Friday, August 29, 2008

Prémios de Ginástica Acrobática dos EUAmérica

No site:

http://www.usa-gymnastics.org/Story.aspx?tabid=394&ArticleID=2363

podem encontrar a listagem dos galardoados na Cerimónia de Entrega de Prémios da Gala de Ginásticas Acrobática dos EUAmérica. As categorias são diversas e interessantes. Destaque para as Ginastas do Ano:
- Savannah Shields e Mallory Henthorn - Par Feminino (Elite) - que estiveram presentes (e venceram) no MIAC'08!!

Wednesday, August 27, 2008

43 Países

Anda tudo louco...
43 países já visitaram o AcroNews. Os 5 continentes!
Depois de Portugal, o Brasil é 2º território que mais tem procurado saber notícias de Ginástica Acrobática. Ainda bem!

Sunday, August 24, 2008

Prova de Selecção para Comp. Mundial 2008

Realizou-se ontem, dia 23 de Agosto, a Prova de Selecção para a Competição Mundial de Grupos de Idade em Ginástica Acrobática.
Participaram 3 colectividades: ACMaia, GCPortuguês e GimnofaroGC.
Depois da realização dos seus respectivos exercícios de competição - todos eles (quase) não apresentaram falhas, o que indicia um bom nível técnico de preparação já nesta fase da época,- os ginastas que se propuseram a representar Portugal em Glasgow, mostraram que, estando cumpridos os requisitos pré-definidos pela FPTDA, poderão, efectivamente concretizar esse sonho (entre os dias 30 de Setembro e 5 de Outubro):

11/16 anos
Pares Femininos
Rita Pinto / Inês Gomes (ACMaia)
Andreia Viegas/Claudia Fernandes (GimnofaroGC)
Par Misto
João Costa / Íris Mendes (ACMaia)
Trio Feminino
Stephanie Medeiros / Ana Catarina Pereira / Ana Rita Pereira (ACMaia)

12/19 anos
Par Feminino
Inês Pereira/Daniela Lores (GimnofaroGC)
Pares Masculinos
Tiago Rodrigues/Ivo Gabadinho (GimnofaroGC)
David Varela / João Assunção (GimnofaroGC)
Trios Femininos
Sofia Rolão / Sofia Costa / Vera Costa (GCPortuguês)
Katia Barbosa / Catarina Magalhães / Rosa Silva (ACMaia )

Portugal apresentará, desta forma, duas equipas completas em ambos os escalões nos Campeonatos do Mundo de Glasgow - algo extremamente positivo para a modalidade em Portugal.

Registou-se, infelizmente, a ausência dos ginastas do SportCP Filipe Norton / Filipa Silva que não estarão em Glagow para defender o seu 4º lugar alcançado nos últimos Europeus.

A juntar a estes 21 ginastas que disputaram este evento de selecçao, estarão os ginastas Seniores do ACMaia - João Maia / Tiago Figueiredo - que representarão Portugal no Campeonato do Mundo (na semana seguinte à CMGI).

Desta forma, na comitiva nacional aos mundiais de Glasgow, o GCPortuguês integrará a comitiva com 1 P/G num escalão competitivo, o GimnofaroGC com 4 P/G em 2 escalões e o ACMaia com 5 P/G nos 3 escalões .

Todas as informações sobre esta prova mundial (nomeadamente a aquisição de bilhetes on-line) podem ser obtidas (ainda a conta-gotas, mas esperamos que com maior fluxo depois do aguardado sorteio), no site: http://www.acro2008.com/

Friday, August 22, 2008

Novo formato competitivo da UEG - Acro

Para o período 2009-2011, a UEG poderá testar um novo formato competitivo para os Campeonatos da Europa (algo que ainda está em análise por se verificarem alguns problemas regulamentares por corrigir):


- As Federações poderão inscrever 2 pares/grupos em cada categoria; apenas um de cada país em cada categoria (o que tiver a nota mais alta) passará à final;

- Haverá finais individuais para exercícios de Equilíbrio e Dinâmico, separadamente. Os ginastas poderão participar em um, dois ou os três eventos:
> Equilíbrio Individual [preliminares e final]
> Dinâmico Individual [preliminares e final]
> Overall [Equilíbrio + Dinâmico + Combinado]

- O título de Campeão da Europa Absoluto (Overall) será alcançado através do somatório das nostas dos três exercícios [Equilíbrio + Dinâmico + Combinado].

