Tuesday, April 29, 2008

Campeonatos Nacionais 2008

Com base no documento publicado no site da FPTDA, eis os clubes com 5 ou mais P/G apurados para os Campeonatos Nacionais de Ginástica Acrobática:

GimnofaroGC - 15
ACMaia - 11
GDSCascais - 9
AACoimbra - 7
AGISamora Correia - 7
GCPortuguês - 6
SCPorto - 6
GCTomar - 5
LouletanoDC - 5
SFALavradiense - 5

Os Nacionais Juveenis e AA realizar-se-ão na cidade da Maia entre os dias 17 e 18 de Maio e os Nacionais BB terão lugar na cidade de Loulé entre 31 de Maio e 1 de Junho.

Nota: Podem haver erros nas contagens dos P/G ou mesmo colectividades que possuam 5 ou mais P/G que não estejam incluídos na lista apresentada. Se esse for o caso, peço que enviem as rectificações para lourencofranca@sapo.pt e aceitem antecipadas desculpas pelos eventuais lapsos.

Monday, April 28, 2008

Par Masculino da Ucrânia no Pirates (Mallorca)

O campeoníssimo Par Masculino da Ucrânia - Sergey Popov/ Mykola Shcherbak - bi-Campões da Europa e Campeões do Mundo, são as mais recentes contratações do show Pirates que conta já com inúmeros medalhados nos Campeonatos do Mundo de Ginástica Acrobática.
Podem ver um pouco do show e o elenco de luxo em:

http://www.piratesadventure.com/show/index.htm

Boa sorte para estes Ginastas nesta nova fase das suas carreiras.

Sunday, April 27, 2008

Novo elemento - Par Feminino

Desta vez de Pares Femininos que se trata o video que se segue.
Ana Martins e Inês Luz do ACM realizam um novo elemento - 5/4 empranchado à frente com 360º - 13 pontos!
Ficamos a espera de mais.

Wednesday, April 23, 2008

Prova Qualificativa - Análise (parte II)

Os próximos Campeonatos Nacionais de GA, a disputar na cidade da Maia, entre 17 e 18 de Maio terão 55 P/G apenas no escalão de Juvenis - 140 ginastas (27 Trios e 28 das outras 4 especialidades). São bons números para a Ginástica Acrobática. O ideal seria esbater a desproporção entre Trios e tudo o resto, mas enquanto que esse trabalho não é ainda uma realidade (a nível mundial), julgo ser este número de ginastas algo a manter para qualquer Campeonato Nacional - fica com aproximadamente 6-7 passagens e traz muitas pessoas ao espectáculo da Ginástica. Mais ainda, para todos estes jovens é um momento importante porque nesta prova podem ver os melhores ginastas Nacionais a competir ao seu lado, dado que é feita em simultâneo com o escalão A.

E o futuro?
Será este o modelo da massificação que devemos seguir com vista aos melhores resultados desportivos internacionais? Sem dúvida que sim. Mas com... nuances... pequenas alterações capazes de continuar a impulsionar a criação de uma boa base de ginastas de onde sobressaem (cada vez mais) os melhores.
A ideia deixada no post anterior sobre a criação de Juvenis A, há muito anda a pairar. Parece ter coisas boas e outras menos boas.

Para começar voltamos a ter um (negativo) sistema de 6 categorias nacionais (como aconteceu há muitos anos atrás), mas por outro lado são categorias complementares pois alcançam-se quer por requisitos de idade quer por mérito (e este último faz toda a diferença). E por isso mesmo são categorias fechadas entre si e são vistas como o objectivo a atingir - e a Ginástica precisa de constantes objectivos para que consiga ter os ginastas cada vez mais envolvidos e motivados. Os Juvenis quererão chegar a AA, tal como acontece com Juniores e Seniores. Seria o ponto alto de cada escalão e elevar-se-ia imediatamente a qualidade dentro de cada categoria.

Juvenis A com os regulamentos FIG e Juvenis com o actual regulamento. Pensando na perspectiva do ginasta é uma daquelas "win-win situation" - todos ganham. O enorme fosso que se regista entre os cinco primeiros de cada classificação para os restantes (que muitas vezes desmotiva os que ainda não lá chegaram) deixaria de se registar e colocaria sobre os AA a situação competitiva tal como acontece no panorama internacional. Outra vantagem é a de existirem mais 13 Campeões Nacionais todos os anos (contando com as 5 especialidades) e - não sejamos ingénuos - para as colectividades, treinadores, pais e ginastas, são, também, esses títulos que fomentam e desenvolvem a prática da modalidade.

