Tuesday, October 30, 2007

Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática

O MELHOR

Par Misto de Portugal – 11-16
Filipe Norton e Filipa Silva: estiveram em excelente plano e arriscaram-se a ser uma enorme surpresa não alcançando o 3º lugar por apenas uma décima. Muito seguros nos seus exercícios, com uma boa artística, conseguiram notas capazes de acalentar a esperança de uma medalha. Há mais marés que marinheiros e o Mundial é já a seguir...

Par Misto da Ucrânia – 11-16
Base com 12 anos e Volante com 11... A Daryna e o Maksym foram algo de sensacional. Um pequeno deslize retirou-lhes o 2º lugar mas não os tirou do pódio. São um exemplo para todos: subida por dentro para pino deslocado, ângulo para pino de mãos sobrepostas... Venham mais assim! (podem conferir em http://www.youtube.com/watch?v=Z9KeoXpUuK0)

Trio Português 11-16
Vera Costa / Joana Correia / Heloise da Silveira
Espectacular desempenho do trio nacional ao alcançar a final em 8º lugar. Na derradeira prova ainda conseguiram subir 2 lugares e chegaram ao 6º posto. Muito bom para as portuguesas.

Espectacular Final de Pares Masculinos Juniores
(defrontaram-se o Campeão do Mundo 2006 e o Campeão da Europa 2005 – e no fim... empataram!!! Foi preciso o critério de desempate – nota de Execução – para encontrar um vencedor: Par Masculino da Grã-Bretanha; em 2º ficou a Rússia – ambos com 28,650. Elevadíssimo nível com duplos empranchados, subidas para pino a um braço, mortais do chão para os ombros e flick atrás para pino com 360º - simplesmente perfeitos. Qualquer um poderia ter-se sagrado vencedor). Uma palavra especial para o Par da Ucrânia (Vice-Campeão da Europa e do Mundo) que ficou a apenas 0,15 do vencedor.

Par Misto Belga – Júnior
Campeões da Europa com toda a justiça, este par foi absolutamente inexcedível quer artística como tecnicamente. Duplo com pirueta, subida por dentro para pino a um braço; um estilo coreográfico inconfundível e uma expressão artística fora do vulgar deram um merecidíssimo título europeu à Bélgica. Sam Pauwels e Julie Van Gelder são nomes a reter.

Final de Trios Juniores
Sensacional esta Final em que a distância entre o 5º e o 2º foi apenas de 2 décimas. A Rússia venceu sem convencer. Bélgica, Grã-Bretanha, Bielorrússia e Ucrânia não se deram por vencidas e lutaram ferozmente pelo pódio. Apenas um trio não fez duplo empranchado: o Russo...

Final de Pares Masculinos Seniores
Popov e Cherbak, Campeões da Europa e do Mundo vingaram-se da derrota sofrida na Final da Taça do Mundo ante os adversários Russos. Estes, no entanto, apresentaram o mais surpreendente exercício de Equilíbrio de todo o Campeonato: duas subidas de ângulo para pino a um braço; base a sentar com transições do volante a um braço e uma descida de pino para prancha baixa a um braço a encerrar o exercício (de loucos). Passado este exercício, os Ucranianos não deram hipótese. No entanto a diferença foi de apenas 0,15.
Curiosamente a mesma diferença que separou o 3º e o 4º classificado: o Inglês e o Português, respectivamente.
Foi uma final de altíssima qualidade e uma das mais espectaculares.

Final de Trios Seniores
A Rússia não estava na prova para lutar pelas medalhas (o ponto de penalização em cada exercício por diferenças de altura encarregava-se de as arredar da luta) e por isso, ficou caminho livre para a Ucrânia, a Bélgica e a Grã-Bretanha se degladiarem ferozmente. No final das preliminares a Ucrânia liderava mas na Final a Grã-Bretanha foi mais forte e bateu a ginastas de Leste e a Bélgica (mais uma vez em grande plano).

