Monday, February 25, 2008

Torneio de Abertura 2008

Decorreu no passado fim de semana (23 e 24 de Fevereiro) no Pav. Guilherme Pinto Basto (Cascais), a primeira competição nacional do ano - Torneio de Abertura da FPTDA.
Mais de 150 ginastas passaram pelo praticável durante 3 sessões de competição. Do programa desta competição faziam parte a realização de dois exercícios: Equilíbrio e Dinâmico.

Juniores:

- Nos Pares Mistos Juniores, Filipe Norton e Filipa Silva do Sport Clube do Porto (4º class. no Campeonato da Europa 2007 na cat. 11-16) superiorizaram-se aos demais concorrentes deixando o Par Misto do Ginásio CLube Português Luis Pinto e Maria Pereira a 1,5 pontos;
- Nos Pares Masculinos, os também internacionais (11-16) Tiago Rodrigues e Ivo Gabadinho do Gimnofaro Ginásio Clube suplantaram os restantes 4 adversários com 50,650 pontos;
- Vieram também do sul as vencedoras dos Pares Femininos Juniores: Melissa Julião e Catarina Martins, do Louletano Desportos Clube, venceram as 10 adversarias com 2,75 pontos sobre as segundas classificadas (Joana Claudino e Inês Santos de Samora Correia);
- Nos Trios Femininos, e desta feita do norte do País (repartindo equitativamente os pódios dos Juniores entre Norte e Sul), Katia Barbosa, Catarina Magalhães e Rosa Silva do Acro Clube da Maia, venceram as suas 19 concorrentes, deixando as ginastas do Ginásio Clube Português em segundo lugar a 0,85 pontos. O trio maiato somou 54,450 pontos (a mais alta classificação dos Juniores) e apurou-se para a categoria AA.

Seniores:

- Em Pares Mistos, o Grupo Desportivo do Pessoal da Cimpor, através de Gonçalo Roque e Beatriz Palha "arrasou" a concorrência com mais de 9 pontos (!!) de diferença sobre o segundo classificado;
- Rui Magalhães e João Coimbra da Associação Académica de Coimbra, venceram nos Pares Masculinos;
- Do sul vieram, mais uma vez, as vencedoras nos Pares Femininos: desta feita, Joana Baião e Manuela Luz do Gimnofaro Ginásio Clube;
- À semelhança dos Juniores, foi do norte que vieram as ginastas vencedoras nos Trios Femininos: com mais de 9 pontos (!!) de vantagem sobre as segundas, Ana Silva, Cristiana Santos e Marta Carneiro, do Ginásio CLube Vilacondense não deixaram dúvidas sobre a entrega da medalha das primeiras classificadas.

Coincidência ou não, TODOS os ginastas vencedores no Torneio de Abertura (e alguns outros também) estarão em acção dentro de 15 dias no MAIA INTERNATIONAL ACRO CUP 2008 que se realizará entre 6 e 9 de Março na cidade da Maia. Razões acrescidas para assistir ao vivo a este Torneio.


Uma palavra final de Parabéns para a FPTDA por ter disponibilizado no dia 25 (imediatamente depois da prova) os resultados do Torneio de Abertura, possibilitando que todos os interessados os possam ver sem ter que esperar muito.

www.fptda.com

Sunday, February 24, 2008

Stars Above Volga River (Ucrânia) - dia 5

Último dia de competição, onde tudo se decide.

Depois de dois bons exercícios de Combinado (nova coreografia para o Par Masculino), a classificação final foi a seguinte:

Ana Martins / Inês Luz - 5º lugar

João Maia / Tiago Figueiredo - 3º lugar

Mais uma vez os ginastas lusos sobem ao pódio da competição ucraniana e, desta vez, com o mérito acrescido de terem derrotado dois pares russos e um par ucraniano (as tradicionais potências da modaliddade também podem ser batidas pelos ginastas portugueses). Em primeiro lugar ficou o par da Ucrânia Popov-Cherbak (bi-Campeão da Europa e Campeão do Mundo) e em segundo um par russo.

Boas perspectivas para a época que agora começa. Para os experientes João e Tiago, a confirmação do bom nível e da qualidade técnica capaz de os fazer ombrear com as maiores potências da modalidade e para a Ana e a Inês (na prova que marcou o seu ingresso no escalão sénior), óptimos indicadores de dificuldade para as provas que se aproximam.

A próxima também será internacional para estes ginastas: Maia International Acro Cup 2008 de 6 a 9 de Março na cidade da Maia.