Tuesday, April 22, 2008

Prova Qualificativa - Análise (parte I)

No rescaldo desta Mega-Prova Qualificativa é chegada a altura de fazer uma breve análise geral da participação e do que o futuro nos pode reservar...
Este é o quadro da participação na Prova Qualificativa 2008:


Factos sobre os quais importa reflectir:

- os Seniores são 1/3 dos Juvenis e 1/2 dos Juniores.

- 25 Pares Femininos e 44 Trios são de uma enorme desproporção de ginastas para 12 Pares masculinos e 18 Mistos (Porquê? - há poucos rapazes/homens a fazer Acrobática?; - é mais fácil fazer Feminino e Trio com as actuais posições obrigatórias dos Juvenis e 11-16? - a resposta afirmativa às duas questões parece-me evidente) - é, contudo, interessante verificar que, apesar dos números de Feminios e Trios diminuirem drasticamente de quando subimos as idades das categorias (de Juvenis atá Seniores), os Masculinos e Mistos se mantêm mais estáveis (poucos, mas estáveis); isto parece querer significar que o trabalho de Masculinos e Mistos é mais duradouro e consistente, ao passo que nos Femininos e Trios é mais efémero e instável.

- teremos duas Quadras nos Nacionais (apenas duas, e Campeãs Nacionais à partida, o que é sempre pena pois só a competição consegue produzir os melhores resultados).

- 300 ginastas numa prova é, sem dúvida, um enorme exagero - organizacional, logístico, desportivo. No entanto, julgo que ninguém se deve queixar deste facto pois é um belíssimo sinal de vitalidade da modalidade - quem dera a todas as outras modalidades gímnicas poderem gabar-se de ter tamanho número de ginastas.

Certo é, também, que o nível apresentado nem sempre tenha sido (muito) elevado, importa, nesta fase começar a pensar em re-equacionar o modelo competitivo e aprender com a situação actual. Julgo que poucos poderiam perspectivar (há 4 anos) que a Acrobática sofresse tamanho crescimento - seja ele fruto dos regulamentos ou de uma maior oferta de espaços de prática, pouco importa - e por isso é neste contexto actual, com imensos praticantes espalhados por mais de dezenas de colectividades e agremiações, que devemos começar a pensar em novos modelos competitivos para a modalidade no nosso país.

O modelo da Competição é, essencialmente, piramidal: temos uma óptima base, com centenas de Juvenis. Importa cimentar este escalão introduzindo maior qualidade para que esta se reflicta nos escalões seguintes. Juvenis A para "subir os padrõezinhos"? Why not?

Sunday, April 20, 2008

Prova Qualificativa - dia 20

A manhã chuvosa de Domingo acolheu a terceira e última parte da Prova Qualificativa de Ginástica Acrobática na cidade da Maia.

Foi a vez dos Pares Femininos e Trios Juniores, Pares Masculinos e Mistos do escalão Sénior, realizarem os seus dois exercícios.

Mais uma vez muito público esteve presente no Pav. Municipal de Águas Santas na Maia a acompanhar as exibições e as esperanças de todos os ginastas na tentativa de alcançar os Campeonatos Nacionais.

Classificação Final

Trios Juniores
Mª João Ganito/Marta Mauritti/Maria Raimundo (GCPortuguês) – 1º (já apuradas directamente para o Camp. Nacional no Camp. Distrital)
Andreia Conceição/Maria Manso/Maria Cristóvão (GDPCimpor) - 2º (já apuradas directamente para o Camp. Nacional no Camp. Distrital)
Inês Pastor/Francisca Barbosa/Inês Gomes (ACMaia) - 3º
Apuram 6 Trios nesta prova para um total de 10 que participarão no Campeonato Nacional.

Pares Femininos Juniores
Ana Marujo/Joana Mascarenhas (LisboaGC) - 1º (já apuradas directamente para o Camp. Nacional no Camp. Distrital)
Inês Barros/Marian Ribeiro (GCVilacondense) - 2º
Joana Claudino/Inês Santos (AGISamora Corrreia) - 3º (já apuradas directamente para o Camp. Nacional no Camp. Distrital)
Apuram 5 Pares Femininos nesta prova para um total de 9 que participarão no Campeonato Nacional.

Pares Mistos Seniores
Gonçalo Roque/Beatriz Palha (GDPCimpor) – 1º (já apurados directamente para o Camp. Nacional no Camp. Distrital)
João Ferreira/Leonor Piqueiro (SportCP) – 2º (já apurados directamente para o Camp. Nacional no Camp. Distrital)
Cláudio Vidal/Ana Mendes (GimnofaroGC) – 3º
Apuram 2 Pares Mistos nesta prova para um total de 4 que participarão no Campeonato Nacional.