PORTUGAL
Conseguiu CINCO finais! TRÊS do escalão 11-16 e DUAS de Seniores. Esteve muito perto (0,05) de alcançar mais uma, desta feita nos Juniores através do par feminino Ana Martins e Inês Luz; por uma “unha negra” não conseguiu dois pódios: por 0,1 nos mistos 11-16 através do Filipe Norton e da Filipa Silva e nos Masculinos Seniores (0,158) através do João Maia e do Tiago Figueiredo. A prestação nacional foi altamente positiva e merecedora dos maiores elogios. A título de exemplo deixamos dois deles publicados no site da UEG:
“Women’s trios
POR : very special musical choice, speed rhythms. Beautiful choreography, original movements and lifts, well executed. 27.406.
Men’s pair
POR : many original elements. Good execution and good using of the space. Lively routine. 27.568.”

Sunday, October 28, 2007

Campeonatos da Europa – Dia 7 - FINAIS


Dia 27 de Outubro

Dia de Finais. Dia das decisões.

O derradeiro dia dos Campeonatos da Europa esteve destacado para as Finais.
Bem cedo iniciou o trio 11-16 das ginastas Vera Costa/Joana Correia/Heloise da Silveira. Realizaram um exercício de elevadíssimo nível o que lhes permitiu subir dois lugares na classificação das Qualificações terminando este Europeu no 6º lugar.
Nos pares masculinos Ivo Gabadinho/Tiago Rodrigues estiveram bastante bem hoje mas não evitaram o 6º lugar.
Nos pares mistos, Filipe Norton/Filipa Silva, que passaram a esta final em 3º lugar, apresentaram um óptimo exercício de Dinâmico mas que ficou 0,1 pontos aquém das medalhas. Alcançaram o 4º lugar imediatamente atrás da Ucrânia.
Joana Vivente/Débora Pinto/Joana Geada (trio feminino sénior) realizaram um bom exercício de Combinado mas que não chegou para subir qualquer lugar. Classificaram-se no 6º posto.
O par masculino sénior João Maia/Tiago Figueiredo completou a sua prestação nestes Europeus com um belíssimo exercício Combinado que lhes permitiu manter a 4ª posição. Foi um exercício melhor do que o realizado ontem mas que, desta vez, foi insuficiente para suplantar Ingleses, Russos e Ucranianos. No entanto, o par da Polónia (3º classificado no Campeonato do Mundo de Coimbra) foi incapaz de fazer frente ao português. O mesmo se passou com o par da Bulgária.

Em resumo, os trios portugueses e o par masculino 11-16 conseguiram ambos o 6º posto enquanto que o par misto 11-16 e o par masculino sénior conseguiram a 4ª posição.
Portugal esteve muito bem nestes Campeonatos da Europa. Só podemos dar a todos os ginastas, treinadores, juízes, dirigentes e fisioterapeuta os maiores Parabéns.
Agora à noite é o jantar final e a Fairwell Party. Diversão garantida.

Nos próximos dias, este Blog apresentará o melhor e o pior destes Campeonatos.

A delegação nacional regressa amanhã a Portugal. Felizes e satisfeitos por um excelente trabalho feito e com o ânimo necessário para garantir sucessos futuros.

Friday, October 26, 2007

Campeonatos da Europa – Dia 6 - Combinado


Dia 26 de Outubro

Exercício Combinado.
No dia de descanso dos mais jovens em prova, a Competição iniciou-se com o par feminino júnior Ana Martins/Inês Luz. A tarefa de manutenção do lugar, apesar de difícil não era impossível. As ginastas fizeram um excelente exercício Combinado mas que ficou a umas ínfimas 5 centésimas (0,05 pontos) do 8º lugar. Foi com um sabor amargo que a prova terminou para estas ginastas que viram a sua prestação fortemente penalizada no exercício de Dinâmico (como postamos ontem) e hoje demonstraram que em condições normais estariam prontas para lutar pelos lugares da Final. É assim a Ginástica. Acabou esta prova e já só se pensa na próxima. 8,80 (E) + 8,60 (A) + 10,00 (D) – 27,400.
Nos pares masculinos David Varela/João Assunção estiveram muito bem hoje mas não evitaram a manutenção da sua posição de ontem – 7º lugar – que os arredou da final. 9,00 (E) + 8,30 (A) + 9,50 (D) – 26,800.