Fonte: www.sporstacrobatics.info

O futuro passará certamente por aqui. A UEG dá um "empurrão" à modalidade, levando-a a um outro nível, com a introdução da possibilidade do aparecimento dos ginastas especialistas - tal como acontece na Ginástica Artística e com visível sucesso para a espectacularidade da modalidade (a título de exemplo podemos ver que o único Campeão Olímpico não-chinês nos Jogos de Pequim é um polaco especialista em Saltos de Cavalo e que deu um "show de bola" aos adversários directos).

A todos os níveis esta parece-me uma medida extremamente aliciante. Não só porque permite um maior aprofundamento das capacidades de cada um, mas também, porque potenciará o surgimento de mais Campeões pois há mais títulos para conquistar e isso trará, certamente mais países à prática da GA. Esperemos que assim seja.

Thursday, August 21, 2008

Nelson Évora de Ouro!!


Nelson Évora deu uma lição de humildade, concentração, empenhamento ao objectivo e total controlo táctico da prova.
E Portugal alcança aquilo que só em sonhos, os mais ambiciosos, pensavam: conquistou uma medalha de ouro olímpica numa modalidade técnica do Atletismo. Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro (todos em provas de longa distância) e agora Nelson Évora. 4 medalhas em 100 anos de Jogos Olímpicos.
Portugal está orgulhoso e acho que todos os PALOPs também deveriam estar.

Parabéns ao Nelson e ao seu treinador João Ganso. O triunfo é de ambos!

Estou para ver se a RTP vai fazer pelo Nelson tudo o que fez quando a Vanessa conquistou a prata.

Mas não vou esquecer tão cedo as primeiras palavras do Nelson para as câmaras: Obrigado Portugal!

(já agora, quanto a mim, o COP portou-se de forma menos correcta com o atleta Marco Fortes - note-se, que este jovem é apenas o primeiro português da nossa história a ser apurado para os JO na modalidade de Lançamento de Peso: por mais infelizes que tenham sido as suas declarações, e foram-no, sem dúvida, nada justifica que seja recambiado para Portugal, convidado a abandonar a comitiva lusa. As declarações prestadas por alguns atletas são bem o sinal da falta de hábito de comunicação com os media. Pudera, estes só se lembram que há outros praticantes, para além dos atletas de algumas modalidades colectivas, de 4 em 4 anos... - pena é que nos Jogos de Pequim, só estão atletas de modalidades individuais - porque os das colectivas não se apuraram. Se calhar já mereciam mais algum "tempo de antena" durante o ano, mas estou certo que, mal acabem os JO e começar a febre do Campeonato Nacional de Futebol - já agora, patrocinado por uma marca de Cerveja COM ÁLCOOL (julguei que era proibido) - já mais nenhum jornalista se vai lembrar de entrevistar a Ana Rente, o Pedro Póvoa ou o Marco Freitas - todos estes foram os primeiros praticantes das suas modalidades a estarem presentes nos JO).

Wednesday, August 20, 2008

Prova de Selecção para a Competição Mundial

É já no próximo Sábado que decorrerá a Prova de Selecção para a Competição Mundial de Ginástica Acrobática. Esta prova terá lugar em Lisboa, no GCPortuguês e tem início marcado para as 14.30.
Espera-se a participação de muitos dos Campeões Nacionais de diversas categorias.

Tuesday, August 19, 2008

Yang Yilin e os media

Depois de vencer a medalha de Bronze na Final individual, o super-prodígio chinês Yang Yilin foi bastante solicitada na sala de imprensa. Eis o excerto de algumas questões de jornalistas Norte-Americanos:

Were your parents here to see you compete, among the cheering crowds?
“I don’t know.”

When was the last time you went home?”
“Ummm … before I joined the national team,” disse Yang numa voz quase inaudível..

When was that?
“More than a year ago.”

Will you go on holiday after the games?
“I don’t know.”