Pares Masculinos Seniores
Daniel Cecílio/Ruben Ramos (LisboaGC) - 1º (já apurados directamente para o Camp. Nacional no Camp. Distrital)
Ricardo Alves/João Tomé (GimnofaroGC) - 2º
Marco Encarnação/Jorge Moleiro (GimnofaroGC) - 3º
Apuram 2 Pares Masculinos nesta prova para um total de 3 que participarão no Campeonato Nacional.

Esta prova testou ao limite todas as capacidades organizativas de uma competição nacional de Ginástica Acrobática. Felizmente, tudo funcionou na perfeição. Sem atrasos nas notas (com períodos em que, inclusivamente, a prova foi mais célere do que o previsto inicialmente), com o novo sistema informático a funcionar em pleno com as projecções no Pavilhão das classificações parciais e finais, comunicação em rede entre as mesas dos juízes, a organização e a mesa do Júri Superior.

O Pav. Municipal de Águas Santas não é, de todo, o local ideal para a realização de Ginástica Acrobática mas foi posto a funcionar de forma a que tudo estivesse adequado para receber a enorme quantidade de ginastas (mais de 300), técnicos (mais de 70), juízes (20) e público (mais de 1500 pessoas passaram pelas bancadas do Pavilhão do Corim durante as três sessões da prova.

A Maia aguarda, novamente, a presença de muitos destes ginastas (os Juvenis) nos próximos dias 17 e 18 de Maio para a realização do Campeonato Nacional de Juvenis e Juniores AA e Seniores AA (o escalão elite nacional), no Complexo Muncipal da Ginástica da Maia.

Todos os resultados da Prova Qualificativa podem ser consultados no sítio do costume:
www.fptda.com

Prova Qualificativa - dia 19 (tarde) - Resultados

162 ginastas no período da tarde da Prova Qualificativa!!
Foi a vez dos Juvenis tentarem o seu apuramento para o Campeonato Nacional que decorrerá também na cidade da Maia entre os dias 10 e 11 de Maio.

A prova iniciou-se pelos Trios e Pares Femininos. 31 Trios, 18 Pares Femininos, 4 Pares Masculinos, 6 Pares Femininos, 1 Quadra.

Classificação Final:

Quadras
João Francisco/Tiago Francisco/Filipe Pinheiro/Edgar Correia (AGISamora Correia) – 1º
Apura nesta categoria 1 quadra.

Trios
Madalena Fernandes/Mariana Fernandes/Maria Lobo (GCPortuguês) - 1º (já apuradas para o Nacional no Camp. Distrital)
Joana Ribeiro/Margarida Silva/Madalena Barros (GDSCascais) – 2º (já apuradas para o Nacional no Camp. Distrital)
Margarida Fernandes/Patrícia Costa/Mariana Afonso (LouletanoDC) – 3º (já apuradas para o Nacional no Camp. Distrital)
Apuram nesta categoria 18 pares femininos para além dos 9 já directamente apurados nos Campeonatos Distritais.

Pares Femininos
Vanessa Mendes/Maria Rosa (GCTomar) – 1º (já apuradas para o Nacional no Camp. Distrital)
Vanessa Ferreira/Mariana Anes (Samora Correia) – 2º
Débora Amorim/Inês Leite (AGCCoimbra) - 3º
Apuram nesta categoria 15 pares femininos para além dos 4 já directamente apurados nos Campeonatos Distritais.

Pares Mistos
Fábio Viegas/Micaela Faquinéu (LouletanoDC) – 1º (já apurados para o Nacional no Camp. Distrital)
Pedro Melo/Beatriz Cruz (GDSCarcais) – 2º
Tiago Ramos/Matilde Mesquita (SFUSamorense) – 3º
Apuram nesta categoria 3 pares mistos para além dos 2 já directamente apurados nos Campeonatos Distritais.

Pares Masculinos
João Francisco/Tiago Francisco (AGISamora Correia) – 1º
Guilherme Ferreira/Manuel Dias (GCTomar) – 2º
João Bruno/Miguel Tinoco (BVSilves) – 3º
Apuram nesta categoria 4 pares masculinos.

Num próximo post, indicaremos os ginastas apurados para os Campeonatos Nacionais.

Saturday, April 19, 2008

Prova Qualificativa - dia 19 (tarde)

É este o ambiente que se vive no Pav. Municipal de Águas Santas II (Corim) na cidade da Maia.
Estamos no período de aquecimento do segundo bloco competitivo. Estão apenas a aquecer os ginastas que terão competição durante o primeiro período da tarde (haverá dois períodos).
Está um ambiente espectacular.