Joana Vivente/Débora Pinto/Joana Geada (trio feminino sénior) realizaram um bom exercício de Combinado que conseguiu conservar o 6º lugar que as coloca nas finais deste Campeonato da Europa. A competição é imensa e muito forte neste escalão (o único em que a Rússia não tem a liderança) mas as portuguesas já mostraram que conseguem superar as maiores adversidades e são candidatas a conquistar um bom lugar. Combinado: 8,40 (E) + 8,50 (A) + 10,006 (D) – 26,906.
O par masculino sénior João Maia/Tiago Figueiredo completou a sua prestação com um bom exercício Combinado que lhes permitiu manter a 4ª posição e ir realizar a final de Sábado no penúltimo lugar de entrada (antes do par masculino da Grã-Bretanha que é 3º classificado). À semelhança de ontem, até este momento (23:00 em Portugal) os resultados ainda não estão disponíveis, o que, mais uma vez, não deixa de ser estranho. Mas este foi um excelente resultado e uma tão boa prestação para o par português que, obviamente, dá asas a que possam sonhar com outras conquistas. Mas uma final é sempre uma prova muito particular e amanhã, qualquer lugar é possível, do 6º ao 1º. Acima de tudo, dependem apenas de si para alcançar qualquer lugar. O resultado final ver-se-á precisamente aí... no fim.

Portugal trouxe 8 pares/grupos a estes Campeonatos da Europa e mais de metade deles conseguem apuramento para a Final. Este feito é extraordinário.

Amanhã entrarão em prova os 11-16 e os Seniores. A partir das 9:30 e até às 19:00 realizarão os seus exercícios os ginastas lusos.

Outras notas:
- A Rússia continua a dominar colectivamente. Venceu os Juniores e os Seniores. Na segunda posição veio a Grã-Bretanha e em 3º a Ucrânia. Portugal não trouxe equipa.
- Poucas alterações houve em relação aos primeiros lugares deste o primeiro dia.

Os Campeonatos da Europa terminam amanhã. 5 finais!!

Thursday, October 25, 2007

Campeonatos da Europa – Dia 5 - Competição #2


Dia 25 de Outubro

Segundo Exercício.
Depois de um primeiro dia de prova espectacular, alguma água fria para arrefecer os ânimos.

A manhã começou bem cedo para as ginastas do Trio 11-16 Vera Costa/Joana Correia/Heloise da Silveira. Com um exercício de Equilíbrio com uma pequena falta de tempo arrancaram o 12º lugar coloca-se em 8º para a Final. 8,95 (E) + 8,75 (A) + 9,70 (D) – 27,400.
O par feminino 11-16 Ana Duarte/Jessica Luís, mercê de uma falta de requisitos averbaram uma penalização de 2,00 pontos que as deixa fora das finais (20º lugar) 7,65 (E) + 7,50 (A) + 8,00 (D) – 23,150.
Nos pares masculinos, Portugal esteve bastante bem e os ginastas Ivo Gabadinho/Tiago Rodrigues alcançaram a 6ª posição (5º lugar para a final). 8,90 (E) + 8,35 (A) + 9,50 (D) – 26,750.
Nos pares mistos, Filipe Norton/Filipa Silva estiveram em bom plano com o exercício de Equilíbrio alcançando o 5º posto (3º lugar para a final). 8,85 (E) + 8,55 (A) + 9,70 (D) – 27,100.

Nos Juniores, a competição começou com as ginastas Ana Martins/Inês Luz, nos pares femininos. Bom exercício de Dinâmico (exageradamente penalizado) a descerem um lugar para a Final – 8º lugar. 8,50 (E) + 8,25 (A) + 10,00 (D) – 26,750
Nos pares masculinos David Varela/João Assunção desceram uma posição (passaram para o 7º lugar) com um exercício de Dinâmico de bom nível. 9,15 (E) + 8,30 (A) + 9,50 (D) – 26,950.

Joana Vivente/Débora Pinto/Joana Geada (trio feminino sénior) realizaram um bom exercício de Dinâmico mas que não foi capaz de segurar o 4º lugar alcançado no dia anterior. Baixaram para o 6º posto, perfeitamente qualificável para a Final, mas que deixa um sabor a injustiça em virtude da prova observada e dos erros das suas adversárias. 8,05 (E) + 8,25 (A) + 9,97 (D) – 26,270.
A prestação da Selecção lusa ficou completa com o par masculino sénior João Maia/Tiago Figueiredo que, apesar das falhas, conseguiram subir um lugar e conquistaram o 4º lugar com o exercício de Dinâmico. Infelizmente, até às 00:50 ainda não tinham sido publicadas as notas finais dos pares masculino seniores, o que não deixa de ser algo estranho.