Thursday, February 21, 2008

Stars Above Volga River (Ucrânia) - dia 4




DIA 4 – Exercício Dinâmico


À imagem do que tinha acontecido no dia anterior, os ginastas representantes de Portugal no 17º Stars Above Boog River – Ucrânia, apresentaram-se para um calmo aquecimento 2 horas antes de entrarem em competição no amplo pavilhão da Cidade de Vinnitsa. Ana Martins e Inês Luz, par feminino que em Portugal defende as cores do Acro Clube da Maia, foi o escolhido para
abrir a competição. A apresentação do seu exercício de Dinâmico revestia-se de alguma curiosidade visto ter (à imagem do Equilíbrio) vários exercícios novos. As expectativas não foram defraudadas. Sem nenhum erro de maior gravidade, pontuado aqui e ali por excelentes execuções, fizeram uma rotina bem mais condizente com o seu real valor.
Logo de seguida foi a vez do par João Maia – Tiago Figueiredo arrebatarem o público com uma excelente rotina, acompanhada por palmas de início ao fim, mesmo dos seus mais directos adversários.
De realçar um momento muito alto do dia de hoje. O par ucraniano Popov – Chebak (bi-Campeão da Europa e Campão do Mundo) apresentou um espantoso mortal e meio à frente engrupado de mãos para pino, só ao alcance dos mais dotados. Um verdadeiro espectáculo!
Amanhã serão as decisões finais. Espera-se uma acesa disputa em quase todas as categorias – vamos ver no que dá.

Até lá bons treinos !

“Paka, dobre utro” – que é como quem diz – Adeus e boa noite

Tiago Maia


---------------

Os votos de um bom exercício Combinado para os 4 ginastas. Em 2006 houve pódio português na Ucrânia - e em 2008? Melhor que o 3º? Quem sabe, quem sabe... Amanhã às 10.30 de Portugal já haverá resultados finais. Espero poder "postar" aqui antes 12h.

Wednesday, February 20, 2008

Stars Above Volga River (Ucrânia) - dia 3




DIA 3 – A competição - Exercício de Equilíbrio


O dia amanheceu com um belo céu limpo e com uma temperatura pouco própria para esta altura do ano neste pais do leste europeu.
Os nossos ginastas, após o pequeno almoço, dedicaram-se a ver um pouco da competição dos juniores e a tarefas de lazer, tentando preparar o melhor possível a sua participação da parte da tarde.
As primeiras a entrar em competição foram o Par Feminino Ana Martins e Inês Luz, que estreavam nesta competição duas novas posições neste exercício de equilíbrio. Foi um exercício de bom nível e marcou a sua passagem para o escalão sénior. Contudo, uma transição não completada na 1º posição ditou uma nota bem abaixo do seu real valor.
Logo de seguida foi a vez do já mais experimentado Par Masculino João Maia – Tiago Figueiredo apresentarem a sua rotina de equilíbrio.
Sem grandes alterações em relação ao apresentado no Campeonato da Europa, o par luso evoluiu sem grandes sobressaltos, regateando de quando em vez a simpatia do publico, arrancando aplausos no fim das posições.
Do nível geral podemos dizer que é MUITO ALTO. Ficam de exemplo as notas de TODOS os pares masculinos a situarem-se entre os 27.500 e os 28.300. Infelizmente a organização, à semelhança do que aconteceu há dois anos, não disponibiliza a classificação final.

Para o dia de amanhã está reservado mais uma sessão de prova, na qual os pares portugueses farão a sua rotina de Dinâmico.
Ficamos todos a aguardar as notícias que nos trará o final do dia...
... e já agora:

A todos bons treinos de preparação para o Torneio de Abertura ou para o Maia International Acro Cup 2008.

Tiago Maia

Tuesday, February 19, 2008

Stars Above Volga River (Ucrânia) - Dia 2




Dia 2 – Treinos!

E já a máquina está em andamento!
A noite foi passada em descanso tentando retemperar forças das muitas horas das várias viagens do dia anterior. Os representantes de Portugal levantaram-se por volta
das 8:30, tomaram um pequeno almoço à moda da Ucrânia e seguiram até ao Pavilhão, que dista uns calmos 10 minutos a pé. Com uma temperatura amena para estas paragem (+ 3º), foi tempo para alguma descontracção com algumas bolas de neve à mistura.
Chagada a hora do treino, foi visível o bom nível da prova. Juntamente com a delegação Portuguesa treinavam: - Russos, Ucranianos e Belgas. O tempo foi de mostrar serviço. Quer o par feminino quer o masculino passaram por todas as suas principiais posições, executando de seguida uma rotina com
música. As falhas foram pontuais e registaram-se a estreia de algumas novas posições nestas andanças internacionais.
Durante a tarde foi tempo de descanso, sem que por isso, uma “espreitadela” aos treinos de Polacos e mais Ucranianos não fosse uma tarefa a realizar. Tiago Maia não deixou passar um bom momento de espionagem desportiva.
Ao final da tarde estava marcada a cerimónia de abertura da competição. Tratou-se de um espectáculo de apresentação dos campeões locais ponteado por um pouco do folclore dos países de leste.
Seguiu-se a reunião de treinadores, onde após as explicações tradicionais, houve lugar ao já tão característico brinde com Vodka. – PRUST!
Amanhã, quarta-feira, dia 20, iniciam-se as competições. Ambos os pares farão o seu exercício de Equilíbrio por volta das 16:00.

Até lá bons treinos.

Tiago Maia

Torneio de Abertura 2008

Realiza-se no próximo fim de semana (23 e 24 de Fevereiro) a primeira competição nacional de Ginástica Acrobática de 2008 - Torneio de Abertura.
A prova decorrerá no Sábado à tarde e noite e no Domingo de manhã, estando inscritos mais de 170 ginastas. Sendo uma competição exclusivamente para Juniores e Seniores, os números de praticantes atestam bem da vitaliadade da modalidade no nosso país.

Mais informações sobre a prova (circular e ordem de passagem) em:
www.fptda.com

Informações sobre o Pav. Guilherme Pinto Basto em:
http://wikimapia.org/1053519/pt/
e
http://www.guiadacidade.pt/portugal/index.php?G=empresas.ver&sid=18033&li=empresas

Stars Above Volga River - Ucrânia (dia 1)

Nos próximos dias este Blog acompanhará a primeira competição internacional da época onde participam 4 ginastas lusos e 1 treinador. Tentaremos fazer updates frequentemente, à medida que vão chegando as notícias dos lados da Ucrânia.

----------------

DIA 1 e ½ - A Viagem.


A partida para mais uma prova internacional foi dado da cidade da Maia, por volta das 21 horas de dia 17 de Fevereiro e incluía uma curta viagem para Lisboa, a fim de apanhar o avião para Kiev no dia seguinte. A pernoita no Hotel foi curta. Por volta das 5 am já os 4 Ginastas Seniores João Maia e Tiago Figueiredo; Ana Martins e Inês Luz e o treinador Tiago Maia, faziam um atribulado trajecto até ao Aeroporto Internacional de Lisboa (por agora ainda na Portela), debaixo de uma tempestade torrencial que quase os impedia de chegar a horas. Várias inundações nas ruas da Capital Portuguesa, dificultaram em muito o curto percurso entre a Praça de Espanha e a 2ª Circular.
Passados os tramites de embarque, seguiu-se uma viagem de 2 horas e meia até Amesterdão, onde a comitiva Lusa fez escala em direcção à capital da Ucrânia. Mais umas horas de voo e uma maosota que não compareceu à chamada na altura de levantar as malas e só faltavam mesmo 5 horas de
autocarro pelas nevadas estradas do antigo pais da URSS.
Chegados a Vinnitsa, cidade onde se realiza mais um Stars Above Volga River, esperava um Hotel modesto mas limpo e um repasto que sem ser lauto, soube certamente a Caviar...
Amanhã seguem-se os treinos. Por volta das 10:30 os ginastas Lusos terão a oportunidade de testar aquilo que vieram cá fazer...

Tiago Maia

Wednesday, February 13, 2008

Início da Época Competitiva Internacional

Será já no próximo dia 20 de Fevereiro que terá início a época desportiva internacional com o "XVII Stars Above the Volga River 2008", competição que decorre na cidade de Vinitsia, Ucrânia.

Portugal estará representado através de quatro ginastas e um treinador em representação do Acro Clube da Maia: Ana Martins / Inês Luz (Par Feminino Sénior), João Maia / Tiago Figueiredo (Par Masculino Sénior) e Tiago Maia.

Programa:
18.02 - Chegada das Deelegações
19.02 - Treinos
20.02 - Preliminares
21.02 - Preliminares
22.02 - Finais
23.02 - Regresso

Em 2006 o Par Masculino João Maia / Tiago Figueiredo conseguiram um espectacular 3º lugar.
Esperemos que os ginastas lusos possam continuar a ter excepcionais desempenhos internacionais e que esta prova seja uma boa preparação para o MIAC'08.

Tuesday, February 5, 2008

Estágio da Selecção Nacional de Ginástica Acrobática

Decorreu entre os dias 2 e 5 de Fevereiro, nas instalações do GCP, mais um momento de Estágio da Selecção Nacional Júnior e Sénior.
O terceiro Estágio destes ginastas na nova época, o segundo de 2008, teve uma forte componente sobre o trabalho coreográfico e artístico incluindo uma sessão de treinos com uma avaliação/aconselhamento do Juíz Internacional Raul Correia e apresentação de Exercícios de Competição. Esta selecção entrará "em acção" competitiva em 2008 no Maia International Acro Cup, entre 6 e 9 de Março, na Maia. Antes ainda, porém, a Selecção estará representada na Gala Nacional de Ginástica pelo trio júnior Sara Galvão/Sofia Costa/Sofia Rolão e pelo par masculino sénior João Maia/Tiago Figueiredo, no dia 9 de Fevereiro, no Pav. Municipal de Matosinhos, pelas 21:30.


Selecção Nacional Júnior

Par Feminino
Ana Vicente/Raquel Martins - GDPC

Par Masculino
David Varela/João Assunção - GGC

Trio Feminino
Sara Galvão/Sofia Costa/Sofia Rolão - GCP


Selecção Nacional Sénior

Par Feminino
Ana Martins/Inês Luz - ACM

Par Masculino
João Maia/Tiago Figueiredo - ACM

Presentes nos treinos estiveram ainda o Director Técnico Nacional, Prof. Rui Vinagre e a fisioterapeuta Carla Martins.


A acompanhar os vários pares/grupos, estiveram presentes os seguintes treinadores:

Ana Cardoso e Vanda Videira - GCP
Cátia Messias - GDPC
Lourenço França e Tiago Maia - ACM
Telmo Dias - GGC