Prova Qualificativa - dia 19 (manhã)

Começou a maior prova nacional de Ginástica Acrobática já realizada em Portugal.

Com início marcado para as 10 horas da manhã de Sábado, esta prova com mais de 300 ginastas inscritos teve o seu primeiro bloco competitivo com o desempenho dos Pares Femininos Seniores, Quadras Juniores, Pares Masculinos Juniores, Pares Mistos Juniores e Trios Seniores.
A Prova Qualificativa para o Campeonato Nacional consagrou hoje de manhã os seguintes ginastas:

Pares Femininos Seniores
Filipa Costa / Mariana Gradim do SportCP venceram a concorrência, conquistando o primeiro lugar e deixando as ginastas do GimnofaroGC, Joana Baião/Manuela Luz, a quase um ponto de vantagem e em terceiro Ana Malhado/Beatriz Pereira do GCALeiria.

Quadras Juniores
Em primeiro lugar classificaram-se os ginastas do GimnofaroGC, João Ferreira/Miguel Fernandes/Ricardo Martins/Cyrill Brito.

Trios Seniores
Erica Couto/Carla Leite/Ana Pratas da AACoimbra venceram a prova e deixaram em segundo lugar as ginastas GMNAnima (Mem Martins) Carla Dias/Mónica Pires/Maria Cabral e, em terceiro, Andreia Félix/Ana Caldeira/Catarina Pinheiro do GimnofaroGC.

Pares Masculinos Juniores
Renhida a prova dos Masculinos, com os primeiros lugares do pódio separados pela diferença mínima de 0,05 pontos. Sagraram-se vencedores os ginastas João Lopes/José Cachulo de Samora Correia, deixando em segundo João Ferreira/Cyrill Brito do GimnofaroGC e em terceiro Carlos Sousa/Luís Afonso do LouletanoDC.

Pares Mistos Juniores
Primeiro lugar destacado para os ginastas Filipe Norton/Filipa Silva do SportCP que venceram a concorrência por mais de 2,5 pontos, deixando em segundo lugar o par do GCPortuguês Luís Pinto/Maria Pereira e em terceiro Daniel Figueiras/Adriana Canhestro da APAGLoulé.

Logo à tarde a extensa prova dos Juvenis: Pares Femininos, Trios, Pares Masculinos, Pares Mistos e Quadras.

Thursday, April 17, 2008

Ângulo para Pino a um Braço...

Estará para breve a apresentação deste elemento em Portugal (por Portugueses)?
Para já ainda há um "pesinho" na mão esquerda que terá de sair, mas julgo que é o mais próximo que alguém já esteve de fazer numa posição de par/trio/quadra. Já tinha visto alguns ginastas portugueses a fazer nas maosotas, mas em conjunto com o(s) base(s), é a primeira vez que me parece tão perto da execução final.
Corrijam-me, por favor, se estiver enganado (e se tiverem videos, tanto melhor).

Este foi o video enviado hoje pelo par masculino João Maia e Tiago Figueiredo.

Faz-me lembrar a promessa de um jantar feita pelo Sérgio Mateus. Também contempla o(s) base(s)? É que os volantes comem pouco mas alguns bases...


Cartaz da Prova Qualificativa

Faltam 2 dias para uma das maiores provas nacionais de Ginástica Acrobática que Portugal já viu.

Wednesday, April 16, 2008

World Ranking Lists - FIG - Acrobatic Gymnastics

Quando faltam precisamente 40 dias para a Taça do Mundo de França (21 a 25 de Maio), o AcroNews publica o Top 10 das 5 categorias dos Rankings da FIG. Hoje é a vez dos Trios e Quadras:

Trios

1. RUSSIA - FEDOROVA N.KIRILOVA E.ALEXEEVA T. - 252.98
2.BELARUS - STAREVICH A.MOTUZ T.GIRUT M. - 191.03
3.RUSSIA - LOGINOVA E.STROYNOVA E.CHRISTYAKOVA A. - 80.15
4.KAZAKHSTAN - SAMOILO A.AHMETOVA G.YENINA A. - 54.93
5.USA - HENNINGER M.PENNY T.KIDD A. - 54.60
6.BELGIUM - VAN HOMBEECK C.CROKET M.GEIRNAERT S. - 38.15
7.CHINA - FENG J.HUANG Q.LI Q. - 31.51
8.GREAT BRITAIN - COOK M.CHANDLER K.GOGGIN A. - 30.18
9.UKRAINE - NEPYTAEVA O.GORBATENKO A.VORCHUK O. - 29.40
10.GREAT BRITAIN - LAMKIN V.COLLINS E.TURNER L. - 24.50
11.PORTUGAL - PINTO D.VICENTE J.GEADA J. - 21.91

Nesta especialidade o domínio russo tem sido avassalador. As belgas já atingem o 6º posto e o trio ucraniano o 9º. Saliente-se ainda a Grã-Bretanha com dois trios e Portugal que, apesar de não estar no Top Ten, está pertíssimo desse lugar e por isso (e porque somos Portugueses), aparece neste Ranking.