How many holidays do you get a year?
“I have not had a holiday since I joined the national team.”

Dividido entre a ambição que é preciso para vencer e a necessidade de fazer sacrifícios enormes para que se consiga atingir esses grandes objectivos e a completa falta de respeito pelos mais básicos elementos sociais - neste caso, a família, pelo menos tal como a entendemos no Ocidente - inibo-me de fazer qualquer comentário.

Monday, August 18, 2008

Vanessa muito bem; Vanessa menos bem...



"Acho que muitos atletas não têm bem a noção da realidade e do que isto [Jogos Olímpicos] significa. Se calhar têm facilidades a mais. Nunca na vida vinha para aqui viajar e ver os Jogos”, disse a triatleta.
“Um atleta de alta competição tem de ter objectivos concretos, pessoas em quem confiar a 100% e nunca fazer as coisas só por ele, ter uma boa equipa. Tem de saber o que quer, onde está e o que significa a alta competição. A alta competição não é uma brincadeira, não é fazer meia dúzia de provas, andar a receber uma bolsa e está feito. Isto é como um trabalho”, afirmou Vanessa Fernandes, para quem há “dificuldade em Portugal em perceber isso”.
Vanessa Fernandes afirmou ainda que “há pessoas que vêm aqui e é-lhes igual ficar em 50º ou 20.º, mas cada um faz o que pode no momento”, explicando que a presença nos Jogos Olímpicos não pode ser vista como um fim, mas sim como um início: “Eu não penso assim. Para mim são os resultados que me dão ambição e nunca estou satisfeita. Para ficar satisfeita com alguma coisa é um bocado complicado.”
Depois disto, Vanessa Fernandes criticou mais duramente algumas declarações de atletas que, apesar de infelizes, deveriam ficar no seio privado e não extrapolar para a comunicação social.

Pois é, num mundo perfeito, todos receberiam os apoios institucionais (e comerciais) da Vanessa, todos poderiam levar os seus pais para os Jogos Olímpicos, todos teriam um treinador (ou mais do que um) inteiramente profissionais e dedicados ao desporto; todos receberiam uma choruda bolsa do estado; todos poderiam dizer que "são profissionais" do seu desporto. Isso seria num mundo perfeito. Ou apenas no mundo da Vanessa.

A Vanessa é uma extraordinária atleta. Potencialmente a melhor Triatleta de todos os tempos (a competição de ontem veio prová-lo). E é um orgulho para todos os portugueses - ou, pelo menos, os portugueses querem que assim seja. Mas a sua tenra idade veio ao de cima nestas declarações. No desporto, qualquer um passa de besta a bestial num piscar de olhos. A não ser que sejam realmente superiores. Humanamente superiores. A Rosa Mota é assim. O Eusébio é assim. Curiosamente, estes dois ex-atletas ainda estão no seio desportivo e com um papel muito activo. Muitos outros vão passando ao esquecimento. Ninguém quer que isso aconteça com a Vanessa. Esperemos que a idade e a experiência lhe mostrem que há muitas outras realidades para além da dela e que o mundo tem muito mais de cinzento do que apenas preto e branco.

Vanessa de Prata

Ok, não é Acrobática, mas é Portugal! E a Vanessa está mesmo de Parabéns e bem merece todas as notícias que se possam dar sobre ela! Há muitos outros atletas que também o merecem (não é só por ser medalhada), mas hoje é o dia dela.

Saturday, August 16, 2008

GINASTAS OLÍMPICOS PORTUGUESES

As 16 melhores saltadoras e os 16 melhores saltadores do Mundo já terminaram a sua prestação no primeiro dia de provas dos Trampolins nestes Jogos Olímpicos. E neste grupo encontramos dois portugueses que enchem de orgulho os restantes 10 milhões.

A Ana Rente esteve bem na F1 mas não conseguiu concluir a F2. Terminou no 16º lugar. Para a Ana deixamos uma enorme palavra de carinho pois a garra dela é muito maior do que esta prestação menos boa. O seu treinador, Luis Nunes, disse no final da prova aquilo que mais esperamos: Fica para a próxima!
Tenho a certeza que Londres verá, de novo, a Ana ao seu melhor nível nos Jogos da XXX Olimpíada. E pelo meio, muitas outros triunfos internacionais como só ela nos habituou.