Em resumo, 3 dos 4 grupos portugueses presentes no escalão 11-16 estão apurados para a Final! Decorrerá apenas no Sábado, pelo que terão um merecido dia de descanso. Nos Juniores e Seniores, também 3 dos 4 grupos ainda estão em lugares de apuramento. Esperemos que o exercício Combinado permita alcançar a tão desejada Final de especialidade a todos os portugueses.

Amanhã entrarão em prova os Juniores e os Seniores. A partir das 11:30 e até às 18:00 realizarão os seus exercícios Combinados os ginastas lusos pela ordem inversa da sua classificação.

Esperemos que a fortuna lhes volte a sorrir.

Wednesday, October 24, 2007

Campeonatos da Europa – Dia 4 - Competição #1

Dia 24 de Outubro

Primeiro Exercício.
Hoje foi o dia de estreia para todos os Pares e Trios da Selecção. E que grande dia para Portugal.

A manhã começou bem cedo para as ginastas do Trio 11-16 Vera Costa/Joana Correia/Heloise da Silveira. Com um belíssimo exercício de Dinâmico arrancaram o 12º lugar provisório (21 concorrentes) que as coloca nos lugares da final. 8,90 (E) + 8,50 (A) + 10,00 (D) – 27,400.
Seguiu-se o par feminino 11-16 Ana Duarte/Jessica Luís. Apesar de um exercício um dos seus melhores já apresentados, quedaram-se pela 21ª posição. 8,45 (E) + 7,80 (A) + 10,00 (D) – 26,250.
Nos pares masculinos , Portugal voltou a equilibrar a balança a seu favor e os ginastas Ivo Gabadinho/Tiago Rodrigues obtiveram o 5º lugar (elegível para a final). 8,90 (E) + 8,35 (A) + 9,50 (D) – 26,750.
Nos pares mistos, mais uma final à vista com Filipe Norton/Filipa Silva. Bom exercício de Dinâmico a alcançar o 6º posto. 8,95 (E) + 8,70 (A) + 10,00 (D) – 27,650 (a nota mais elevada dos portugueses 11-16).

A tarde começou com as ginastas Ana Martins/Inês Luz, nos pares femininos Juniores. Bom exercício de Equilíbrio a colocarem-se num lugar que permite alcançar a final – 7º lugar. 8,85 (E) + 8,75 (A) + 9,95 (D) – 27,550 (a ultrapassar a difícil barreira dos 27,500).
Nos pares masculinos David Varela/João Assunção conquistaram a 6ª posição com um exercício de Equilíbrio de bom nível. 9,00 (E) + 8,35 (A) + 9,50 (D) – 26,850.

A sessão da noite abriu com o trio sénior português. Joana Vivente/Débora Pinto/Joana Geada realizaram um belíssimo exercício de Equilíbrio e suplantaram adversárias do calibre da Rússia e da Bielorrússia, alcançando o 4º lugar e assegurando quase à primeira o seu lugar na final. 8,90 (E) + 8,60 (A) + 10,012 (D) – 27,512.
A prestação da Selecção Lusa ficaria completa com a apresentação do par masculino sénior João Maia/Tiago Figueiredo que conquistaram o 5º lugar com o exercício de Equilíbrio. 9,00 (E) + 9,00 (A) + 10,012 (D) – 28,012. Foi a nota mais alta de Selecção Nacional neste primeiro dia e a primeira a passar a barreira dos 28,000 pontos.

Ou seja, dos 8 grupos portugueses presentes, 7 estão provisoriamente apurados para a final. Provisoriamente. Ainda faltam dois exercícios para Juniores e Seniores e mais um para 11-16.