Quadras

1.UKRAINE - BOYCHUK V.BONDARENKO O.PERUNOV A.GLUCHENKO V. - 147.10
2.GREAT BRITAIN - PRICE A.DENNY A.SMITH A.DOBBS A. - 97.44
3.RUSSIA - SHETININ S.ZARUDNY I.CHEMODANOV A.TRIFONOV A. - 89.43
4.CHINA - XU R.WANG Z.SHEN T.CHEN L. - 51.16
5.BULGARIA - MARKOV Y.LAZAROV I.FILIPOV V.AHMEDOV S. - 34.18
6.KAZAKHSTAN - PUZYROV A.SMAGULOV N.KENJAEV R.KOSTIN K. - 21.95
7.BULGARIA - BOJINOV S.HIRSTOV M.NIKOLOV N.VARBANOV A. - 8.82
8.JAPAN - OGAWARA M.SOWA N.ISOMAE M.OGAWA T. - 5.88
9.BELARUS - SAKALOU V.SHARAPAYEK S.SHASH P.SOKAL E. - 4.46
10.SPAIN - JIMENEZ J.GOMEZ-LANDERO A.CENTENO A.GARCIA M. - 2.88

Um Ranking um pouco atípico mas que tem a virtude de apresentar nos três primeiros lugares as três potências actuais da Ginástica Acrobática (independente da ordem): Ucrânia, Rússia e Grã-Bretanha têm estado esmagadoras em todas as competições internacionais - salvo raras e honrosas excepções, como a Bélgica (que há muito adoptou um sistema de treino vindo do leste europeu), a Bulgária ou a Polónia.

Fica deste Ranking a consolação de ter representantes portugueses (par masculino e trio) e a esperança de poder continuar a colocar mais ginastas nesta classificação ou de melhorar os actuais resultados.

Tuesday, April 15, 2008

World Ranking Lists - FIG - Acrobatic Gymnastics

Quando faltam precisamente 40 dias para a Taça do Mundo de França (21 a 25 de Maio), o AcroNews publica o Top 10 das 5 categorias dos Rankings da FIG.
Esperam-se muitas mudanças em todas as especialidades.

Pares Femininos

1.BELARUS - YUSHKO A./MURASHKO K. - 61.25
2.CHINA - WANG Z./LIU Y. - 36.75
3.RUSSIA - FALEEVA E./NOVIKOVA M. - 29.40
4.BELARUS - KAKHNTUK N./MARAZIUK K. - 24.75
5.UKRAINE - LOMACHENKO A./ZHORNYAK E. - 24.50
6.CHINA - WU J./SHI D. - 18.43
7.GREAT BRITAIN - OLIVIER E./LEACH C. - 14.41
8.GREAT BRITAIN - BELCHAMBER L./SIMPSON L. - 12.01
9.UKRAINE - KONKO Y./UKOLOVA T. - 11.76
10.NETHERLANDS - PLANTENGA M./DIENDER P. - 7.20

Dois Pares Bielorrussos, dois do Reino Unido, dois Ucranianos... A Rússia em 3º (mas em França, no French Cup, a Rússia levou a melhor, e já na Holanda, nos Campeonatos da Europa, o mesmo havia sucedido - esperámos mais desenvolvimentos deste confronto entre as duas potências).


Pares Mistos

1.RUSSIA - GLAZKOV A./KOVTUN M. - 139.58
2.USA - WEE X./SOLODAR A. - 52.50
3.BELARUS - BYKHAVTSOV S./ZHARNASEK A. - 47.25
4.LITHUANIA - KOKLEYEVA A./SHUMILO D. - 25.46
5.BULGARIA - KOSTADINOV N./STEFANOVA I. - 24.99
6.UKRAINE - BURLACHENKO A./ZABIYAKA S. - 19.60
7.NETHERLANDS - DUIJNHOUWER M./VORSSELMAN E. - 15.68
8.BULGARIA - KATZOV Y./TODOROVA K. - 11.76
9.CHINA - CHEN F./LI H. - 7.20
10.BELARUS - DVORAK A./AURILIUK M. - 7.06

A Rússia em 1º (Gurguenize/Katchalova estão retirados da lista e Gurguenize/Okulova perderam os pontos da Final da Taça do Mundo devido ao escândalo do doping da volante); Estados Unidos e Bielorrússia completam o pódio. O experiente Par Lituano está no encalce do pódio... poderá ser já em Maio que o consiga.