O Digo Ganchinho fez uma prova soberba. Uma F1 em que em apenas um salto saíu da zona central, com muita altura e a apenas 0,1 do 9º lugar do japonês Yasuhiro Ueyama. Terminou a F1 em 11º lugar.
A F2 foi espectacular! Muita altura nos três triplos de entrada, em ligeiro desacerto com uma pequena saída da zona central, rapidamente recuperada e uma conclusão cheia de garra e vontade. O abraço final ao seu treinador, Carlos Matias, espelhou bem a enorme satisfação de uma prestação magnífica. O 9º lugar da F2 (a apenas 0,1 do 8º) demonstra bem o altíssimo nível desta prova onde ninguém falhou - 16 séries e apenas o alemão Stehlik (medalhado olímpico em Atenas) teve um deslize no último salto da F2. O Diogo terminou a sua prova em 11º lugar a 0,6 da Final e a apenas 0,1 do 9º lugar!!!

Portugal, por intermédio do Diogo Ganchinho, suplantou a França, Itália, Austrália, EUA e Alemanha.
Nos dois primeiros lugares estão os ginastas chineses.

Ter dois ginastas portugueses entre a super-elite mundial é algo que nos enche de orgulho. Mesmo com a falha da Ana (só não falha quem não salta, e com 20 anos, a Ana tem um enorme futuro pela frente - na Taça do Mundo de Publier, por exemplo, a campeoníssima Irina Karaeva também não conseguiu completar a sua série) este foi um dia memorável para os Trampolins e para Ginástica Nacional: não é todos os dias que Portugal leva dois representantes de uma modalidade gímnica aos Jogos Olímpicos.

Muitos Parabéns à Ana Rente, ao Diogo Ganchinho, ao Luis Nunes e ao Carlos Matias.

Wednesday, August 13, 2008

A Ginástica Artística nos Jogos Olímpicos de Pequim

Até agora decorreram duas Finais - Equipas de Ginástica Artística Masculina e Feminina.
A China venceu ambas. Sem hipóteses nos homens, muito perto dos EUA nas mulheres (duas quedas nos dois últimos aparelhos ditaram que os EUA perderiam por 2 pontos...).

Algumas coisas que valeram bem as madrugadelas para ver as provas:

Oksana Chusovitina - 4 Jogos Olímpicos, 32 anos de idade e mãe! Mas o feito incrível é ver esta ginasta apurada para a final All-Around (em 10º!!!) e para a final de Saltos de Cavalo. Só por isto já merece uma medalha de ouro. Quando se fala de casos de chinesas que não terão a idade mínima necessária para participar, esta ginasta dá uma belíssima lição aos que pensam que esta modalidade é só para jovens pré-puberes.

Jordan Jovtchev - Este búlgaro de 35 anos deu um verdadeiro show de Argolas. As duas subidas de Cristo para S.Pedro tiram o folego a qualquer um. Está em 2º lugar para as Finais deste aparelho. O Yibing Chen vai dar luta, mas nada é impossível.

Brasil - Jade Barbosa e Diane dos Santos nas finais por aparelhos; Jade Barbosa e Ana Silva na final All-Around; Diego Hypolito na final de Solo. Equipa Feminina no 8º lugar das Finais. É bom ouvir-se falar português na mais importante competição de Ginástica Artística.

Equipa Masculina dos EUA - Depois de perderam os manos Hamm, muitas das esperanças dos americanos desvaneceram. Mas esta equipa (com dois reservas de última hora) conseguiu qualificar-se para a Final e arrancar um fantástico 3º lugar, logo a seguir ao Japão (que foi incapaz de manter o trono olímpico alcançado em Atenas - mas continuam a ser os meus ginastas favoritos!).

Shawn Johnson e Nastia Liukin (EUA) - 1ª e 2ª apuradas para o All-Around. Na Ginástica Artística Feminina estes foram os únicos lugares onde as chinesas não apareceram em 1º.

