonatos do Mundo e Competição Mundial de Grupos de Idades.

Agora que já sabemos a que horas a que fazem os ginastas portugueses, já vai ser mais fácil mandar mensagens, renovando uma antiga tradição gímnica que consistia em fazer chegar palavras de incentivo (das mais rebuscadas formas - como uma célebre mensagem por telegrama para Moscovo ainda nos anos 80 - as voltas que ela deu para chegar aos destinatários...) aos nossos ginastas por alturas destes importantes eventos internacionais.
Não se inibam e comecem já a mandar as vossas mensagens.

Podem usar este blog que estará ABERTO a essa recepção a partir de hoje (haverá "Moderação de Comentários" pois todas as palavras de incentivo, ânimo e estímulo são mais do que bem-vindas, mas todas as outras - nomeadamente algumas patetices - não).

Boa sorte a todos os ginastas, treinadores, pais, juízes, dirigentes de clubes e federativos. Continuação de boa preparação para estes Mundiais e votos de enorme sucesso para Portugal.

Ordem 11-16 e 12-19


Ordem Seniores

Thursday, September 18, 2008

Programa dos Campeonatos do Mundo

Já está online, no site dos Campeonatos o Mundo, o Programa da Prova (ou melhor, de ambas as provas - Comp. Mundial de Grupos de Idade e Campeonato do Mundo).

Para conferir em www.acro2008.com

Ou aqui:

Monday, September 15, 2008

ZAIA - Uau!!



(É neste espectáculo que está em grande o nosso Nuno Fernandes. Um abraço para ele.)

Sunday, September 14, 2008

Encontro Nacional de Juízes

Decorreu ontem na Golegã, o primeiro dia (com as sessões de trabalho), do Encontro Nacional de Juízes.
Várias comunicações foram apresentadas:
Luis Apolónia - Apresentação da ANJTTUGA (Ass. Nacional Juízes de Trampolins, Tumbling e Ginástica Acrobática);
Lourencço França - Comparação Nacional / Internacional de Notas de Ginástica Acrobática
Raúl Correia - Passado e Futuro da Ginástica Acrobática (Análise dos dois últimos ciclos olímpicos)
João Oliveira - Apresentação dos Resultados da implementação do sistema de avaliação dos Juízes de Trampolins, DMT e Tumbling.

Com alguns momentos "hot", foi um encontro bastante interessante e importante não só pela qualidade das apresentações mas também pela boa afluência de juízes das várias modalidades.

Sessões de debate sobre as várias apresentações animaram a tarde e ajudaram para esclarecer ainda melhor quaisquer dúvidas dos juízes presentes.

O dia de hoje é de fraternal convívio entre os participantes na acolhedora cidade da Golegã.

Wednesday, September 10, 2008

Sorteio dos Campeonatos do Mundo

Quando faltam menos de 30 dias do arranque dos Mundiais, a FIG realizou o sorteio (na última segunda-feira) com as ordens de passagem - é o segundo sorteio que realizam pois o primeiro continha erros derivados do programa informático usado.
Aqui estão todas as ordens (qualificações e finais) de todos os escalões (11-16, 12-19 e Seniores).

Maia International Acro Cup 2009 - Workplan

Já está disponível o Workplan do MIAC'09.
Podem fazer o download aqui do lado mas recomenda-se a visita ao site oficial do evento:

www.acroteam.org/miac09

onde poderão encontar toda a informação necessária sobre a competição, os hotéis, a oferta turística, os videos (do MIAC'08), o Workplan noutros formatos informáticos e muito mais.

Em breve serão lançados dois concursos internacionais no site: para a mascote do evento e para o poster oficial.

Friday, September 5, 2008


Retirado do site da FIG


THREE GYMNASTS AND COACH KILLED

Lausanne (SUI) FIG Office - Gelendjik (RUS), September 5, 2008: A coach and three Russian gymnasts perished in a fire that ravaged their hotel the night of Saturday, August 30-31, 2008. The foursome was training in Gelendjik (RUS), a coastal town on the Black Sea not far from Socchi and Krasnodar.

Lightning hit the building causing an immediate blaze. Swiftly moving flames and a caving roof left the victims with no chance of escape.

Gymnasts Anastasia Golovitnina, Anna Maryina and Olga Gofman and their coach Svetlana Kushu were training in preparation for the Acrobatic Gymnastics World Championships set for Glasgow (GBR), October 10 - 12.

In a state of shock and grief, FIG President Prof Bruno Grandi (ITA) expressed his distress and consternation on behalf of the international gymnastics community, addressing his condolences to the bereaved, and to gymnasts of the Russian federation and Acrobatic throughout the world.

-----

Segundo creio, a ginasta Anastasia Golovitnina fazia trio 11-16 no último Europeu e classificou-se em 2º lugar nas preliminares (não foi à Final pois em 1º classificou-se também um trio russo); a ginasta Anna Maryina foi CAMPEÃ EUROPEIA 2007 de Trios (escalão Júnior).

Tragédias como esta dão perspectiva totalmente diferente a todo o trabalho que desenvolvemos e mostram - da pior forma - que há coisas muito mais importantes do que os treinos e a competição. Os mais práticos dirão que "a vida não pára" e "tudo continua". Mas não é verdade. Para estas ginastas e esta treinadora, a vida parou. Espero que possam ser lembradas no decorrer dos Mundiais.

Wednesday, September 3, 2008

Daqui a 1 mês começam os Mundiais

E, para assinalar a data, instalei um pequeno contador de tempo aqui ao lado.
Será já no dia 3 de Outubro que os ginastas 11-16 e 12-19 entrarão em acção.
O AcroNews acompanhará de perto todas as provas.
Neste momento, aguarda-se pelo o dia 8 de Setembro, data em que será feito o sorteio das ordens de passagem.
Fica, para já, a sequência de realização dos exercícios (1 por dia):

Trio 11-16 - Dinâmico - Equilíbrio
Par Misto 11-16 - Dinâmico -Equilíbrio
Pares Femininos 11-16 - Equilíbrio - Dinâmico
Trios 12-19 - Dinâmico - Equilíbrio
Pares Masculinos 12-19 - Equilíbrio - Dinâmico
Par Masculino Senior - Dinâmico - Equilíbrio - Combinado