Pares Masculinos

1.UKRAINE - CHERBAK M./POPOV S. - 186.01
2.RUSSIA - PILIPCHUK K./DUDCHENKO A. - 151.59
3.GREAT BRITAIN - JONES C./FYSON M. - 132.14
4.POLAND - WALCZEWSKI P./CZYZ A. - 58.95
5.PORTUGAL - MAIA J./FIGUEIREDO T. - 52.50
6.CHINA - LI R./SONG M. - 43.61
7.KAZAKHSTAN - DROZDOV E./ALIEV R. - 39.74
8.BULGARIA - IVANOV A./NIKOLOV R. - 29.65
9.GREAT BRITAIN - DURBIDGE R./UPCOTT E. - 24.50
10.RUSSIA - CHULIMANOV D./CHADRIN A. - 24.01

Recorde impressionante para o Par Ucraniano - candidatando-se a o melhor Par Absoluto, fruto também da sua longevidade -; dois pares Russos, dois do Reino Unido (nenhum deles em competição, actualmente) e um Português em 5º lugar, a "morder os calcanhares do" 4º classificado. Não será difícil o par luso aspirar a este pódio.

Amanhã apresentamos as classificações dos Trios e Quadras.

Saturday, April 12, 2008

Novo individual

João Maia, do par masculino sénior da Selecção Nacional, enviou mais um video com um novo individual. 5/4 mortal engrupado à frente. Muito espectacular. Só falta tirar o colchão.

Trabalho de Volantes Juvenis

Ana Rita Pereira (trio) nas duas Maosotas e Íris Mendes (par misto) na Maosota individual - ambas ACM.
Duas séries de treino para volantes juvenis.




Audi + Ginástica = Espectáculo

Novo anúncio ao Audi RS6.

Prancha Alta

E segue agora mais um video. Recebido ontem pelo ginasta juvenil João Costa do ACM.
São quase 20'' em prancha alta.
Seguindo as pisadas do mítico Miguel "Prancha Alta" Silva, podemos, certamente, esperar outras novidades deste jovem ginasta, ainda com 15 anos. A voz de fundo é do João Maia (especial atenção ao "mais 10... anda lá!").
Mandem-nos mais dos vossos videos com recordes ou façanhas dos vossos treinos.

Friday, April 11, 2008

Prova Qualificativa - Mapas


Prova Qualificativa

Ou será melhor chamar: MEGA-Prova Qualificativa?

Mais de 300 participantes em representação de 30 clubes estarão no próximo fim de semana (19 e 20 de Abril) no Pavilhão Municipal de Águas Santas – Corim II, sito na Rua Nova do Corim (Maia) para disputar a Qualificativa ao Campeonato Nacional (para Juvenis, Juniores e Seniores).

A prova registou uma enorme enchente de ginastas que implicou o seu início no Sábado de manhã.

Este é o Plano das Festas:

Sábado, dia 19

08H30 Abertura do Recinto
09H00-09H55 Aquecimento Geral
10H00 Início da Competição (PF sen / TF sen / PM jun / PMx jun / QM jun)
13H00 (previsão) Entrega de Prémios

14H00 Abertura do Recinto
14H30-15H25 Aquecimento Geral
15H30 Início da Competição (PF juv / TF juv)
18H00 Intervalo 20 minutos (após a 5a passagem)
18H20 Reinício da Competição (PF juv/ PM juv / PMx juv / TF juv / QM juv)
20H30 (previsão) Entrega de Prémios

Domingo, dia 20

08H00 Abertura do Recinto
08H30-09H25 Aquecimento Geral
09H30 Início da Competição (PF jun / TF jun / PM sen / PMx sen)
12H00 Intervalo 15 minutos (após a 5a passagem)
12H15 Reinício da Competição (PF jun / TF jun / PM sen / PMx sen)
14H15 (previsão) Entrega de Prémios

A entrega de diagramas (envio para a FPTDA - via fax ou via email em formato .pdf e deverá ser um por cada exercício) poderá ser feita até dia 14 de Abril (segunda-feira) até às 19:00.