Daniel Keatings (GBR) - Depois de conquistar o pódio nos Europeus de Juniores deste ano (de boa memória para Portugal), este jovem de 17 anos conseguiu apurar-se para o All-Around os Jogos Olímpicos. Feito extraordinário para a Grã-Bretanha - sobretudo poque o seu compatriota Louis Smith apurou-se para final de Cavalo com Arções e o Daniel Keatings foi 1º reserva deste aparelho.

CHINA - Nos homens não deram qualquer hipótese. Arrasaram a concorrência e chegaram ao último aparelho a poder cair cada um duas vezes... As lágrimas do Yang Wei, seus companheiros e mesmo treinadores demonstram bem toda a emoção desta conquista - foi, sem sombra de dúvidas, a medalha olímpica mais importante conquistada pela China nestes Jogos. Dizia-se que os chineses iriam sucumbir à pressão... Pois, pois. Sem dúvida são os melhores na Artística Masculina - fisica, tecnica e psicologicamente.

Tuesday, August 12, 2008

Os ginastas portugueses nos Jogos Olímpicos

Após o Estágio realizado em Macau, desde o dia 7 de Agosto que a delegação Portuguesa de Trampolins está na "aldeia olímpica".

Depois de participarem na magnífica Cerimónia de Abertura, Ana Rente, Diogo Ganchinho e os treinadores Luis Nunes e Carlos Matias continuam a preparação para se apresebtarem no dia 16 no Indoor National Stadium.
Os treinos têm corrido bem, juntando-se hoje o finalista de Atenas 2004 - Nuno Merino, no sentido de assegurar a representação portuguesa no caso de algum impedimento súbito do ginasta masculino inscrito.

Conforme se tem verificado desde a abertura, os Jogos Olímpicos são um evento único, em que todo o envolvimento constitui uma forma exclusiva e ímpar de apresentação e obtenção de resultados desportivos.
No caso da modalidade de Trampolim Individual a competição reune 16 saltadores de todo o mundo, onde naturalmente a tarefa de chegar às finais é dificultada por este reduzido número.

Segundo o Chefe de Equipa de Trampolim - Luis Nunes, o esprírito é positivo, os treinos têm corrido bem e o enquadramento logístico é excelente.

Se as condições "electrónicas" o permitirem, o sítio da FPTDA tentará efectuar o acompanhamento directo de toda a prestação dos participantes portugueses.

No dia 15 seguirão para Pequim o Vice-Presidente da FPTDA - Nuno Paranhos, o Prsdt do C. Arbitragem - João Oliveira e o DTN - Rui Vinagre. Esperança e apoio segue na bagagem destes elementos da FPTDA.

Lembramos que as competições decorrerão nos seguintes horários:
(hora local em PORTUGAL)

Preliminares: 16 Agosto
Feminino 04H00 até 05H14
Masculino 05H14 / 06H31

Finais: 18 Agosto
Feminino 13H25 / 13H44
Finais: 19 Agosto
Masculino 13H25 / 13H44

Retirado do site da FPTDA


Lá vou eu ter de madrugar outra vez... Mas é sempre por uma boa causa!
Que a Força esteja com todos os eles. Um abraço especial aos treinadores dos ginastas.

Deixem aqui as vossas mensagens de apoio aos ginastas portugueses. Neste post qualquer um poderá deixar as suas mensagens.

Sunday, August 10, 2008

Ginástica nos Jogos Olímpicos - Dia 2

Foi a vez da Ginástica Artística Feminina. Eis a lista das equipas apuradas para a Final:

1. China
2. EUA
3. Rússia
4. Roménia
5. Austrália
6. França
7. Brasil
8. Japão

No sector feminino, a China só não domina no All-Around onde as americanas Shawn Johnson e Nastia Liukin se qualificaram nos dois primeiros lugares. De resto, em cada aparelho, há uma chinesa em primeiro para as finais.