Outras notas de registo:
1) Após o primeiro dia de prova e com um exercício realizado, a Rússia tem dominado por completo estes Campeonatos da Europa (à semelhança do que aconteceu em Thessalonika, Grécia em 2005):
No escalão 11-16 o domínio é avassalador: nas cinco especialidades, 5 primeiros lugares. Pronto!!
Nos Juniores, a história repete-se quase por completo: 4 primeiros lugares (a Bélgica intrometeu-se nos Pares Mistos).
Nos Seniores a Rússia só não comenda nos Trios.
2) A prova é extraordinariamente extensa. 13 horas deste o primeiro ao último exercício do dia.
3) Apesar deste último facto, o pavilhão tem estado com imenso público (especialmente para uma Quarta-feira).
4) A nota Artística tem estado muito baixa. Sempre com o mesmo critério mas basta acrescentar que a nota mais elevada da prova foi do assombroso par misto sénior da Rússia com 9,35 pontos. Os melhores portugueses conseguiram 9,00.
5) A nota mais elevada de Dificuldade no exercício de Equilíbrio pertence ao Par Masculino da Rússia -10,027 (207 pontos). A segunda mais elevada pertence a... PORTUGAL. E logo aos dois Seniores: João Maia/Tiago Figueiredo e Joana Geada/Débora Pinto/Joana Vicente ex-aequo com 10,012 (192). Espectacular.

Amanhã entramos no segundo dia de prova. Os horários são em quase tudo semelhantes aos de hoje.

Esperemos o mesmo sucesso de hoje, mas muita água vai ainda passar por baixo da ponte.

Todos os resultados em www.ueg-gymnastics.com

Tuesday, October 23, 2007

Campeonatos da Europa – Dia 3


Dia 23 de Outubro

2º dia de treinos. Portugal teve apenas um treino no dia que serve de ante-câmara à competição. Das 14:00 às 17:00, os grupos da Selecção realizaram o máximo de exercícios que lhes foi possível no praticável de competição. Quase todos os ginastas conseguiram realizar os exercícios de Equilíbro e Dinâmico, deixando o Combinado para o terceiro praticável de aquecimento.
Os nossos ginastas treinaram de forma excelente. Juvenis, Juniores e Seniores deram o seu melhor durante todo o tempo. Incansáveis e concentrados estiveram, todos eles – sem excepção – durante a sessão de treinos. No teatro diz-se que quando o ensaio geral é mau, a estreia é excelente... Mas, e quando o ensaio geral é excelente? A estreia só poderá ser também espectacular.

Seguiram-se as medições dos ginastas.
Os pares masculinos Júnior e 11-16 serão penalizados com 0,5 pontos em cada exercício, como era previsível, por excessiva diferença de altura. De resto, nada mais a registar.
Também com os diagramas tudo esteve impecável. Não terá sido alheio a este facto a presença diária de Juízes no estágio da Selecção Nacional.

O dia terminou com a cerimónia de abertura destes Campeonatos da Europa. Discursos das mais diversas entidades estatais holandesas e do Presidente da União Europeia de Ginástica; exibições de classes de Ginástica e um magnífico show de laser. Portugal ainda teve tempo de animar o pavilhão e dinamizar as famosas “Holas Mexicanas”.

Amanhã começam as provas. Estes são os horários (em hora portuguesa) a que decorrerão as competições (11-16 de manhã; Juniores à tarde; Seniores à noite):

Vera Costa/Joana Correia/Heloise da Silveira – 9:08 (Dinâmico)
Ana Duarte/Jessica Luís – 10:50 (Equilíbrio)
Tiago Rodrigues/Ivo Gabadinho – 11:24 (Equilíbrio)
Filipe Norton/Filipa Silva – 11:27 (Dinâmico)

Ana Martins/Inês Luz – 14:33 (Equilíbrio)
David Varela/João Assunção – 16:24 (Equilíbrio)

Joana Vicente/Débora Pinto/Joana Geada – 18:00 (Equilíbrio)
João Maia/Tiago Figueiredo – 20:05 (Equilíbrio)

Amanhã este Blog terá postado os primeiros resultados destes Europeus.

Monday, October 22, 2007

Campeonatos da Europa – Dia 2


Dia 22 de Outubro

1º dia de treinos. Começou o Campeonato da Europa! As provas só se iniciam na quarta-feira, mas é como se tudo tivesse começado hoje.
Para Portugal (com um horário verdadeiramente bizarro provido pela organização) tudo começou às 10:30 com trinta minutos no Praticável 1 e depois, de seguida, 50 minutos no Praticável de Competição (treino de pódio quase sem ter tempo para aquecer). E aí é que se viu a fibra dos ginastas lusos: sem falhas, como profissionais, exercício atrás de exercício, cadenciados, interligados, como se fizessem isto todos os dias, Juvenis-Juniores-Seniores (por esta ordem), com atenção à componente coreográfica e à execução dos elementos.
Não estaria a escrever a verdade se dissesse que o ambiente não afectou os ginastas: claro que afectou. É para isso que temos estes treinos. Para que o ambiente, a pressão, os olhares dos adversários e dos juízes possam afectar tudo durante os treinos e nada durante a prova – pelo menos a teoria é esta. Já a prática é algo um pouco diferente. Mas uma coisa de cada vez e hoje ainda é segunda-feira.
Portugal ainda treinou mais uma hora e meia nos dois restantes praticáveis com grande qualidade.
Depois do almoço realizou-se o segundo treino do dia, num ginásio perto e com óptimas condições.

Amanhã treinaremos à tarde entre as 14:00 e as 17:00 (hora local, mais uma hora que em Portugal).
Às 19:30 será a cerimónia de abertura na qual participarão três ginastas de cada país (um do escalão 11-16, um Júnior e um Sénior). Por Portugal estarão Heloíse da Silveira, David Varela e Tiago Figueiredo.

Portugal tem um grupo de ginastas bastante coeso e capaz de lutar por um objectivo comum. Quarta-feira vai começar a prová-lo.

Sunday, October 21, 2007

Campeonatos da Europa – Dia 1



21 de Outubro 2007

A comitiva portuguesa chegou a Amesterdão durante a tarde.
Feito o transporte para o Maasportshall de s’Hertogenbosh (Den Bosh) e tratada da acreditação (controlo de passaportes, idades, diagramas e músicas), realizou-se a primeira sessão de treinos livres. Com Portugal estiveram também a treinar a França e a Arménia.
Foi um bom treino de desentorpecimento e habituação aos praticáveis (quatro praticáveis novos). Trabalho coreográfico e de algumas posições foi a “receita” seguida pelos ginastas lusos.

A nave central onde decorrerá a Competição (esgotada para as finais) tem uma capacidade para 4000 lugares sentados e é absolutamente incrível. O público está em “cima” do praticável e o ambiente daquele recinto repleto de público deve ser simplesmente espectacular. Todos os exercícios serão realizados com a mesma orientação (Júri Superior, de Equilíbrio e de Dinâmico estão na mesma face do praticável em diferentes alturas). Devo confessar que é um pavilhão fantástico para esta prova.

Amanhã será o primeiro dia de treinos oficiais. Com Portugal treinará a Espanha e a Hungria – em algumas alturas também integram o nosso grupo a Bulgária, a Lituânia, a Geórgia e a Holanda.
Os treinos da Selecção Nacional serão entre as 10:30 e as 13:30 e depois das 15:00 às 18:00.

Amanhã já haverá o cheirinho da competição mais a sério. Ela que venha!!

Friday, October 19, 2007

Estágio da Selecção Nacional - Dia 3


A concentração de preparação para os Campeonatos da Europa terminou hoje em grande forma para todos os ginastas.
Foi dia de realização dos últimos exercícios, dos últimos acertos, das últimas notas dos juízes nacionais que acompanharão a delegação.
Ninguém espera facilidades nestes Europeus, certos que o grau de dificuldade nesta prova será tanta como num Mundial. Espera-se também um pavilhão de 4.000 lugares completamente esgotado para as finais.
Os ginastas lusos têm já alguma experiência nestas andanças - sobretudo os Seniores - mas todos sabemos que será quem melhor resistir à pressão e souber lidar com o stress competitivo que levará a melhor. Como já referi noutros posts, os ginastas lusos em nada ficam a dever (no parâmetro da Dificuldade) a qualquer outro ginasta de outro país - sejam eles de potências como a Rússia, a Ucrânia ou a Grã-Bretanha. Aí são todos iguais. Coreograficamente, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por Portugal coloca-nos também ao nível dos melhores. O que falta? NADA. Basta acreditar que se pode conseguir um resultado histórico e ele não deixará de aparecer (como noutras ocasiões num passado recente).

Domingo já escreveremos de s'Hetogenbosh (Den Bosh, para os amigos), Holanda.

Até lá, para os ginastas, gozem este merecido descanço.

Thursday, October 18, 2007

Estágio da Selecção Nacional - Dia 2

A nossa Selecção apresenta-se em boa forma para estes Europeus:
- exercícios consistentes e coreograficamente bem trabalhados;
- dificuldade que iguala a das maiores potências mundias de Ginástica Acrobática;
- motivação em alta para grandes objectivos;
- coesão de grupo e apoio mútuo.

Factores mais do que suficientes para se conseguirem óptimos resultados.

A Selecção contou hoje, mais uma vez, com a presença dos juízes que estarão integrados na comitiva nacional, facto que muito ajuda no processo de treino e de correcção de imperfeições.

Os ginastas têm apostado forte em todos os exercícios mas, fruto do trabalho desenvolvido no nosso país, o exercício Combinado (aquele que define, nas finais, qual a classificação), tem merecido atenção extra - o que é sempre um óptimo sinal.

Amanhã será o último dia desta concentração e depois só vos daremos notícias directamente da Holanda, Domingo à noite.

Estágio da Selecção Nacional - Dia 1

O estágio da Selecção Nacional de Ginástica Acrobática com vista à última fase de preparação para os Campeonatos da Europa teve hoje início nas instalações do Ginásio Clube Português.
Os dois pares Júniores treinarão de manhã (9:30 - 12:30) e à tarde (14:30 - 16:30) enquanto que o par e o trio do escalão Sénior terão as suas sessões à tarde (14:30 - 16:30) e à noite (18:00 - 20:30).

Comitiva Nacional

Juniores
Ana Martins / Inês Luz
David Varela / João Assunção

Seniores
João Maia / Tiago Figueiredo
Joana Geada / Joana Vicente / Débora Pinto

Chefe de Delegação - Celeste Gil
Chefe de Equipa - Rui Vinagre
Treinadores - Tiago Maia, Carlo Domingos, Lourenço França, Mariana Vieira
Juízes - Ana Lopes, Berrnardo Tomás
Fisioterapeuta - Carla Martins

O primeiro dia, apesar da habitual adaptação ao praticável e à rotina do estágio, correu de forma excelente. Todos os grupos apresentaram os seus exercícios com elevados graus de execução e onde a segurança dos elementos foi uma constante.

Uma última palavra de Parabéns à ginasta Joana Geada que hoje, no primeiro dia de estágio, comemorou o seu 16º aniversário.

Tuesday, October 16, 2007

Horários das Competições do Campeonato da Europa

De acordo com as indicações no site da UEG, são estes os seguintes horários das provas durante o Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática:

Tuesday, 23 October:
Training and opening ceremony
Platzhalter
Wednesday, 24 October:
09.30-13.35 qualifications age groups
14.30-18.30 qualifications Juniors
19.00-21.40 qualifications Seniors
Platzhalter
Thursday, 25 October:
09.30-13.45 continuation and end of the qualification of the age groups
14.30-18.00 continuation and end of the qualifications Juniors
19.00-21.45 continuation and end of the qualifications Seniors
Platzhalter
Friday, 26 October:
11.00-15.15 Team Finals Juniors + award ceremony
16.30-19.30 Team Finals Seniors +~award ceremony
Platzhalter
Saturday, 27 October:
09.30-12.30 Finals per discipline, age groups + award ceremony
13.30-16.15 Finals per discipline, Juniors + award ceremony
17.00-19.30 Finals per discipline Seniors + award ceremony
20.00 closing ceremony and official evening

Portugal estará representado nas três categorias - Age Group (11-16); Juniores e Seniores.

Selecção Nacional prepara-se para os Camp. da Europa


Inicia-se já amanhã a preparação oficial da Selecção Nacional de Ginástica Acrobática para os Campeonatos da Europa que se disputarão em Den Bosh (Holanda) de 22 a 28 de Outubro.

A Selecção realizará um estágio conjunto nas instalações do Ginásio Clube Português.

Todas as informações sobre os ginastas que constituem esta Selecção em www.infoginastica.net

Faremos neste Blog um diário desta fase final de preparação bem como do dia-a-dia dos nossos ginastas durante a sua estada na Holanda. Mantenham-se actualizados de todas as novidades.

Na inauguração deste Blog, desejamos a todos as maiores felicidades e a melhor representação do nosso País.