Esta prova vem demonstrar que a Acrobática respira uma invejável saúde no seio gímnico nacional. Enquanto que algumas modalidades diminuem o seu número de praticantes, a Ginástica Acrobática aumenta-os ano após ano. Estes mais de 300 ginastas são a prova viva disso mesmo (importa ainda referir que esta prova não terá muitos dos ginastas já apurados para o Campeonato Nacional de forma directa através nos Distritais ou tão pouco os ginastas AA).
Todas as informações (Circular e Ordem de Passagem) podem ser retiradas do sítio do costume: www.fptda.com

Fotos French Cup 2008

Já estão online algumas das fotos do French Cup 2008.
Podem ser vistas em:

http://picasaweb.google.com/franca.lourenco/FrenchCup2008

Thursday, April 10, 2008

CAMPEONATO DO MUNDO e WORLD GAMES

De acordo com a mais recente Newsletter da FIG (nº 37), os próximos CAMPEONATOS DO MUNDO DE GINÁSTICA ACROBÁTICA serão em Glasgow (Escócia) entre os dias 29 de Setembro e 12 de Outubro, juntamente com a Competição de Age Group (Mundiais de 11-16 e Juniores):


"World Championships and Age-Group Competition 2008

The FIG EC has demonstrated complete support for Acrobatics by making a special exception to
the calendar, to allow the World Championships to take place in the autumn. During the Executive
Committee meeting held March 8-12, permission was given for British-gymnastics in collaboration
with Glasgow City Council (Scotland) to organise the event, along with the World Age Group
Competition, subject to contract, from September 29 – October 12."


No que respeita aos World Games 2009, a Ginástica Acrobática estará presente, pela primeira vez no Test Event desses Jogos, que se disputam em Kaishoang - Taiwan (20 a 22 de Julho serão os dias destinados às provas de Ginástica Acrobática, Duplo-Minitrampolim, Trampolim Sincronizado e Tumbling):

"Test Event
For the first time in our history, Acrobatics has been included in the test event for World Games.
World Games President Ron Froehlich has confirmed that the Organising Committee in Kaohsiung
will organise a test event for Acrobatic Gymnastics on November 1 and 2, 2008. It is anticipated
that the athletes qualified for the World Games, based on World Championships, would wish to
take part in this important event."


Download da Newsletter nº 37 da FIG em
http://www.fig-gymnastics.com/index2.jsp?menu=disacr

Tuesday, April 8, 2008

Duplos Empranchados

Abrimos uma nova secção dada a chegada de vídeos de diversos sítios.
Comecemos com os duplos empranchados.
Este foi enviado pelo João Assunção (par masculino júnior). Está de lado mas dá para ver.
Nele aparecem (para além do João, o volante), o David Varela (base), a Rita Hilário (na "t-shirt").
Continuem a enviar os vossos vídeos com os elementos novos que estão a treinar.

Sunday, April 6, 2008

French Cup 2008 - Resultados e Análise

Conforme noticiado, decorreu no fim de semana (4-5 de Abril) o French Cup - Taça de França (prova nacional e internacional de Trampolins, Tumbling e Ginástica Acrobática) na cidade de Paris (Levallois).
Portugal esteve representado com a sua Selecção Nacional Júnior e Sénior e através do Acro Clube da Maia (Juvenis e Sénior).

Resultados Finais:

Juvenis
Stephanie Medeiros / Ana Catarina Pereira / Ana Rita Pereira (ACMaia) - 1º class.
João Costa / Íris Mendes (ACMaia) - 1º class.
Rita Pinto / Rita Figueiredo (ACMaia) - 4º class.

Muito boa prestação dos ginastas maiatos. Depois de vencerem as respectivas categorias no Torneio Primavera, afirmando-se como uma das mais fortes equipas nacionais de Juvenis, alcançam nesta prova internacional um brilhante resultado para as cores de Portugal. Destaque especial para os vencedores, Stephanie Medeiros / Ana Catarina Pereira / Ana Rita Pereira e João Costa / Íris Mendes que conseguiram "arrasar" a concorrência em ambos os exercícios (o regulamento da prova implicava a realização de um Equilíbrio e um Dinâmico mas não obrigava a realização do mortal - no entanto todos os ginastas da Maia o realizaram... e foram dos poucos que o fizeram. Mesmo assim, venceram). Realce ainda para o Par Feminino Rita Pinto / Rita Figueiredo que, apesar do 4º lugar, apenas não alcançou as ginastas russas no pódio por 0,3 (mercê de uma falta de tempo no Equilíbrio - é sempre nestas provas que vemos como um segundinho pode fazer tanta diferença...)


Juniores
Ana Vicente / Raquel Martins (Sel. Nac.) - 3º class.
David Varela / João Assunção (Sel. Nac.) - 1º class.
Sara Galvão / Sofia Costa / Sofia Rolão (Sel. Nac.) - W3 – 3º class.
Kátia Barbosa / Catarina Magalhães / Rosa Silva (Sel. Nac.) - 5º class.
Ana Serra / Vera Costa / Heloise da Silveira (Sel. Nac.) - 6º class.

Uma das melhores prestações nacionais de sempre neste escalão. Nenhum ginasta teve qualquer falha e todos realizaram brilhantes exercícios. Destaque óbvio para o resultado do Par Masculino David Varela / João Assunção que suplantaram o par da Bielorrússia com notas de grande categoria. Destaque ainda para o pódio do Par Feminino Ana Vicente / Raquel Martins e para a competição de trios (a mais concorrida, como sempre, com 14 grupos) onde todos os trios lusos se classificaram na primeira metade da tabela, com realce para o 3º lugar das ginastas Sara Galvão / Sofia Costa / Sofia Rolão.


Seniores
João Maia / Tiago Figueiredo (Sel. Nac.) - 2º class.
Ana Martins / Inês Luz (ACMaia) - 5º class.

O par masculino não teve um bom começo de prova pois logo no primeiro exercício teve uma queda (Dinâmico) que os arredou quase por completo de qualquer luta pelo primeiro lugar. Apesar de tudo, com dois bons exercícios de Equilíbrio e Combinado, alcançaram a segunda posição obtendo sempre pontuações acima dos 28 pontos.
O par feminino realizou uma belíssima competição, numa categoria onde o nível foi o mais elevado de toda a prova - Campeã do Mundo presente (Bielorrússia), Rússia, Grã-Bretanha, França... Adversárias de peso que não intimidaram as portuguesas que apresentaram exercícios de bom nível e com notas cada vez mais perto dos 28 pontos.

Organizacionalmente, a competição teve algumas lacunas técnicas. Apesar da complexidade que é, certamente, organizar uma prova com as 3 modalidades e tantos participantes, nada justifica:
- que o "speaker" fale durante os exercícios;
- que a música esteja - constantemente - a ser alterada no seu volume (a título de exemplo, basta referir que o Par Misto Sénior da Lituânia parou, por sua própria decisão, o exercício Combinado e voltou ao início porque não conseguia ouvir a música);
- ou ainda que os ginastas tenham de ficar 25 minutos à espera de entrar sem qualquer contacto (visual ou auditivo) entre a zona de aquecimento e a de prova.

Aspectos a rectificar, com certeza, para a edição do próximo ano.

Tuesday, April 1, 2008

French Cup 2008


Decorrerá em Paris (Levallois) entre os próximos dias 3 e 6 de Abril, mais uma edição da French Cup de Ginástica Acrobática.
Portugal estará representado pela sua Selecção Nacional (Júnior e Sénior) e pelo Acro Clube da Maia (Juvenis e Sénior).

Alinharão por Portugal:

João Maia / Tiago Figueiredo - M2 – AC Maia (Seniores)
Ana Vicente / Raquel Martins - W2 – GDP Cimpor
David Varela / João Assunção - M2 – Gimnofaro GC
Kátia Barbosa / Catarina Magalhães / Rosa Silva - W3 – AC Maia
Ana Serra / Vera Costa / Heloise da Silveira - W3 – GC Português
Sara Galvão / Sofia Costa / Sofia Rolão - W3 – GC Português

A acompanhar os ginastas estarão os Treinadores Nacionais:
Ana Cardoso, Ana Hilário, Cátia Messias, Lourenço França, Tânia Rodrigues e Vanda Videira.

A Fisioterapeuta Carla Martins, o Juiz Pedro Emídio e o Director Técnico Nacional, Rui Vinagre, como Chefe da Delegação completam a Comitiva da Selecção Nacional.

Alinharão pelo Acro Clube da Maia:

Stephanie Medeiros / Ana Catarina Pereira / Anan Rita Pereira - W3 (11-16)
Rita Pinto / Rita Figueiredo - W2 (11-16)
João Costa / Íris Mendes - Mx2 (11-16)
Ana Martins / Inês Luz - W2 (Sénior)

A acompanhar os ginastas estará o Treinados Tiago Maia e, como Juíz, Dulce Quelhas, completa a delegação do clube maiato.

Representantes da Grã-Bretanha, França, Bélgica, Rússia, Bielorrússia, Lituânia e Portugal estarão presentes neste Torneio.