Saturday, August 9, 2008

Ginástica nos Jogos Olímpicos - Dia 1

Depois do 1º dia de provas - Concurso Geral de Ginástica Artística Masculina - a classificação geral é a seguinte (estas são as equipas que passam à Final):

1. China 374.675
2. Japão 369.550
3. Rússia 366.225
4. Coreia 365.675
5. Alemanha 365.675
6. EUA 365.200
7. França 361.200
8. Roménia 359.350

Pequeníssimas diferenças separam o 2º do 4º lugar e o 6º do 3º. Aparentemente, a China não dará hipóteses, mas os restantes países terão uma belíssima batalha pela frente para conquistar os outros dois lugares do pódio olímpico.

As provas de hoje serviram para três coisas:
- Escolher as 8 Equipas que vão disputar a Team Final;
- Escolher os 24 melhores ginastas que irão lutar pelo título All-around;
- Escolher os 8 melhores em cada aparelho para as Finais.

O MELHOR ANÚNCIO!!!



Cristiano Ronaldo, Lance Armstrong, Michael Jordan, John McEnroe, Maria Sharapova, Pau Gasol, Carl Lewis, Vasily Alexeyev, Mary Lou Retton e tantos, tantos outros desportistas de eleição. Música dos Killers.
E o melhor anúncio dos últimos tempos.

Orgulho da Comunidade Lusa

Já que os treinos não me deixaram ver a cerimónia de abertura dos JO, estou a vê-la agora.

É um orgulho ver desfilar a Guiné-Bissau, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique e, claro, Portugal. A comunidade de países que falam a Língua Portuguesa e que a acolhem como sua é algo que nos deve deixar orgulhosos. Pelo menos, deve fazer-nos lembrar das inimagináveis dificuldades que os portugueses de 1500 tiveram para que hoje a Língua seja um elo comum entre tantos milhões de pessoas.

Boa sorte a todos os atletas. ESPECIALMENTE À ANA E AO DIOGO (mas não esqueceremos o Besugo e o Merino)!!

Friday, August 8, 2008

USA Team for the World Championship 2008

Mais uma Selecção apresentada para os Mundiais 2008:

11-16 International Age Group Competition Selection:

Team USA 1 - RSAC Women’s Group – Chelcea Riegel, Ashley Hargis, Krissy Weidmaier (Presente no MIAC'08)
Team USA 2 - XTR Women’s Group - Kendall Meyer, Nora Conners, Erica Prestipino

Team USA 1 – WCTC Women’s Pair – Hannah Douglas, Kristin Metzler
Team USA 2 – TBD

12-19 International Age Group Competition Selection:

Team USA 1 – WCTC Women’s Group – Mariah Spray, Steffi Scheid, Hannah Busha
Team USA 2 – WCTC Women’s Group – Jillian Giblin, Maren Focke Rey, Katie Rodgess

Team USA 1 – ATA Women’s Pair – Tiana Terry, Monica Simikowski
Alternate* - Valerie Bryant, Danielle Hovey

Team USA 1 – WCTC Men’s Pair – Brandon McCallum, Cameron Carlson

Team USA 1 – ATA Mixed Pair – Madeline Bones, Kyle Bloom (Presente no MIAC'08)

World Championships Selection:

Team USA 1 – WCTC Mixed Pair – Kristin Allen, Michael Rodrigues

Wednesday, August 6, 2008

Site do MIAC'09

Numa altura em que a organização já recebeu pedidos de informação dos Estados Unidos, Austrália e Bélgica, apesar de ainda não ter feito o Aviso Oficial sobre o MIAC'09, o site do evento foi totalmente remodelado e apresenta inúmeras inovações (vídeo da edição 2008 - transmitido na RTP2; links para diversos destinos turísticos da região; etc.).

www.acroteam.org/miac09

Friday, August 1, 2008

Não é só na Acro que se discutem as idades...

Na Ginástica Artística Feminina (e em grande medida por causa de eventuais escândalos com as idades de algumas ginastas presentes nestes Jogos, mas também porque em modalidades como os Saltos para a Água a idade mínima para participar nos JO é de 14 anos), a discussão sobre este tema anda "nas bocas do mundo".
Esta sondagem foi retirada de um site Norte-Americano.


Curso de Treinadores Grau 2 (TRA / TU / GA)

Estão abertas inscrições para frequência de Curso de Treinadores de Grau 2 até ao dia 28 de Agosto 2008.

Para todas as informações o documento que se anexa: